Kool Metal Fest
Com: Napalm Death, Suffocation, Violator, D.E.R. e Western Day
Sábado, dia 15 de maio de 2010 no Espaço Victory em São Paulo/SP

    Atrações internacionais e nacionais fizeram a festa do público sedento pela música pesada que compareceu ao Kool Metal Fest. O evento, mesmo sendo realizado no mesmo período que a Virada Cultural em São Paulo, atraiu pessoas das mais várias cidades do Brasil.

    Porrada na orelha! Esta é a síntese que podemos fazer sobre a sétima edição do Kool Metal Fest, evento que com esta edição deixou de ser uma hipótese para se tornar uma grata realidade.

    Pessoas das mais diversas cidades de dentro e fora do Estado de São Paulo, tiveram como destino no último dia 15 de maio, o Espaço Victory, um dos novos locais da cidade que começam a receber shows de Rock. A casa tem uma estrutura muito boa e capaz de receber um bom público com muito conforto, sem contar que mesmo quem não quiser ficar no meio da muvuca, consegue assistir ao show numa boa.

    A primeira atração da noite foi o Western Day. Vindos diretamente da periferia paulista, o grupo mesmo com um visual bem alternativo, o que ocasionou um choque inicial muito grande nas pessoas que começavam a preencher a pista. Apesar do visual, a sonoridade é pesada, como um bom grindcore deve ser. O destaque fica para os dois vocalistas que produzem um gutural potente.

     No entanto, os outros do integrantes Western Day ainda precisam exercitar a presença de palco e melhorar nas questões técnicas. A banda é nova, foi formada em 2007, ou seja, tem muita poeira da estrada para comer... pelo menos já começaram bem.

    Na sequencia, veio o D.E.R. ( fotos acima ), um dos mais respeitados nomes do cenário nacional. Com muita experiência nas costas, a banda sabia qual era a sua missão: não poupar ninguém da plateia. Desta maneira, o quinteto despejou suas músicas rápidas e violentas sem a mínima piedade. Porém, a tendência punk de suas composições não agradou algumas pessoas ocasionando um espalhamento do público pela casa.

    A terceira atração da noite foram os jovens thrashers do Violator ( fotos acima ). Já com um belo publico em frente ao palco, os brasilienses fizeram um show devastador. Poney ( vocal/baixo ), Pedro Capaça ( guitarra ), Marcio Cambito ( guitarra ) e David Araya ( bateria ) mostraram personalidade ao apenas tocar composições próprias e mesmo assim fazer a festa da galera. "Ordered to Thrash", "U.F.T.", "Toxic Death", "Deadly Sadistic Experiments", "Thrash Maniax", "Apocalypse Engine" e "Destined to Die" proporcionaram diversas rodas, moshs, uma pancadaria total. A performance do grupo foi um verdadeiro caos.

    O Violator é mais uma grata revelação do cenário nacional e, se continuar nesse pique, entrará para o mesmo hall que Torture Squad, Shadowside, Claustrofobia, Hibiria, Distraught, Mindflow, Tuatha De Danann e outros, integram.

    Depois de quase uma hora ajustando o som e preparando o palco, os norte-americanos do Suffocation entraram em cena. Fazendo a sua première em terras brasileiras visando divulgar o mais recente trabalho Blood Oath ( de 2009 ), Frank Mullen ( vocal ), Terrence Hobbs ( guitarra ), Guy Marchais ( guitarra ), Derek Boyer ( baixo ) e Mike Smith ( bateria ) queriam a todo custo impressionar os fãs e assim o fizeram.

 

    O repertorio escolhido pelo Suffocation foi muito mais do que especial. Quando "Liege Of Inveracity", "Infecting The Crypts" e "Pierced From Within" foram executadas a casa quase veio abaixo. O frontman Frank Muller era um dos mais contentes e comandou a exibição. Outro destaque ficou por conta do batera Mike Smith. A técnica e a velocidade com que esse cara toca é um absurdo. O quinteto fez uma bela estreia e, desde já, se credencia para uma nova visita. Saíram ovacionados!

 

.

    Para quem pensou que o Napalm Death entraria rapidamente para quebrar tudo e todos teve que controlar a ansiedade e a paciência para ver os reis do grindcore. Com pouco mais de uma hora de passagem de som, a expectativa logo foi para o espaço quando os britânicos deram as caras e começaram a executar Strong-Arm. A pancadaria foi intensa. A cada música executada os moshs se tornavam cada vez mais mais violentos e arrebatadores. Até parecia que quem estava no palco era o Slayer..

    Esta nova destruidora passagem de Mark "Barney" Greenway ( vocal ), Shane Embury ( baixo ), Mitch Harris ( guitarra ) e Danny Herrera ( bateria ) teve como finalidade divulgar o álbum Time Waits For No Slave, último lançamento do grupo. No entanto, sem muitas firulas, Barney & Cia fizeram uma performance matadora, destruíram tudo com vários clássicos e, o mais interessante, foi que até mesmo as novas músicas não ficaram de coadjuvante.

    O show foi extremamente insano e Barney, apesar de sua caretice, parece que com o tempo está cada vez mais demente. O cara não parou um segundo sequer e também não se esqueceu de declamar seus tradicionais discursos, presença mais do que esperada. Os outros integrantes não ficam para trás, mas não chegam perto de seu líder. Eles apenas fazem o que devem e muito bem: tocar.

    O saldo do Kool Metal Fest foi excelente e, agora, os fãs de heavy metal esperam por mais uma grande edição.

Por Costábile Salzano Júnior
Fotos: cortesia de Wander Willian www.xwanderwillianx.cjb.net
Maio/2010

Set list Napalm Death

1. Strong-Arm
2. Unchallenged Hate
3. Suffer the Children
4. Silence is Deafening
5. Life and Limb
6. Diktat
7. When All is Said And Done
8. It’s a M.A.N.S. World!
9. From Enslavement to Obliteration
10. On the Brink of Extinction
11. Scum.
12. Life?
13. The Kill
14. Deceiver
15. You Suffer
16. Mass Appeal Madness
17. Nazi Punks Fuck Off (Dead Kennedys cover)
18. Persona Non Grata
19. Smear Campaign
20. Time Waits for No Slave
21. Siege of Power

Voltar para Shows