MaYan
Abertura: Melline
Sábado, dia 26 de novembro de 2011 no Carioca Club em São Paulo/SP

    Indescritível, aqueles que compareceram ao evento não precisaria de nem mais uma palavra para descrever o show que tivemos no último sábado na capital paulista, mas como força do hábito temos que tentar ser o mais imparcial possível e tentaremos assim, mas, avisamos que será bem difícil. Sendo o MaYan um projeto paralelo do guitarrista do Epica, Mark Jansen, que  chamou alguns amigos do Epica, After Forever e Delain, para todos juntos, fazerem um som bem mais agressivo do que normalmente faz no Epica, e lançou o maravilhoso álbum Quaterpast e vieram ao Brasil na turnê sul-americana, neste último fim de semana. 

    A banda, considerada como o Dream Team do Heavy Metal holandês, possui, além de Mark, Ariën Van Weesenbeek na bateria, Frank Schiphorst na guitarra, Isaac Delahaye na guitarra, Jack Driessen nos teclados, Rob Van Der Loo no baixo, com os convidados nos vocais Simone Simons, Henning Bassee, a talentosa Laura Macri, e de Floor Jansem ( ReVamp ), que veio especialmente para o show de São Paulo. Com um Carioca Club com um público razoável e visivelmente composto por fãs da banda Epica, devido as camisas e visual mais gótico, além de muitos fãs de Heavy Metal. A entrada a casa ocorreu antes do esperado e foi bem tranquila, já que o Carioca Club, já é uma das casas mais queridas para shows de Heavy Metal que temos na cidade de São Paulo.

Melline 

    A abertura ficou com a banda Mellinne e com um som um pouco prejudicado, mesmo assim fizeram um show com muita garra que agradou a todos. Formada por Christie Mary nos vocais, Léo Milani e Mark Barbero nas guitarras, Emerson no baixo, Markus Mioranzza nos teclados e Bill na bateria, apresentaram um curto show de seis músicas, e os seus maiores destaques foram nas músicas Firestorm e o cover de Face Your Demons do After Forever.

    O Brasil tem produzindo várias bandas de qualidade, e aqui temos outra, focando na linha deles, os mesmos podem trazer bons frutos e grandes álbuns ao Heavy Metal  Brasileiro.

Set List Melline

1 - The Final Countdown
2 - Firestorm
3 - Face Your Demons
4 - Whinnings
5 - The Trooper
6 - The Promise

 

MaYan

    Rapidamente o palco é substituído, e após a brilhante intro Symphony Of Agression inicia, o que seria o massacre, que veríamos em seguida, a perfeição dos músicos fez os sons ao vivo soassem exatos como no disco Quarterpast e na música com a participação de todos que cantariam na noite, The Savage Massacre, usando o tosco trocadilho, foi um massacre, segue na sequencia com Quaterpast, a constelação do Metal holandês reunida ia mostrando que a noite seria mágica.

    Course Of Life vem na sequencia e em seguida, temos o momento mais intimista da noite com a bela cantora de opera italiana, Laura Macri, fazendo quase que uma capela com Essenza Di Te

    Mark então anuncia o primeiro cover da noite, uma música do Epica, a Incentive, que leva a plateia ao delírio, e após Celibate Aphrodite, tivemos um dos momento ímpares do show, pois, Henning Bassee, mostra uma camisa com os dizeres "Best Of The Best" e a intro do clássico The Number Of The Beast do Iron Maiden começa a ecoar, vira uma insanidade num medley com "The Trooper", "Fear Of The Dark" e "Run To The Hills", que merecer ser procurado no Youtube.

    Ao final, uma cena para lá de estranha, pois, Henning pede uma camisa do Iron Maiden para a plateia e a mostra a todos e é ovacionado. De repente, ele limpa o suor do corpo e devolve ao dono numa cena bem "disgustting". Algum dos presentes entendeu o que ele fez? Não? Pois é nem eu....!!! 

 

    O show seguiu com "Bite The Bullet", "O Mio Babbino Caro" e "Drow The Demon", que  são ovacionadas e os vocais sempre variando, e é claro que o público clamava pela beldade Simone, porém, quando bela Floor Jansen aparecia também, o Carioca ia abaixo. Sem contar o excelente vocal Henning, que mesmo com sua aparência de desenho animado, se mostrou um excelente frontman.

    Chegávamos a parte final do show e Mark questiona se São Paulo queria guerra, e assim o single War On Terror do álbum Quaterpast é entoada para a alegria do público. Encerrando a primeira parte do show, o MaYan executou Sinner's Last Retreat, onde Henning aparece com uma camisa do Sepultura amarela, parecida com o modelo da seleção, mas diferente da comercializada no Brasil, e isso, mostra a força que as  bandas brasileiras tem lá fora.

    Depois, com Laura nos vocais, chega a vez do ápice da plateia, pois, Simone  foi chamada a frente dos vocais para cantar Cry For The Moon ( sucesso do Epica ), e sem dúvidas, foi aclamada pela plateia. No final o grande momento: Mark Jansen chama Floor  Jansen no palco e avisa que vai tocar uma música da época dos 'dinossauros', e então, eles apresentam Follow In The Cry do After Forever de maneira mais que perfeita.

    O show foi espetacular, e embora o som seja bem mais agressivo que o usual do Epica, muitos ficaram com aparência estranha, digamos, nas músicas mais diretas e aclamavam nas conhecidas do Epica.

    E tomo a liberdade de dizer que ao tirar as fotos durante uma das músicas, consegui focalizar as três vocalistas, Laura, Simone e Floor e fui obrigado a entoar um " Ahhh... lá em casa....." , entretanto, beleza seja apenas mais um dos talentos delas, pois, como cantam as três,  e como  possuem uma excelente presença de palco (  não é a toa que Simone é frontwoman do Epica e Floor, após anos no After Forever, comanda muito bem atualmente o ReVamp ). 

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Costabile Salzano Jr
e equipe da Dark Dimensions pela atenção e credenciamento
Dezembro/2011

 

Galeria de Fotos do MaYan e do Melline
no Carioca Club em São Paulo/SP

Galeria de Fotos do MaYan e do Melline no Carioca Club em São Paulo/SP

 

Set List MaYan

1. Symphony Of Aggression
2. The Savage Massacre 
3. Quarterpast
4. Course Of Life
5. Essenza Di Te
6. Incentive ( Epica )
7. Celibate Aphrodite
8. Iron Maiden Medley ( The Number Of The Beast, The Trooper, Fear Of The Dark, Run To The Hills )
9. Bite The Bullet
10. O Mio Babbino Caro
11. Drown The Demon
12. War On Terror
13. Sinner's Last Retreat
14. Cry For The Moon ( Epica )
15. Follow In The Cry ( After Forever )

Voltar para Shows