U.D.O. - Dominator Tour 2011
Abertura: Salário Mínimo
Sábado, dia 07 de maio de 2011
 no Carioca Club em São Paulo/SP
   

    Um dos melhores vocalistas do Metal, Udo Dirkschneider se apresentou no Carioca Club em São Paulo na turnê de seu último cd de estúdio Dominator ( lançado em 2009 ) em um show que além de celebrar grandes sucessos da sua carreira contou com momentos célebres de sua ex-banda, a qual foi fundador, o Accept, que para muitos dos presentes era como ver 50% do Accept, afinal, para muitos Udo é Accept.

    A primeira e passagem do U.D.O. no Brasil foi no ano de 2004 e em 2008 tivemos seu show cancelado sem maiores motivos, então a expectativa para o show desta noite era muito grande. Desde que saiu do Accept em 1987, Udo construiu uma carreira solo com ótimos discos que sempre foram Heavy Metal puro, uma prova que sua carreira está solidificada é o lançamento de seu álbum Rev-Raptor ainda neste mês de maio seu álbum. Mas vamos começar com abertura da noite.

Salário Mínimo   

    E antes do vocalista alemão subir no palco, a abertura foi realizada pela banda brasileira Salário Mínimo, que está em turnê de divulgação de seu álbum Simplesmente Rock ( leia resenha ). Eram 19:00hs quando China Lee nos vocais, Daniel Beretta e Junior Muzilli nas guitarras, Diego Lessa  no baixo e Marcelo Campos na bateria, subiram no palco para um set curto mas que levaria um pouco da história do Heavy Metal Brasileiro para um público ainda pequeno, pois muitos fãs ou não tinham chegado ainda ao Carioca ( afinal era véspera de Dia das Mães, então imagine o trânsito ) ou não quiseram assistir ao show da banda brasileira.

    Particularmente, fiz questão de assistir ao show, pois sabia que músicas como Cabeça Metal e Delírio Estrelar ( do Simplesmente Rock ), seriam garantia de empolgação, afinal, o Salário tem gabarito suficiente para dividir o palco com o U.D.O., China Lee avisou que por conta do atraso ( o show estava marcado para começar às 18:30 ) o set seria reduzido para que nada prejudicasse o show principal da noite e muito contente cantou Beijo Fatal, que fez muitos fãs das antigas agitarem bastante. O vocalista falou também sobre a dificuldade em fazer Metal em português e alfinetou ao dizer que as bandas internacionais não gosta dos fãs. Será? Vá aos shows e tire suas conclusões.

      China abriu o espaço e convidou Jack Santiago ( do lendário Harppia ) para juntos prestarem uma homenagem à um dos maiores clássicos do Heavy Metal Brasileiro com Salém, A Cidade Das Bruxas, que foi ao lado de Noite do Rock, os melhores momentos do curto show da banda. Jack Santiago deu um grau a mais no final no show do Salário com uma energia que só é alcançada por grandes heróis do Heavy Metal em uma vibrante abertura de pouco mais de trinta minutos.

Set List Salário Mínimo

1 - Cabeça Metal
2 - Delírio Estelar
3 - Beijo Fatal
4 - Salém (participação Jack Santiago)
5 - Noite do Rock (participação Jack Santiago)

U.D.O.

     Em menos de uma hora do encerramento do show do Salário Mínimo, aproximadamente, às 20:20 o palco estava devidamente configurado para que Udo Dirkschneider nos vocais, Stefan Kaufmann ( que tocou no Accept, só que na bateria ) e Igor Gianola nas guitarras, Fitty Wienhold no baixo e Francesco Jovino na bateria, nos mostrassem um pouco do que de melhor já gravado pelo Accept e na carreira solo de Udo.

    O ex-sargento do exército alemão e seus comandados estavam trajados conforme manda o figurino metálico: com coturnos, jaqueta de couro e calça camuflada bem de acordo como as legiões do Heavy Metal exigem de um ícone como ele. E eles tomaram de assalto as dependências do Carioca Club com a pesada The Bogeyman, onde a sincronizada artilharia de ótimos solos dos guitarristas estavam sincronizados à performance do vocalista. Sem dar pausas, Udo e banda emendaram Dominator ( aliás, assim como a primeira, pertence ao cd 2009 ) que foi muito bem recebida pelos fãs, que mostraram que estavam com ela na ponta da língua, pois cantaram com o vocalista ( especialmente o refrão ), que apenas com olhares e poucos gestos com as mãos mostrou um carisma impressionante e uma facilidade em mandar no show.

    Do álbum Solid de 1997 Independence Day trouxe a agressiva voz de Udo em meio à solos de guitarras dotados de muita categoria feitos por Stefan Kaufmann e o cabeludo Igor Gianola ( que contagiava a todos com sua inquietude no palco, aliás, este último com uma Flying V solada com pleno vigor ). Stefan além de tocar muito bem, fazia os backing vocals em praticamente todas as músicas com o baixista Fitty Wienhold, e em Independence Day especificamente, eles deram mais charme em sua  execução. A seguinte foi a cadenciada The Bullet And The Bomb do álbum Thunderball ( de 2004 ) que fez muitos colocarem suas mãos para o alto com o vocalista.

    Para honrar as tropas de headbangers presentes, Udo disse que fazia muito tempo que não tocava em palcos brasileiros, nos saudou com um tradicional " Obrigado " e aí mergulhou no tempo com dois clássicos do Accept: a primeira foi Restless and Wild - executada com a garra necessária pela banda e depois com muitas palmas das plateia -  e a segunda, emendada sem tréguas foi a não menos clássica Son Of A Bitch, que em minha opinião marcou o primeiro grande momento do show e o que me fará lembrar sempre desse show do U.D.O., pois a eficácia que ele cantou a música mostrou o poder musical sendo consolidado  totalmente pelo frontman alemão, e vai fazer muitos compararem seu show com o do Accept. Posso assegurar que o refrão e os solos de guitarra não me saem da cabeça até agora.

    Udo estava altamente empolgado e com a rápida Thunderball ( título do cd de 2004 ) o show prosseguiu em alta voltagem para que a agitação continuasse e aumentou mais ainda com a cadenciada Vendetta ( do álbum Mastercutor de 2007 ), com destaque para o solo conjunto de Kaufaman e Gianola. Mas foi na seguinte, por coincidência outra do Accept, a Princess Of The Dawn ( cujos riffs iniciais a denunciaram para os fãs ) que tivemos o  segundo melhor momento do show quando Udo colocou sua voz no nível que quis ( alto ou baixo quase parando ), regeu o refrão ( a parte do "oooo..oooo..oooo" ) e fez muitos dos presentes cantarem com ele, pois outros estavam sacudindo seus pescoços. É realmente gratificante  intensidade que sentimos em shows de Metal ao vivo. No término de Princess Of The Dawn o guitarrista Igor Graviola realizou seu solo individual cheio de técnica e o palco do Carioca ficou pequeno, pois ele desceu do palco e subiu até aos camarotes do lado esquerdo, e foi exatamente para onde eu estava tirando fotos, e ficou do meu lado solando brilhantemente sua guitarra Flying V branca. Isso foi um fato que será inesquecível para mim.

     Quando voltou ao palco, Igor recepcionou novamente seus colegas de banda e juntos mantiveram o pique do show com Midnight Mover do Accept, que trouxe um clima Hard´N´Heavy com o guitarrista cabeludo referenciando seu general ( o Udo ) com sua guitarra. Em seguida Man And Machine com seu ritmo militar cadenciado empolgou bastante os fãs. Aproximadamente perto do final e por duas vezes, um fã subiu no palco para abraçar o Udo e ter seus minutos de fama, embora não tenha acontecido nada, isso é ruim, nessas horas que a grade de proteção que separa o público do palco mostra sua necessidade.

     Mais uma lembrança do Accept com a rápida Breaker e este clássico do Metal provocou várias rodas na pista do Carioca Club, melhor sinal que os fãs estavam aprovando o set escolhido impossível, e a atuação do Udo nas músicas de sua ex-banda provou que o novo vocalista do Accept tem uma missão muito dura quando for cantar algum dos clássicos imortalizados pelo herói desta noite. Praticamente intercalando uma música do Accept e uma de sua carreira solo, Udo atacou com Animal House e seus muito bem afiados guitarristas Igor Gianola e Stefan Kaufmann seguiram solando com a perfeição que tanto os fãs adoram.

    E por falar em solos, Stefan trouxe o que inicia Metal Heart ( do álbum de mesmo nome do Accept lançado em 1985 ) à tona junto com Igor Gaviola, e aí, a vibração foi imensa, seja no palco ou na plateia todos gritavam com muita força com o vocalista o título da música, aliás, presenciar os solos estridentes da dupla de guitarristas e ver também Udo mexendo os braços para comandar os fãs, foram mesmo deleites à parte e uma verdadeira aula do que é Heavy Metal de verdade.

    Depois de Metal Heart e os agradecimentos, a banda se retirou aos gritos de "U.D.O.... U.D.O." para retornar com o primeiro bis e Holy ( do disco homônimo de 2000 ) foi a sonzeira metálica escolhida da carreira solo do alemão e a segunda então ainda é uma das mais importantes músicas do Heavy Metal: o hino Balls To The Wall ( do Accept ), tocado com perfeição e alongado para que os fãs completassem alguns versos em estado de pura felicidade e punhos para o alto.

    E aí a banda U.D.O. saiu do palco para mais um bis, afinal, o público estava nas mãos, os músicos empolgados, o som desde o inicio muito bem regulado e alto e faltava ainda I´m Rebel do Accept, pois nos outros shows pela América do Sul estavam rolando um segundo bis com mais três músicas, então o certo seria uma volta da banda não é mesmo? Entretanto, isso infelizmente não aconteceu, pois o avanço do horário, os pequenos atrasos iniciais e as atividades posteriores no Carioca Club ( infelizmente, era dia de outro tipo de música por lá, mas prefiro não profanar a resenha com esta palavra do mal ) fizeram o show encerrar-se prematuramente, mas isso enfraqueceu o seu poderio? Nem um pouco!!! Todos os presentes foram embora para casa satisfeitos com o showzão que assistiram, mesmo sem terem curtido I´m Rebel.

    Como a dinâmica das informações do mundo de hoje estão velozes, a verdadeira explicação sobre a realização do segundo bis ou não, veio diretamente do site oficial do U.D.O.: “Para nossos fãs em São Paulo!!! Nós gostaríamos de tocar mais músicas no último sábado em São Paulo, mas o dono do Clube ascendeu às luzes depois do primeiro bis sem nosso conhecimento para começar a discotecagem. Claro que nós estávamos realmente irritados porque queríamos continuar o show. Nós queremos dizer desculpas infelizmente“. Mas, tudo bem Udo, sabemos que você retornará brevemente e já levanto a bandeira aqui: faça um show Heavy Metal de duas horas para quem curte Heavy Metal para compensar.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos Fernando R. R. Júnior e Marcos Cesar Almeida
Agradecimentos à Júlio Viseu e equipe da Rádio e TV Corsário
Maio/2011


Galeria de Fotos do U.D.O. e do Salário Mínimo

Set List:
1 - The Bogeyman
2 - Dominator
3 - Independence Day
4 - The Bullet and the Bomb
5 - Restless and Wild (Accept cover)
6 - Son of a Bitch (Accept cover)
7 - Thunderball
8 - Vendetta
9 - Princess of the Dawn (Accept cover)
10 - Guitar Solo
11 - Midnight Mover (Accept cover)
12 - Man and Machine
13 - Breaker (Accept cover)
14 - Animal House
15 - Metal Heart (Accept cover)
Encore:
16 - Holy
17 - Balls to the Wall (Accept cover)

Voltar para Shows