Machine Head & Sepultura
Abertura: Threat

Sexta, 14 de outubro de 2011
no Via Funchal em São Paulo/SP

    Eu tinha descoberto apenas uma hora antes do show que eu tinha sido credenciado e tive que voar para o Via Funchal para não perder este show. Infelizmente perdi o show do Threat, uma banda que vi apenas uma vez, que por sinal fez um ótimo show com convidados especiais no Centro Cultural São Paulo, na cidade de São Paulo mesmo.

 

Sepultura

    Achei que veria o começo do show do Sepultura a tempo, mas perdi algumas músicas, talvez três ou quatro. Me estabeleci no fundo do Via Funchal e enquanto prestava atenção no som, via a reação do público, procurava por conhecidos e via se os presentes ali agitavam, conversavam ou prestavam apenas atenção ao show.

    Tentei ficar ali por uns minutos sentindo o show e ver se tocariam logo alguma música que gosto, para então pensar e dizer para mim mesmo: “ah, agora estou dentro do show” - referindo-me a estar bem por causa de alguma música que aprecio ou me marcou. Devo ter chegado durante a execução da quarta música, Kairos, que dá nome ao último álbum lançado pelo Sepultura ou no cover do Ministry para Just One Fix, que também está presente nesse último álbum.

    Só sei que depois do cover veio o clássico Dead Embryonic Cells do marcante e fabuloso Arise, que depois fiquei sabendo que teve sua música homônima abrindo o show, depois da introdução. Nessa hora, o povo começou a agitar mais e suponho que tenham agitado o tanto quanto agitaram na música Arise.

    Não vou me ater a falar como foi música por música, e sim dizer que, das vinte músicas que o Sepultura tocou, contando com a Intro - sim, vinte, não foram apenas uma banda de abertura - as que mais marcaram os mais firmes na cena quanto os mais novos, foram os clássicos da banda dos anos 80 e começo dos 90, enfim a fase Max Cavalera. Attitude foi uma delas e umas cinco músicas depois, veio Troops Of Doom para emendar com Septic Schizo / Escape To The Void as duas juntas.

    Eu ouvi Septic Schizo e tive que ir ao banheiro, mas estava me segurando para ver se tocavam algum clássico, pois vai que houvesse fila, mas no meio do caminho, olhando para onde eu andava notei uma base de guitarra super-interessante feita pelo Andreas e pensei: “Olha que pegada legal, muito interessante isso” e praticamente parado na frente do banheiro, prestava atenção no palco e em mais nada e eis que era uma intro diferente, uma ponte na verdade, entre Septic Schizo e Escape To The Void, mas fui correndo ao banheiro para não perder a música toda, e saí de lá enxugando as mãos para prestar atenção e curtir uma das músicas que me arrebatou para as fileiras do Sepultura. Pena que Escape To The Void acabou logo.

    Logo a seguir veio Meaningless Movements do começo dos anos 90, também do álbum Arise, com sua pegada marcante que fazia o povo agitar muito. De longe, parecia que o Via Funchal estava bem cheio, mas dava para chegar perto do palco sem sofrer nenhum empurrão ou tomar cotoveladas em moshpit. Em seguida, vem Seethe e Polícia, cover da banda Titãs, que foi cantada por Andreas, e depois, as porradas Territory e Inner Self, e no encore somente Roots, Bloody Roots para finalizar.

    Claro, que com essas quatro últimas músicas para encerrar o show de 90 minutos o povo agitou e muito. Era comum ver gente levantando as mãos ou acompanhando com a cabeça aqui e ali, mas no cover não agitaram tanto quanto nas demais. Os acordes iniciais de Territory por exemplo, dão uma adrenalina a mais nos fãs e eles seguem a cadencia da música, que parecia dar mais animo a eles a cada riff tocado, a cada passagem feita. Derek pedia para o povo acompanhar ele e todos gritavam o refrão a plenos pulmões. Em Inner Selt, o pessoal cantou com mais alegria mas com uma energia diferente, até mesmo pelo jeito da música. E em Roots, Bloody Roots a coisa voltou, como aconteceu em Territory. A banda mandou bem e escolheu um setlist mesclando várias fases da banda, que na minha opinião poderia ter os covers excluídos para ter dois ou três sons próprios, de preferência dos álbuns Schizophrenia, Beneath The Remais ou Arise, mas o Sepultura mandou ver.

Machine Head

    Uma pausa de quase meia hora e lá pras 23:40 entra o tão esperado Machine Head e muitos começam a se aproximar do palco e uns respingos de cerveja passam perto de mim, mas atingem o braço de uma conhecida que foi ao show com o marido dela, afinal, alguém jogou o copo de cerveja para cima na hora que a introdução de Imperium começava. Ou será que quando as luzes se apagavam que o povo começou a se manifestar com gritos e cervejas? Eu estava há cerca de uns seis metros da grade e resolvi ir para trás para não ouvir os fãs cantando junto e ouvir o som que a banda estava fazendo, que por sinal estava muito alto.

    Imperium pertence ao álbum Through The Ashes Of Empires de 2003 e foi seguida por Beautiful Morning, do aclamado álbum The Blackening, de 2007. Muitos deliravam com a música e se empolgaram com ela, que de fato é interessante, embora o estilo do Machine Head não seja a minha praia. Eu esperava por Davidian, que iriam tocar mais para frente. O líder do Machine Head, o guitarrista e vocalista Robb Flynn se empolgou com o público e se impressionou com a receptividade dos brasileiros.

    Flynn montou o Machine Head há 20 anos, em outubro de 1991 e os shows no Brasil praticamente comemoravam as duas décadas de vida do quarteto californiano, que hoje em dia é formado pelo outro membro original, Adam Duce no baixo, pelo guitarrista Phil Demmel, do lendário Vio-Lence, banda original de Flynn e pelo baterista Dave McClain, o que mais agitava nesse show. Sim, os outros três que poderiam se locomover mais, ficaram restritos a seu espaço e pouco se mexiam.

    Ah, se fosse um show do Forbidden ou Vio-lence a coisa ia ser outra. Ah, e Flynn também tocou no Forbidden. Algumas pessoas que resenharam esse show chamaram eles de “democráticos” comentando a falta de movimentação no palco, mas na verdade creio que a palavra seja “burocrático”, fazendo a coisa mais pela obrigação do que pela empolgação.

    Em seguida a banda vem com Locust, do álbum Unto The Locust, lançado neste ano, seguida por The Blood, The Sweat, The Tears, do álbum The Burning Red. E a plateia cantava os coros junto com o vocalista e isso se seguiu em todo o show, mas para falar a verdade, o público agitou mesmo no show do Sepultura, bem mais do que no Machine. Isso acontece! E o show prosseguia com a música I Am Hell (Sonata in C#)”, uma das novas músicas do Machine Head que é tratada e ouvida como um clássico deles. Essa música foi um dos pontos mais altos no show e foi tocada em seus três atos: I. Sangre Sani (Blood Saint); II. I Am Hell; e III. Ashes To The Sky, tocados por quase dez minutos. Bom, um pouco mais do que oito na verdade. Logo a seguir vem Bulldozer, do álbum Supercharger” de 2001, qualificado por muitos como um álbum simples, sem muita novidade dentro do que o Machine Head já fez.

    Logo depois veio o hino Old, do primeiro álbum da banda, seguida por Aesthetics Of Hate” do álbum The Blackening, configurando muitos minutos de peso, que foram interrompidos pela balada Darkness Within, com suas boas linhas de violões e com os vocais de Flynn mostrando uma diversificação boa de sua voz para esse tipo de som.

    A música seguinte foi Ten Ton Hammer, do segundo álbum The More Things Change lá do ano de 1997 e com o final dessa música encerra-se o set regular. Mas... em tão pouco tempo? Apenas dez músicas tocadas e seria o bis para encerrar o show? Bis de duas, três ou quatro músicas? Ou seria o meio do show e tocariam mais dez músicas. Seja como for, o som teria que ser melhorado, pois não estava muito adequado de fato. Alguém comentou por aí que a banda saiu para ver se o som poderia ser melhorado no final do show, mas convenhamos que eles acho que mal sabiam o que acontecia dos PAs para frente, para o público.

    A espera de dez minutos acaba e o quarteto californiano volta para tocar suas duas últimas músicas Halo e Davidian e eu não reconheci a introdução tão marcante de Davidian; e comentei com algumas pessoas que faltou uma ou outra e sorrindo de nervoso... uma pessoa ou outra me respondia que faltaram várias, ou lhes faltavam resposta ao meu comentário. Alguns saíram cabisbaixos, outros suados e outros empolgados pelo pouco que viram e já era quase uma da madrugada e eu pensando que o Sepultura entraria 21:15h no palco e tocaria por uns 40 ou 45 minutos e que o Machine Head entraria por volta de 22:25h, lá pela meia noite tudo estaria encerrado.

    Sinceramente, o show valeu mais pela apresentação do Sepultura do que pela apresentação do Machine Head, que não é muito a minha praia e aprecio com moderação. Pena que perdi a apresentação do Threat, mas no geral, a noite valeu. Um agradecimento especial a Miriam Martinez que tentou me avisar sobre o show e guardou um convite para mim.

Por Hamilton Tadeu
Fotos: Stephan Solon
Dezembro/2011

Voltar para Shows