Focus - New Skin World Tour
Terça, dia 09 de Março de 2010 no Carioca Club em São Paulo/SP

A banda holandesa Focus, um dos grandes nomes do rock progressivo dos anos 70,  esteve no Brasil para cinco apresentações nesse mês de março de 2010, que incluíram Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Porto Alegre e São Paulo.

    Tivemos a oportunidade de conferir a apresentação da banda aqui em São Paulo, no Carioca Club, localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo/SP. Além dos membros originais Thijs Van Leer, nos teclados, flauta e vocais, Pierre Van der Linden na bateria e Bobby Jacobs no baixo, a banda veio com o novo e excelente guitarrista Niels Van der Steenhoven, pela primeira vez no Brasil, que é considerado um dos maiores nomes do jazz rock europeu da atualidade. Na companhia da renomada fotógrafa Pati Patah, tivemos a oportunidade de passar rapidamente pelo camarim antes do show, tempo suficiente para conferir a simpatia e atenção dos componentes da banda que nos receberam com um grande sorriso no rosto e levantaram um brinde à ocasião.

    Por volta das 21 horas como havia sido anunciado, Rodrigo Branco, locutor da KISS FM, entra no palco para apresentar a banda. E a emoção e entusiasmo do mesmo eram visíveis. Em seguida o tão esperado momento: A banda entra no palco saudando todos os fãs que vibravam energeticamente.

    Já para mostrar porque vieram, a banda começa o show debulhando as faixas "Focus I", "Anonymous" e "House Of The King" ( do In & Out Of Focus ) e nesses primeiros minutos de show, pudemos conferir os olhares maravilhados das 650 pessoas que se fizeram presentes a esse evento, todos compenetrados, atentos a cada detalhe e claro, disparando seus flashes na esperança de captar o clima mágico que havia sido criado. Para Tamara’s Move, Thijs Van Leer sentindo o calor que emanava da platéia, tira o casaco e agradece a todos com o seu primeiro ( de muitos )  ‘obrigado’. O trabalho maravilhoso da banda com solos cheios de sentimento, pegada vigorosa e a técnica do que há de melhor no rock progressivo estava lá, bem diante de nossos olhos, quarenta anos depois do lançamento do primeiro álbum da banda. Curioso e importante notar, é que o vigor e a capacidade musical da banda permanecem inalterados! Os quatro músicos em plena forma, não deixaram absolutamente nada a desejar.

    Nesse momento Thijs avisa que o show será dividido em duas partes, que fariam um pequeno intervalo de uns 15 minutos para que todos pudessem tomar alguma coisa, descansar e voltar para a segunda parte do show. Em seguida apresenta a próxima música comentando que ela havia sido composta por ele em parceria com o baixista Bobby Jacobs e que estava no novo álbum da banda. A música é ‘Aya-Yuppie-Hippie-Yee’ ( Focus 9/ New Skin ) que tem uma pegada mais forte, mais pesada, cadenciada, uma linha melódica sensacional flertando com o jazz, cheia de contratempos permitindo que o baterista e o baixista dessem um show à parte. A vocalização de Thijs, acompanhando os solos ora de guitarra, ora de teclados, criam uma atmosfera única que a banda soube explorar majestosamente.

    Após essa incrível viagem musical, Thijs comenta que nosso cérebro é um grande misto de emoções, muitas vezes contraditórias. ‘Às vezes achamos que vamos explodir, ( ele comenta ) e claro, não explodimos’ .O público corresponde dando risada. E ele volta dizendo ‘ Vamos ver que tipo de emoções essa próxima canção desperta em cada um de vocês’ . E a faixa escolhida é Eruption  ( do Moving Waves ). Nessa música Thijs apresenta o novo guitarrista, Niels que arregaça no solo e que na companhia do baixista, criam momentos de viagem alucinante. Thijs vai para o meio do palco solar sua flauta transversal e agitar a platéia que responde prontamente. Uma parte desse solo, inclusive, ele faz de joelhos. Muito aplaudido e ovacionado, ele volta ao seu teclado ( do lado esquerdo do palco ) e acompanha a maravilhosa execução de seus companheiros de banda.

    Pedindo para a platéia bater palmas, começa a conhecida Sylvia ( do Focus 3 ) que arranca gritos entusiasmados de todos os presentes e quando percebemos a primeira parte do show já havia terminado. Aliás, encerraram o primeiro set de maneira majestosa.

    Após uma pausa de aproximadamente 20 minutos, a banda retorna ao palco com as músicas Focus III ( do Focus 3 ) e Focus II ( do Moving Waves ) fazendo com que todos os presentes retomassem rapidamente seus lugares e voltassem a se concentrar no maravilhoso espetáculo que estava acontecendo. Vale salientar também a excelente iluminação do palco da casa. Aliás, em minha opinião, a escolha do local foi simplesmente perfeita para esse show.

    Chega a vez de Hurky Turky II ( do novo Focus 9 New Skin ) e aqui Thijs tira uns minutos para agradecer a produção do evento e chama ao palco o responsável, Marcel Castro que entra carregando uma garrafa de vinho. Ele ainda comenta como foi maravilhosa a turnê que fizeram em terras brasileiras e que saborearam momentos inesquecíveis. La Cathedrale de Strasbourg ( do Hamburger Concerto ) é a próxima faixa a deleitar os presentes e que conta com um solo de guitarra simplesmente maravilhoso.

    Apresentando a próxima música ele conta que a mesma faz menção ao vinho e que ele pode ser muito bom, mas que tem seu lado tóxico e feio e acrescenta que a faixa foi composta num bar localizado próximo à Catedral de Strasbourg. A música é Harem Scarem ( também do Hamburger Concerto ).

    Comentando que se sente em casa tocando aqui em São Paulo, Thijs inicia a próxima música, De Ti O De Mi ( do Focus 8 ) que emenda com um dos pontos altos do show, a conhecida Hocus Pocus ( do Moving Waves ) que levou todos os presentes ao delírio. Foi sem dúvida a música mais ovacionada do show. Thijs apresenta cada um dos componentes da banda, inclusive o técnico de som e volta à Hocus Pocus  que ainda contou com um solo de bateria de mais de seis minutos, simplesmente sensacional. Estava terminado o show, em total alto estilo.

    O público presente não arredou pé do Carioca Club e em pouco tempo trouxe a banda de volta ao palco para executar mais duas faixas, Neurotika ( do Focus 8) e Brother ( presente em Focus con Proby e Focus 8 ). Para esse bis, Thijs entra com a bandeira brasileira e a pendura sobre seu Hammond, até o final do show. Simplesmente inesquecível. A banda ainda recebeu seus fãs para autógrafos e fotos, confirmando a simpatia, simplicidade e carinho de todos os integrantes com seu público fiel. Gostaríamos de agradecer ao Marcel pelo carinho e respeito com o qual fomos tratados nesse evento e parabenizá-lo pela organização do mesmo.

Texto e Fotos por Lourdes Azevedo
Março/2010

 Galeria de Fotos do Focus

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows