Plebe Rude
Sexta, dia 05 de Agosto no Sesc Belenzinho em São Paulo/SP

    Sexta feira, dia da cerveja, happy hours, etc.. e por que não um excelente show de Rock para assistirmos numa casa que particularmente gosto muito, pude rever uma das bandas mais importantes do boom do Rock de Brasília que ocorreu nos anos 80, quando a Plebe Rude lançou o estupendo O Concreto Já Rachou e atualmente divulgando o CD/DVD Rachando Concreto - Ao Vivo.

     Da formação inicial hoje temos apenas o baixista e fundador da banda Andre X no baixo, Philippe Seabra na guitarra e vocais, Clemente ( Inocentes, guitarra e vocais ) e o batera Txotxa ( ex-Maskavo Roots ). Embora não seja a formação inicial ou "clássica", como dizem alguns, a presença de André e Phillipe realmente destacam, e a inclusão de Clemente e André caíram muito bem na banda, mesmo Clemente que já faz parte da banda há um bom tempo.

    Com os dois dias com casa lotada e já sem ingressos a venda, preferi assistir ao primeiro dia e realmente a banda me surpreendeu mais uma vez. Esse é o segundo show deles que assisto esse ano, sendo o primeira na Virada Cultural, que já tinha sido bom, esse foi ainda mais. A Plebe Rude se orgulha de em toda sua carreira jamais ter feito uma música romântica, ou "mela cueca" como queiram, e sempre levar em suas letras temas políticos que retratam a política no momento em que compõem.

    O show de quase duas horas parece que dura quinze minutos de tão bom e como passa rápido, é um sucesso atrás de outro, com uma excelente comunicação com o público brincando muitas vezes com o clichês das bandas de Rock de hoje, de Punks de condomínio, com frases, tipo "vamo fazer barulho aêeeee", ou com o movimento das mãos que fizeram alguns momentos sensacionais.

    O lance mais incrível do show foi na música Proteção onde o Phillipe Seabra literalmente desceu do palco e a cantou no meio do público enquanto caminhava e tirava fotos com os fãs, e junto com proteção fizeram um pout-porri com Pátria Amada, sucesso dos Inocentes, e Geração Coca-Cola, do restart dos anos 80 que hoje em dia são endeusados. Foi um baita show de Rock, independente de rótulos, Heavy Metal, Punk ou Pós-Punk, comercial ou não, foi um show de atitude que antes de qualquer coisa é o que o Rock representa. Como hoje em dia não vejo nenhuma banda que possa lamber o chulé desta banda, creio que ainda teremos muitos shows sold out como esse da Plebe, mostrando que o Rock feito nos Anos 80 foi muito melhor do que a porcaria dos críticos musicais diziam na época.


Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agosto/2011

Set List:

1 - O Que Se Faz
2 - Brasília
3 - Censura
4 - Pressão Social
5 - Discórdia
6 - Tudo Que Poderia Ser
7 - Este Ano
8 - Remota Possibilidade
9 - Medo
10 - Minha Renda
11 - Katarina
12 - Bravo Mundo Novo
13 - A ida
14  - E Quanto A Você
15 - Johnny Vai A Guerra Outra Vez
16 - Sexo E Caratê
17- Dançando No Vazio
18 - Proteção/Pátria Amada/Geração Coca-Cola
19 - Luzes
20 - Seu Jogo
21 - Até Quando Esperar

Voltar para Shows