Doro - In Rock World Tour
Domingo, dia 24 de abril de 2011 no Carioca Club
 em São Paulo/SP

    Era domingo de Páscoa, dia de ficar com a família, mas a família headbanger teve um motivo mais que especial para se reunir no Carioca Club em São Paulo: a visita da gata Doro Pesch na capital paulista. A rainha do Heavy Metal retornou no Brasil após cinco anos, quando ela realizou um dos melhores shows da segunda edição do extinto festival Live´N´Louder ficando atrás somente da atração principal da noite David Lee Roth, mas esta história você confere clicando aqui. Nos anos 80, Doro foi responsável pela criação do Warlock que durou até 1989 e marcou seu nome na história do Heavy Metal. Após várias mudanças formação, e com apenas a Doro como membro original da banda, a vocalista decidiu excursionar com uma banda solo que levava seu nome. E desde então a diva loura nos brindou com vários álbuns do mais puro Heavy Metal com sua poderosa voz.

    Nesta visita no Brasil, Doro passou por São Luís/MA e Rio de Janeiro/RJ e, por conta do caos aéreo que o país vive, a tarde de autógrafos que iria acontecer foi cancelada e o show que deveria ter começado às 20:00hs sofreu grande um atraso de 1 hora e meia, vindo começar somente às 21:30, muito tarde para um domingo, sinal que a produção deveria ter se atentado para isso. Porém, quando chegou a hora do show, só ver a frontwoman no palco, superou qualquer cansaço e stress que estávamos sofrendo pela longa demora.

    Quando  telão e as cortinas foram finalmente abertas, o grandalhão Nick Douglas no baixo, Bas Maas Luca Princiotta nas guitarras, Johnny Dee na bateria adentraram ao palco juntos e recepcionaram Doro com os primeiros acordes de Earthshaker Rock, e esbanjando carisma, simpatia, energia e alegria, a vocalista entrou no palco literalmente 'botando para quebrar', passando pacientemente até por problemas técnicos, que nas primeiras músicas deram a impressão que iriam comprometer o show ( ainda bem que a produção conseguiu resolver logo, com roadie no palco e tudo ), e assim, o resultado não seria outro a não ser todos agitando com ela.

    Em seguida, a rainha agradece seus súditos em português dizendo frases como: 'Tudo bem?', 'Muito Foda!' e 'Eu Amo o Brasil!' e em seguida esquentou o show ainda mais com I Rule To Ruins, outro sucesso do Warlock que todos cantaram. Tanto a vocalista quanto a banda estavam afiados, e a cada música, os solos de guitarra, bateria, baixo eram totalmente ligados à atuação da vocalista, que seguiu set com East Meets West ( também do Warlock ). Com a plateia nas mãos, Doro nos fez pular, bangear, socar o ar com força e nos divertir para valer. E olha que este ano tivemos Iron Maiden, Ozzy Osbourne e Motörhead.

    Muito legal foi ver a cada música ela nos solicitando para que entoássemos os "hey...hey..hey" que se tivessem sido combinado, não teriam sido tão sincronizado. E quando Hellbound veio à tona repetimos os socos no ar neste hit título do álbum de 1985 do Warlock, que fechou a sequencia inicial de clássicos da ex-banda da Metal Queen. E a beldade não vive só do passado, pois a música seguinte, The Night Of The Warlock, é do mais recente trabalho da cantora Fear No Evil; e você caro leitor(a) acha que a agitação diminui? Nem um pouco, era todo mundo com as mãos para cima no melhor 'Horns Up', bangeando, cantando com ela e pulando sem parar. Burning The Witches ( também do Warlock ) com seu ritmo contagiante nos fez gritar fortemente com a Doro, que desceu na grade, e como disse, sua banda estava no ponto e executou as músicas da mesma forma que ouvimos no cd. Em seguida mais uma do Fear No Evil com a ótima e cadenciada Running From The Devil.

    Depois ela  nos lembrou da terrível perda de um dos maiores vocalistas da história do Heavy Metal ( estou falando de Ronnie James Dio, é claro ), enfatizou que era muito amiga dele e que música seguinte era uma homenagem ao Dio e tocou Egypt (The Chains Are On ) em uma versão que emocionou a todos pela sua brilhante interpretação. O show seguiu com a balada Für Immer, que é uma das músicas mais bonitas da carreira da vocalista, e foi, juntamente com o cover do Dio, um dos momentos mais marcantes do show, daqueles que você lembra que comprou o ingresso ( como eu ) e agradece aos amigos por estar no show ( neste, o Rock On Stage não foi credenciado, mas o compromisso com vocês caros leitores(as) me fez escrever esta matéria ).

    Então Doro avisou que na sua terra natal acontece todo ano o festival Wacken Open Air, nos convidou para ir no festival e dedicou Wacken Hymne ( We Are The Metalheads ) a todos os presentes no Carioca Club que responderam com os braços para cima mais uma vez com vocalista, que não parava quieta um minuto sequer. Registro um elogio à Doro, seu pique está acima de muito frontman consagrado que temos aí, parabéns Rainha. E o set seguiu com a cadenciada True As Steel ( do Warlock ) para então Doro anunciar: " do álbum Burning The Witches.... Metaaal Raaaacer!!!", e esse sonzão do Warlock balançou mesmo o Carioca Club.

 

    Haunted Heart do álbum Warrior Soul de 2006 deu sequencia ao show e o ritmo Heavy Metal com os longos gritos da loura de Duesseldorf garantiram a empolgação da plateia e a música foi alongada com um solo do baterista Johnny Dee, que passou entre outras, por I Love Loud do KISS ( na parte do "Yeeeahh eeiiee yeaahh" ) e ele solicitou a participação dos fãs, que corresponderam plenamente. Muito legal foi quando ele acabou o solo e Doro e sua banda voltaram do ponto onde Haunted Heart havia parado, uma tradição dos anos 70 revivida pela musa do Metal.

    Doro apresentou sua banda um por um, e quando foi apresentada pelo baixista Nick Douglas, ela ficou visivelmente emocionada, nos agradeceu dizendo que somos sua sua família e assim executou You´re My Family, presente no cd Warrior Soul, e emendou Breaking The Law, outro clássico do Heavy Metal, exibido nesta noite com um inicio lento que ganhou, em poucos instantes, o peso criado pelo Judas Priest.  Nesta hora, nossa rainha desceu aos seus súditos novamente e tocou os que estavam na "primeira fila", que certamente foram para casa sentindo-se ainda mais felizes. Doro finalizou a primeira parte de seu sensacional show com a vibrante All We Are, e antes de entrar com a música, ela deixou o microfone para nós cantarmos o inicio, momento majestoso da Metal Queen, que comandou uma interação digna dos mestres.

    No retorno, um cover do Warlock com Fight For Rock, que trouxe aquele clima de Heavy oitentista no ar, seguido pela linda balada Love Me In Black ( título do cd de 1998 ) e Metal Tango ( do álbum Earthshaker Rock do Warkock ). Como sempre acontece, a banda se reuniu no centro do palco recebendo dúzias de aplausos e Doro era indiscutivelmente a mais ovacionada. Eles vão para o fundo do palco, os fãs gritam "olê..olê..olê...Doro...Doro", e de onde eu estava eu vi ela, feliz da vida, no fundo pronta para mais um bis e Unholy Love ( de seu cd de 1990 ) encerrou o excelente show, que teve o som muito bem regulado ( exceção das primeiras músicas ) e talvez aí resida o motivo do atraso gigante, entretanto, horários de início devem ser respeitados como foram nos shows do Iron Maiden e do Ozzy Osbourne, pois os fãs pagam ingressos e merecem maior consideração.

    Asseguro, Doro estava tão feliz com a recepção dos fãs paulistas, que se dependesse de seu feeling pessoal o set teria mais de 3 horas ( em São Paulo tivemos duração de aproximadamente 1 hora e 50 minutos ). Saiba caro leitor(a) que cada um dos presentes saiu do Carioca Club muito contente por ter assistido a apresentação Metal Queen, sem dúvidas forte candidato à um dos melhores shows de 2011.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: Fernando R. R. Júnior e
Marcos Cesar de Almeida
Maio/2011

Set List:
1 - Earthshaker Rock ( Warlock cover )
2 - I Rule the Ruins ( Warlock cover )
3 - East Meets West ( Warlock cover )
4 - Hellbound ( Warlock cover )
5 - The Night Of The Warlock
6 - Burning The Witches ( Warlock cover )
7 - Running From The Devil
8 - Egypt ( The Chains Are On ) ( Dio cover )
9 - Für Immer ( Warlock cover )
10 - Wacken Hymne ( We Are The Metalheads ) ( Skyline
cover )
11 - True As Steel
12 - Metal Racer ( Warlock cover )
13 - Haunted Heart/Drum Solo
14 - You're My Family
15 - Breaking The Law ( Judas Priest cover )
16 - All We Are ( Warlock cover )

Encore1:
17 - Fight For Rock ( Warlock cover )
18 - Love Me in Black
19 - Metal Tango ( Warlock cover )

Encore 2:
20 - Unholy Love

Galeria de Fotos da Doro

Descrição:
Número de imagens: de

 

Voltar para Shows