Overkill - The 25th Anniversary Tour
Abertura: The Sweethearts
Sexta, dia 19 de  março de 2010 no Clash Club em São Paulo/SP

Overkill, apesar de veteranos, o mesmo Thrash Metal aniquilador de sempre

    Uma verdadeira aula de Thrash Metal. É desta forma que podemos classificar a passagem da banda norte-americana Overkill pela cidade de São Paulo. Apesar de veteranos, Bobby 'Blitz' Ellsworth ( voz ), Dave Linsk ( guitarra ), Derek Tailer ( guitarra ), D.D. Verni ( baixo ) e Ron Lipnicki ( bateria ) continuam com a mesma energia e força devastadora de público do começo de carreira.
 

 


    Sustentando o peso de já ter vendido mais de um milhão de discos ao redor do mundo, o grupo desta vez está visivelmente preparado para dar um belo tapa na cara dos críticos musicais que injustamente esquecem de incluir o Overkill dentro das melhores bandas do estilo como é o caso do poderoso "Big Four" com Metallica, Metadeth, Slayer e Anthrax. Nesse caso, até se esquecem do thrash vigoroso do Testament e até o Exodus.
 
    Injustiças à parte, os caras trouxeram ao país a turnê 25th Anniversary Tour que celebra o aniversário do primeiro disco Fell The Fire. Apesar do show ter relembrado os tempos áureos de sua trajetória, o quinteto aproveitou a oportunidade para divulgar o seu 15º disco de estúdio Ironbound lançado no Brasil, em janeiro deste ano, via Laser Company.

    O repertório foi matador! Durante os 14 clássicos implacáveis, a galera literalmente foi ao delírio. A cada música executada era uma roda mais violenta que a outra. Até mesmo os fãs, de idade um tanto avançada, voltaram à juventude para se divertir com os mais novos.
 
    A apresentação começou em grande estilo com Rotten To The Core e Wrecking Crew. Depois disso, o coro continuou comendo solto. Foi uma paulada atrás da outra, mesclando as principais músicas de seus trabalhos como "Feel The Fire", "Hello From The Gutter", "In Union We Stand", "Bare Bones" e "Elimination". Do novo trabalho foram lembradas apenas a música titulo Ironbound e Bring Me The Night. No entanto, como sempre o melhor ficou para a trinca final com "Necroshine", "Old School" e o medley Fuck You / Overkill ( Motörhead cover ).

    Os fãs urrando a plenos pulmões "We Don't Care What You Say, Fuck You!!!", com certeza, ficará na lembrança dos norte-americanos por muito tempo se levarmos em contar que Bobby, entre uma música e outra, voltou no tempo algumas vezes para lembrar de sua primeira apresentação no Brasil, em 2001.
 
    Em algumas músicas era até perceptível a semelhança musical com os primórdios do Metallica. Na verdade, o Overkill de hoje pode ser um bom exemplo do que o Metallica estaria fazendo atualmente se não tivessem se enveredado por um caminho mais “pop”.


    Apesar do palco reduzido por causa dos P.A.s ao lado do palco, os caras até que se viraram bem. Embora estáticos, a todo momento os músicos interagiam com a platéia. Bobby "Blitz" Ellisworth é uma espécie de 'Mick Jagger do Metal'. Magrelo, cheio de caras e bocas, adora exibir seus músculos, além de estar em forma no quesito vocal. O outro membro fundador da banda, o baixista D.D. Verni limitou-se a ficar em frente à bateria de Ron Lipnicki, fazendo uma cozinha brilhantemente coesa.
 
    O guitarrista Dave Linsk também esbanjou carisma e além de tocar muito, várias vezes brincou com os fãs que estavam sendo esmagados contra a grade de segurança. Já o guitarrista Derek Tailer foi de uma frieza descomunal. Morto em cena, parecia tocar apenas por tocar. Apesar do som estar consideravelmente bom para quem estava na frente do palco, ele parecia nem um pouco satisfeito com alguma coisa. Era um morto tocando do lado direito.

    No entanto, isso não foi motivo para estragar a exibição deles. Se em sua primeira passagem pelo Brasil há nove anos atrás o Overkill fez uma exibição inesquecível, desta vez, eles realmente evidenciaram o porquê são um dos melhores grupos daquele verdadeiro Thrash Metal sujo, técnico e de alta velocidade que arrebatou o mundo tempos atrás.

Texto: Costábile Salzano Jr
Fotos: Társis Alberto
Agradecimentos: Julio Viseu (TV & Rádio Corsário), Felipe Negri e Ricardo Zupa
Abril/2010


Set List:
1 - The Green And Black
2 - Rotten To The Core
3 - Wrecking Crew
4 - Battle
5 - Hello From The Gutter
6 - Feel The Fire
7 - Ironbound
8 - In Union We Stand
9 - Bare Bones
10 - Gasoline Dream
11 - Overkill ( Motörhead cover )
12 - Bring Me The Night
13 - Elimination
Encore:
14 - Necroshine
15 - Old School
16 - Fuck You / Overkill (Motörhead cover)

Voltar para Shows