Red Hot Chili Peppers
Abertura: Foals

Quarta, dia 21 de setembro de 2011
na Arena Anhembi em São Paulo/SP

    O Red Hot Chili Peppers traz um show formidável ao Arena Anhembi, exibindo vitalidade e energia com seus mais de 26 anos de carreira e seus 10 álbuns de estúdio lançados, essa é a quinta vez que eles vem ao Brasil e desta vez trazem na bagagem a banda de Indie Rock: o Foals, que toca pela segunda vez por aqui e possui dois álbuns.

    O setlist do Red Hot teve a maioria de músicas dos cd´s mais antigos e eles fazem um show para os fãs antigos e novos. Antony parece comportado se comparado a Flea, que dá um show a parte, com solos, danças e piadas o tempo inteiro, Chad incansável em sua bateria faz jams incríveis com o percussionista brasileiro Mauro Refusco, a grande pergunta era como o novo guitarrista Josh Klinghoffere, se sairia ao vivo e posso afirmar com certeza, que ainda está muito tímido no palco, mas é muito bom músico.

Foals

    Chego cedo à Arena Anhembi e ainda do lado de fora é notável a ansiedade de quem chegava para assistir o Red Hot, uma chuva fininha caia, mas foi por pouco tempo e já dava para perceber que nada ia diminuir a empolgação do pessoal. Enquanto alguns ralam para tirar a água que se acumulou no palco, uma bandeira enorme escrita Foals é levantada e logo em seguida abaixada novamente, a galera já começa a especular que talvez a banda de abertura nem apareça.

    Mas isso não acontece e eis que aparece a banda de abertura, num primeiro momento tímida e com um estilo à la Coldplay, mas logo o ritmo dançante de Blue Blood ( a primeira música do segundo cd Total Live Forever - 2010 ) anima a todos, ao fim da música muitos aplausos, logo depois tocam a Total Live Forever, que entra com uma intro eletrônica e continua numa crescente animada, somado a um belo trabalho de baixo, as palmas continuam, eles contam que vem de longe e agradecem a todos os presentes, para logo em seguida tocar Miami ( a intro me lembra dos tempos de jogar Street Of Rage ), ótimo arranjo, todos ou dançam, ou mexem só uma parte do corpo ao som das músicas, quando elas acabam alguns chamam pelo Red Hot, mas logo que as intros do Foals começam o público continua a dançar improvisado novamente. O vocalista Yannis pergunta se estamos ansiosos pelo Red Hot... Imagina...

    Em tempo, o Foals é formado por: Yannis Philippakis nos vocais e guitarra, Walter Gervers no baixo, Jack Bevan na bateria, Jimmy Smith na guitarra, Edwin Congreave no teclado. A parte técnica é perfeita, escuto todos os instrumentos e músicos ( estava na pista vip e bem perto do palco, como é um espaço aberto acredito que quem estava na pista normal, ou mais longe ainda não ouviu o som da mesma maneira ) a infra-estrutura do local é muita boa com acesso fácil a banheiros, nas entradas e saídas. A cenografia no palco é praticamente inexistente, eles contam apenas com uma iluminação direta sobre eles que joga cores uniformes sobre todos, então ora estão todos azuis, em outra música estão todos vermelhos, assim por diante.   

    As músicas a seguir são todas do primeiro álbum Antidotes de 2008, na Olympic Airways, o público interage com palmas, que a banda pede durante a música, muita energia na batida, o guitarrista Jimmy, que também faz backing vocal dança muito pelo palco, pausa para Yannis agradecer e jogar água na galera e seguir com a música Cassius eles tocam e rodam, rodam e tocam, parecem ligados no 220v! A Balloons e Spanish Sahara são mais lentas, o que não impede os músicos continuarem a sua “performance” que consiste em ficar com as pernas no lugar e o tronco mexendo freneticamente... Sim, não deixa de ser engraçado, o sintetizador nesta última música faz um ótimo trabalho e merece um destaque especial.   

    A última da banda é Red Socks Pugie, que segue a mesma fórmula de animação das outras músicas, mas o inesperado acontece quando o Yannis sobe numa caixa de som a nossa frente com guitarra e tudo, toca um pouco... Mas e pra sair? Ainda se agarra na iluminação deixando o pessoal da parte técnica de cabelo em pé, no fim ele consegue voltar ao palco são e salvo ( para alívio de técnicos ) e termina o show agradecendo a todos.

Set List do Foals
1 - Blue Blood
2 - Olympic Airways
3 - Total Live Forever
4 - Cassius
5 - Balloons
6 - Miami
7 - Spanish Sahara
8 - Red Socks Pugie

Red Hot Chili Peppers

    Lá para as 22h finalmente as luzes se apagam e todos vibram quando nos telões aparece a capa do novo cd I’m With You de agosto desse ano, eles entram animados e começam com Monarchy Of Roses ( é a música que abre o mais novo trabalho deles ), e o público mostra que sabe cantar as novas canções, Flea com seu cabelo roxo e muito carisma anima a galera, nos telões acontecem várias animações, alguns solinhos do novo guitarrista Josh Klinghoffere, é tanta animação de Antony Kiedis que o microfone vai ao chão ( Antony, um tanto peculiar em seu jeito de vestir usando blazer em cima da camiseta vermelha Red Hot Peru, boné em cima da franja e... bigode! ).

    Ele nos pergunta se está tudo bem, para logo em seguida mandar a música Can't Stop ( do albúm By The Way - 2002 ), o público vai à loucura, as mãos ao ar agitando muito, no meio da música o som do baixo vai as alturas, enquanto Flea executa uma dancinha sexy.

    Uma pequena jam entre os músicos e lá vem a Tell Me Baby ( do Stadium Arcadium, álbum duplo de 2006 ), que começa com apenas dedilhados na guitarra, mas o pessoal já mata qual é a música e agitam muito. Solos de guitarra ferrenhos, no palco a iluminação acompanha os ritmos das músicas e os telões, que ficam atrás do palco exibem ótimos videografismos, com a banda ao vivo, ora trocando as cores dos músicos, ora imagens passando sobre eles, ora apenas desenhos animados, assim acontecia o espetáculo promovido pelo Red Hot Chili Peppers.

    Uma pausa para Flea contar que esta feliz de tocar aqui e falar coisas como Pelé, Kaká, Ronaldo, Ronaldinho e outras, e manda logo em seguida a Scar Tissue ( do Californication - 1999 ), particularmente amo esta música ( então me ignorem por que entrei totalmente na vibe da música nesta hora ), mas também notei que quase para o fim, que o guitarrista faz arranjo diferente deixando a música com a sua pegada. Antony nos conta que tem música nova para gente, é a Look Around ( do recente I’m With You - 2011 ), como é uma música nova o povo decorou mais o refrão, e deu aquela acalmada básica das canções que ainda estão sendo digeridas pelos fãs.

    Um coro se formou na Otherside ( Californication - 1999 ), o videografismo acompanha o ritmo mais lento da música mostrando constelações, mas dá para perceber que as favoritas dos músicos pelo tamanho do pulo que eles dão no palco e sim eles gostam dessa música quanto nós. Em espanhol, Antony chama mais uma música nova, a Factory Of Faith e o povo acompanha o "oooh" e canta junto, percussionista Mauro ao fundo, um ótimo trabalho de percussão por sinal ( quase morro nesses pulos da galera ).

    Flea brinca no baixo e logo entram mais músicos para compor a Throw Away Your Television, música que contém bastante percussão, só que num ritmo abrasileirado e Antony junto com Flea aproveitam para rebolar muito. Troca de baixo, Antony e Flea brincam e fazem piadas, além de nos chamarem de bad’ass, brincando que tem mais pessoas no show do que na cidade onde moram. O brazuka Mauro faz um solo e a galera vai de "olê, olê, olê" enquanto os músicos se juntam para a The Adventures Of Rain Dance Maggie ( essas três últimas músicas do cd I’m With You ).

    Flea canta com a boca a musiquinha do Beavis And But Head e fala do começo da banda, e comenta sobre 86 e a música Me & My Friends ( do The Uplift Mofo Party Plan 1987 ), ela tem “bolas” segundo ele, é uma música, mais pesada e rápida, tanto que de novo o microfone do Antony vai ao chão, pulos muito altos, e o Chad Smith massacra a bateria, novamente as luzes se apagam. Então Flea fala de score card e de Benjamim Franklin, almanaque dos roads o pessoal pede água e ele joga água para a galera, troca de pedal para a Under The Bridge ( do Blood Sugar Sex Magik - 1991 ) e aí o povo enlouquece, mas acontece uma falha na guitarra e uma pausa, mas voltam com a música com força total e o público reage da mesma maneira, tanto que o coro de vozes cobria os backing vocals da canção.

    Antony apresenta Gil no trompete para tocar a Did I Let You Know ( do novo I’m With You - 2011 ) as partes em que o trompete entra, que ficam legais e até engraçadas quando juntas ao vocal de Antony e no fim da música se despede de Gil com um 'obrigado' e um 'mui bonita'. Higher Ground ( cover do Stevie Wonder presente no cd Mother's Milk - 1989 ) tem um bom trabalho de percussão e eco no vocal de Antony que deixam a música com uma cara nova, quase ao fim rola um Hardcore muito louco que a galera respondeu tão prontamente, que sai do lugar sem precisar me mexer.

    Alguém levanta um cartaz singelo com um pedido a Flea, que realiza a vontade do cara cantando Pea ( do One Hot Minute - 1995 ), ele toca baixo sozinho no palco a intro de guitarra e apresenta o cara dos teclados para a Californication ( título do álbum de 1999 ) e o pessoal tentou acompanhar a letra enrolando legal, mas o que saia certo era só o refrão mesmo, a alegria dos músicos é evidente durante as músicas, além da cara de satisfação de todos os pulos continuam muito altos.    

    Flea sempre dá um show a parte nas jams junto com Chad e aos poucos mais instrumentos vão se juntando para tocar a By The Way ( do álbum By The Way de 2002 ), para essa composição Antony canta algumas vezes com voz de robô, a energia é tanta que contagia até o Mauro e o guitarrista Josh, que aproveita para ir de um canto ao outro do palco com pulos dignos de coelhos.

    Eles saem do palco para o encore que é o momento de Chad e Mauro, a percussão chama a batera e eles fazem belíssimos solos em conjunto, a um certo momento Josh entra com um banjo, mas o som do instrumento está muito baixo de onde estou e quando ele assume a guitarra reconheço a Dance, Dance, Dance ( mais uma do novo I’m With You ), que apesar do título não agita a galera e o pessoal dá uma acalmada, o mesmo acontece com a Don't Forget Me ( também do cd I’m With You ), que arranca gritos de alegria, mas o pessoal continua mais calmo ( ou exausto... eu estava ), mas as mãos não pararam de se mexer, pois o arranjo desta música é muito bom e a guitarra tem efeito de eco interessante. 

    Antony tira a blusa... e que beleza de tattoo!!!  Bem, voltando à resenha, a última música da noite é a Give It Away ( do Blood Sugar Sex Magik - 1991 ) e os fãs pulam mais alto do que nunca, tanto banda quanto plateia juntas e ao mesmo tempo, é a melhor música da noite, afinal é uma música animada rápida e empolgante para fechar o show com chave de ouro! Enquanto ainda tocavam e Antony agradecia a todos por virmos ao show, música vai num crescente, mais rápido até que quando finalmente para Flea agradecer também o calor e a vinda de todos. As luzes acendem e a apresentação se acaba, volto exausta, mas feliz e cheia de histórias para contar no trabalho, na sexta-feira.

Por Erikalk
Fotos: Marcos Hermes ( Midiorama )
Agradecimentos Denise Catto Jóia
e Equipe da Midiorama www.midiorama.com.br
Outubro/2011

Galeria de fotos do Red Hot Chili Peppers e do Foals na Arena Anhembi em São Paulo/SP

Galeria de fotos do Red Hot Chili Peppers
 e do Foals na Arena Anhembi/SP

Set List do Red Hot Chili Peppers
1 - Monarchy Of Roses
2 - Can't Stop
3 - Tell Me Baby
4 - Scar Tissue
5 - Look Around
6 - Otherside
7 - Factory of Faith
8 - Throw Away Your Television
9 - The Adventures Of Rain Dance Maggie
10 - Me & My Friends
11 - Under The Bridge
12 - Did I Let You Know
12 - Higher Ground (Stevie Wonder cover)
13 - Pea
14 - Californication
15 - By The Way
Encore:
16 - Chad & Mauro Jam
17 - Dance, Dance, Dance
18 - Don't Forget Me
19 - Give It Away

Voltar para Shows