4º Triumph Of Metal
Com Paul Di´Anno, Chakal, Corpse Grinder, Evil Eyes ( Dio Cover ), Scelerata, Silent Hall e Ars Tenebrae
Sexta, dia 27 de Agosto de 2010 no Clube de Campo Fernão Dias em Pouso Alegre/MG

    O festival Triumph Of Metal, teve como headliner, nada menos que Paul Di’Anno, o vocalista que participou dos dois primeiros álbuns históricos do Iron Maiden, o Iron Maiden e o Killers. Nas várias cidades em que esta tour comemorativa de 30 anos do Iron Maiden passou, várias bandas da cena underground abriram para o Paul, e neste show especifico na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais a banda Scelerata iniciou o show. 

    A banda Scelerata eu não conhecia, sabia somente por nome e imaginei que fosse uma banda tipo folk ou até mesmo gospel, mas isso devido a pronuncia do nome, mas o Scelerata não foi nada disso, eles fizeram um Heavy Metal pesado, muito competente, mostraram grande categoria e experiência tanto de cuidar bem do som como também na presença de palco, o show foi excelente e a banda formada por Carl Casagrande na voz, Magnus Wichmann e Renato Osório nas guitarras, Gustavo Strapazon no baixo e Francis Cassol na bateria, é merecedora de respeito e merece também ter o seu espaço almejado no cenário Heavy Metal do Brasil.    

    Logo após uma pausa, após a excelente apresentação do Scelerata, o Paul Di'Anno entrou no palco. E o Paul teve como banda de apoio, justamente o Scelerata, e a banda de Porto Alegre se esforçou ao máximo para ter a responsabilidade de tocar o som virtuose dos dois primeiros álbuns do Iron Maiden, e o show começou com a The Ides Of March e a intro com a batera foi animal, já nos colocou na atmosfera do Iron Maiden e o Scelerata não decepcionou. Depois tocaram Wrathchild, e o clima do Iron fase Di’Anno tomava ainda mais forma e seguiram com Prowler e Marshall Lockjaw da carreira solo do Paul saindo a execução muito boa. 

 

    Mandaram em seguida Murders In The Rue Morgue e Mad Man In The Attik, sendo que a última era da carreira solo do Paul Di'Anno, o show estava impecável, o Paul é a maior figura no palco alem que cantar com habilidade e agressividade comandou a galera totalmente, e o Scelerata não deixou por menos e tocou com muita competência, surpreendendo até mesmo Paul Di'Anno, que ficou muito satisfeito com o empenho dos músicos e deu até uma zoada com eles; no meio de uma música fez tipo uma pausa deixando os músicos no ar e voltou numa espécie de contratempo, todos os músicos se olharam um para o outro mas logo depois eles já pegaram o andamento do Paul

    Depois tocaram a bela Strange World e foi o único momento que achei de deslize no show, isso porque a voz do Paul saiu muito baixa e o som dos outros instrumentos saíram mais altos, mas mesmo assim foi legal. O show prosseguiu com mais músicas da carreira solo do Di'Anno, com a The Beast Arises e Children Of Madness é dá-lhe agito do Di'Anno, as músicas da carreira do Paul são excelentes e se fundem perfeitamente com o som dos primeiros álbuns do Iron Maiden, depois eles mandaram mais Iron Maiden, com a Genghis Khan e a Remenber Tomorrow e depois tocaram a Faith Healer,  e essa música que Paul Di'Anno cantou é da Sensacional Alex Harvey Band, de Alex Harvey, e no show de Pouso Alegre saiu com um peso sobrenatural, aliás, é música que poucos conhecem, mas que bem pesada é animal de boa. 

    O show prosseguiu com A Song For You e depois desta entramos numa outra dimensão da banda Iron Maiden, era como se tivéssemos pegado uma máquina do tempo e viajado para o ano de 1980 e 1981, o Scelerata suportou o ônus de tocar Iron Maiden e nos surpreendeu bem. Antes claro, o Paul já tinha tocado muito bem grandes clássicos do Iron, mas a sequência que se seguiu foi matadora, e ainda por cima Paul e o Scelerata souberam fazer o que muita banda grande precisa saber fazer, que é o timing, ou seja o começo, o meio e o fim ( mas, o fim tem de ser matador ). 

    Mandaram nada menos que Killers, que assassinou os demônios das nossas almas, foi uma execução primorosa, magnífica, depois a Phantom Of The Opera, na minha opinião foi o ponto alto do show, apesar de todas as outras importantes, Paul Di’Anno cantou com brilho e mostrou sim, que é uma lenda do Heavy Metal, e o baixista do Scelerata Gustavo Strapazon, tocou muito bem, não deixou a desejar e foi bem próximo de Steve Harris. Eram só clássicos que nos colocava numa outra dimensão do que foi o Iron Maiden sem Bruce Dickinson, quem viu a fase do Di'Anno foi europeus, americanos do norte, japoneses e outros,  já os brasileiros não tiveram esse privilégio.  

    Tocaram a Iron Maiden, e nos víamos novamente o que foi o Iron Maiden naquela época e depois dá-lhe agito com a Running Free, e o Scelerata mais uma vez mostrou imensa competência tocando a instrumental Transylvania. Por fim no show do Paul Di’Anno ele mandou a Blitzkrieg Bop dos Ramones dando uma quebrada no clima metal, mas foi boa e encerraram esse magnífico show com a Sanctuary. Infelizmente não pude para ver as outras bandas, já que a van em que eu tinha viajado para Pouso Alegre, teria de voltar mais cedo para a cidade de Andradas/MG, para depois eu poder viajar de novo para a cidade onde resido em Espírito Santo do Pinhal/SP. 

    Depois de ver esse show posso até a dizer, mesmo que brincando que eu vi o Iron Maiden com o Paul Di'Anno, pois estava claro isso, Paul foi experto em colocar os gaúchos Scelerata para tocar Iron e a banda me surpreendeu, foi um show magnífico digno de se ver numa das maiores casas de show do Brasil. É um sonho dos brasileiros, de ver grandes bandas tocando nas proximidades, no caso nosso de morarmos no interior e não precisar sempre de viajar para a cidade de São Paulo, e as cidades que abrigaram o show do Paul Di’Anno como Pouso Alegre estão de parabéns, assim como os organizadores que fizeram um show magnífico como esse.

Por André Torres
Fotos: Equipe On Zine
Dezembro/2010

 

 Set List Paul Di'Anno

1. The Ides Of March
2.
Wrathchild
3. Prowler
4. Marshall Lockjaw
5. Murders In The Rue Morgue
6. Mad Man in the Attic
7. Strange World
8. The Beast Arises
9. Children Of Madness
10. Genghis Khan
11. Remember Tomorrow
12. Faith Healer
13. A Song For You
14. Killers
15. Phantom of the Opera
16. Iron Maiden
17. Running Free
18. Transylvania
19.
Blitzkrieg Bop
20. Sanctuary

Voltar para Shows