Týr
Abertura: Skaldic Soul, Hawthorn
e Ordo Draconis Belli ( encenação de batalhas medievais )
Sábado, dia 30 de julho de 2011 no Estúdio EMME em São Paulo/SP

    Da tão, tão distante Ilhas Faroé a banda Týr, vem ao Estúdio M, na sua primeira turnê sul-americana e para a recepção, nada melhor que um palco decorado com escudos, algumas batalhas, uma ótima banda de abertura e fãs incondicionais.

    As 19h40 o grupo Ordo Draconis Belli inicia uma batalha no palco auxiliar, e mesmo com o pequeno número de pessoas presentes por causa do horário, foram recebidos com muitos gritos de incentivo e animação dos presentes, eles vestidos a caráter, encenavam com espada e escudo em punho, além de bater com vontade nos adversários, era tanto que eu escutava o som dos baques de longe.

Skaldic Soul

    Logo depois entra a banda de abertura Skaldic Soul ( a banda Hawthorn era anunciada no cartaz, mas não tocou no dia ), a primeira música é Thunder Forge, que agita o público que aos poucos vai aumentando, com músicas bem executadas, mostram a qualidade desta banda de Folk/Viking metal de Jundiaí/SP formada por Rogério Malgor ( vocal e guitarra ), Adilson Marestoni ( guitarra ), Luca Bresciani ( baixo ), Odair Otavio ( teclado e jaw harp ) e Raul Pauleto ( bateria ), Renato Whistler Santos ( Flautas e Whistles ), mas, infelizmente o microfone está baixo, na segunda música Troll Kries, notei que o microfone principal estava ainda mais baixo que o do backing vocal, pois a voz do vocalista some nos refrões, mas isso não diminui o fato das músicas possuírem uma bela combinação entre o peso de guitarras, baixo e bateria com uma flauta suave, a maioria das pessoas acompanha os "hey.. hey!!!" mostrando o entrosamento do público com a banda.

 

    Uma pequena pausa e um belo cover da banda Ensiferum com Smoking Ruins e todos celebraram esta música, destaque para o baterista Raul Pauleto que é muito bom, na quarta música Aidan’s Fall, possui a mais bela intro do set list, mas não é tão conhecida, o que não impede de, ao fim de todas as músicas, a plateia aplaudir muito.

    Na próxima música, Untill The Red Sunrise, os guitarristas Rogério Malgor e Lui Marestoni solaram muito, mostraram muita técnica e sincronia e para fechar o set eles mandam mais um cover de Ensiferum, desta vez com Iron, claro que todos agitam muito e a banda sempre muito simpática termina sua apresentação, enquanto o pessoal se dispersa do palco, não deixo de notar a bela guitarra de caveira de Lui e o Luca Bresciani me ganhou tocando o tema de Mario no baixo, pode ter certeza que farei questão de assisti-los novamente.

Set List Skaldic Soul
1 - Thunder Forge
2 -  Troll Kries
3- 03 Smoking Ruins
4- Aidan’s Fall
5- Untill The Red Sunrise
6- Iron

Týr

    E voltando ao palco o grupo Ordo Draconis Belli iniciou sua segunda batalha, que dessa vez tem uma reviravolta, quem estava ganhando perde a espada e morre para uma machadinha. Muito bom, mas já não dava mais para disfarçar à ansiedade quando a intro de Flames Of The Free ( do novo álbum The Lay Of Thrym de maio de 2011 ) começa a tocar e por volta das 21h15 a banda Týr entra timidamente no palco e são ovacionados pela plateia animadíssima.

    Belo solo de guitarra de Heri Joensen enquanto Gunnar Thomsen interage com o público, mas ainda o microfone de Heri Joensen está baixo e no meio da música some de vez. Depois desta música aumentam o microfone para a Sinklars Vísa ( do álbum Land de 2008 ) que fez um coro com os fãs e todos da banda, cantando da melhor forma possível no idioma dos músicos, mas quando juntam os instrumentos a música, notei um barulho como se uma das caixas estivesse com o som estourado e fica assim até a musica acabar.

 

    O vocalista reclama dos ruídos durante as músicas, e isso é resolvido para a grande Northern Gate ( do By The Light Of The Northern Star de 2009 ) ótimo arranjo, um refrão contagiante que une todos no "ôôôôô", o baixista Gunnar Thomsen que além de chamar para o pessoal para o "hey, hey", ainda faz caras e bocas, apronta muito neste show. No fim da música um Henri muito feliz com a reação animada do público agradece a vinda de todos os presentes, e emenda a Wings Of Time ( do Ragnarok - 2006 ), onde todos cantam junto com os integrantes da banda, nesta musica Gunnar Thomsen exibiu toda a sua técnica em seu baixo de seis cordas, enquanto não para de agitar a cabeça.

    Infelizmente o ruído volta aumenta, mas finalmente para de vez. Ainda bem, pois a próxima é a matadora Ragnarok ( título do álbum Ragnarok ) e Henri canta muito bem ao vivo, muitas pessoas acompanham os solos com a boca, além de Kári Streymoy que se mostra muito competente na bateria.

    Quando a música acaba eu olhei para a plateia e de frente para o palco se forma quase um totem de câmeras e gravadoras. Claro que ninguém quer perder esse momento, mas acredito que quem estava atrás dessas pessoas não conseguia ver muita coisa. Heri Joensenfala que é a primeira vez que vem ao Brasil e espera não ser a última, e comenta do rapaz que esta usando as lindas cores da bandeira de sua terra natal.

    Começa a Shadow Of Swastika ( do novo The Lay Of Thrym ), e  todas as músicas, mesmo as do ultimo álbum, foi são muito bem recebidas pelo público e os refrões são cantados por varias pessoas, enquanto isso Heri Joensen e Gunnar Thomsen ( sempre ele ) vão ate perto do público para tocar e toda a vez que ele faz isso, a grade que separa as pessoas do palco auxiliar cede mais um pouco. A próxima música Hall Of Freedon ( outra do The Lay Of Thrym ), mostra que mesmo com tantas classificações que dão ao Týr, nessa musica, concordo com os que falam que é puro Heavy Metal; os arranjos, os solos, a forma de cantar está tudo lá. Já em relação a presença de palco o que sobra em Gunnar Thomsen falta no guitarrista Terji Skibenæs, que no máximo vai até a outra ponta do palco, mas volta e continua a tocar concentrado no mesmo lugar. O momento mais engraçado da noite acontece quando Heri Joensen e Terji Skibenæs estão solando maravilhosamente juntos a empolgante The Rage Of The Skullgaffer ( do Ragnarok ) e Gunnar Thomsen aproveita para beber uma cerveja e apreciar folgadamente o solo dos guitarristas.

 

    Thódur I Gotu ( do By The Light Of The Northern Star ) é com certeza a melhor música da noite em minha opinião, Heri Joensen faz uma graça sobre a água que está tomando e a cerveja que é o que ele quer, depois pergunta quem na plateia tem o martelo, pois vai começar a Hail To The Hammer ( do álbum Land ) as pessoas cantam do inicio ao fim essa música e muitas vezes mais alto até do que os músicos, quando no refrão eles convidam a todos a cantar Hail To The Hammer e no fim, enquanto Heri Joensen conversa com o público, os músicos estão reunidos conversando no fundo do palco, mas Gunnar Thomsen que não para quieto e faz algumas brincadeiras com Heri.

     Em seguida as músicas: a belíssima Regin Smidur e a balada Dreams ( ambas do álbum Eric The Red de 2003 ), mostram que além dos belos arranjos, técnica de todos os integrantes, existe uma enorme interação e entrosamento desta grande banda. Ao fim pedem para tirar uma foto conosco e todos se espremem mais ainda ( será possível? ) para sair na foto.

   Heri Joensen provoca o público perguntando qual música eles querem ouvir e no meio da multidão escuto gritarem: "Hold The Heathen Hammer High" ( do álbum By The Light Of The Northern Star ) é a resposta e o pedido é prontamente atendido pela banda, fazendo o Estúdio M ferver com este hit, depois vem a última música da noite By The Sword In My Hand ( mais uma do By The Light Of The Northern Star ) como é a última todos capricharam na animação, gritos, pulos e espadas ao ar, e assim terminam as músicas do set, mas não o show, Gunnar Thomsen ainda tira a espada do publico e faz graça, e todos os músicos do Týr cumprimentam os fãs com um sorriso de orelha a orelha, indo ate nós e cumprimentando os que estavam mais perto e depois de acesa as luzes da casa, ainda voltam para conversar, tirar fotos e dar autógrafos ( consegui o autografo de Kári Streymoy ), uma banda realmente atenciosa e carismática Týr mostra que é uma banda que merece ser vista e ouvida, por isso voltem sempre.

Por Erikalk
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos Costabile Salzano Júnior
Agosto/2011

Set List do Týr

1 - Flames Of The Free
2 - Sinklars Vísa
3 - Northern Gate
4 - (Intro) Wings Of Time
5 - Ragnarok
6 - Shadow Of Swastika
7 - Hall Of Freedom
8 - Rage Of Skullgaffer
9 - Thódur I Gotu
10 - Hail To The Hammer
11 - Regin Smidur
12 - Dreams

13 - Hold The Heathen Hammer High
14 - By The Sword In My Hand

Galeria de Fotos do Týr no Estúdio EMME em São Paulo/SP Galeria de Fotos do Týr

Volta para Shows