Cavalera Conspiracy
Abertura: Krisiun
Quinta, dia 15 de novembro de 2012
no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ

    No feriadão, tudo que o que o carioca quer é curtir os amigos e beber uma cerva geladinha. Com um show com duas das mais fortes bandas do Metal como o Krisiun e o Cavalera Conspiracy juntos, nem se fala! Todos estavam ansiosos e lotavam o Circo Voador para ver essas duas lendas do Metal Nacional. Seria pancadaria dupla e em família, com os irmãos Cavalera e Kolesne.

Krisiun

    Às 22:30, os irmãos Max na bateria, Moyses na guitarra e Alex no baixo e vocais entram no palco com a sua costumeira apresentação brutal e segura. O Krisiun tem sempre uma apresentação impecável, e logo de início, o publico já levava uma pedrada na cabeça com Kings Of Killing. Daí para a frente, só porrada que quase causa um traumatismo craniano.

    Alex Camargo agradece a todos os presentes e diz que está muito feliz por estar no Rio novamente depois de todos esses anos. The Will To Potency, do novo disco The Great Execution foi cantada por todo o público presente. Mas, foi com Blood Of Lions, que caiu como um trovão na galera, que começou a abrir rodas incríveis e muitos moshs rolaram.

    O próprio Alex Camargo comentou de como ele estava feliz de ali estar, fazendo aquele incrível show, pois eles estavam representando o Metal Nacional desde os anos 90 e que estava emocionado de estar ali com a galera ovacionando eles, gritando sem parar “Krisiunnnn, Krisiunnn...”. Ele fala que é por causa dessas coisas que tem orgulho de ser brasileiro e levar a bandeira do Brasil mundo afora. E o Krisiun leva mesmo, pois com tantas turnês lá fora, goza de um enorme respeito seja nos Estados Unidos ou na Europa.   

    No fim do show, estava guardada a melhor parte: a banda tocou dois grandes clássicos, o primeiro o incrível cover do Venom para In League With Satan, que mais uma vez agitou ainda mais a galera e depois, um grande clássico do Krisiun, a Black Force Domain ( título do primeiro cd de 1995 ), essa música simplesmente fez o Circo Voador vir abaixo com tantas cabeças batendo e a quantidade praticamente industrial de moshs.

    Nem o próprio Alex conseguiu se segurar e mergulhou na galera. Um show de alta qualidade, como sempre executam os irmãos Kolesne, um verdadeiro orgulho nacional. Longa vida ao Krisiun.

Cavalera Conspiracy

    Depois de todo esse deleite musical, viria o martírio... Eis que o show do Krisiun acaba e vou pegar algo para beber, conversar com os amigos, aquelas coisas... Nisso... se passam simplesmente duas horas. As pessoas começam a ficar tensas, pois quando se olhava para o palco, a bateria de Igor Cavalera estava praticamente desmontada. Achei uma falta de respeito com o público, que assim como eu, teria que trabalhar no dia seguinte.

    Praticamente um momento 'Axl Rose' por falta de planejamento, pois reza a lenda que devido ao feriado, a banda só teria conseguido voo à noite, e com a chuva que caiu, com certeza atrasou. Devido a grande espera, os roadies que tentavam correr com a montagem do palco sofriam com as coisas que eram jogadas lá pelo público.

    Mas, na hora certa, uma vez que a coisa começava a se complicar devido à impaciência do público, finalmente aparecem os irmãos Cavalera juntos a Marc Rizzo ( Soulfly ) na guitarra e Tony Campos no baixo. Para muitos a banda que estava ali era o “verdadeiro Sepultura, uma vez que os irmãos eram a alma da banda. E que, no show, a maioria das dezesseis músicas são hits do Sepultura, da fase com os Cavalera.

    Subiram ao palco do Circo Voador destruindo tudo a sua volta com a dobradinha Warlord e Torture, ambas do novo disco da banda, Blunt Force Trauma. Ainda bem, pois assim todos os presentes descontaram toda aquela raiva e ansiedade para então retornarem aquela energia forte e alegre, que estava durante o show do Krisiun.

    Inúmeros moshs novamente aconteceram, inclusive um muito curioso: vocês se lembram do cara que invadiu o palco durante a execução de Sepulnation durante o Rock In Rio? Pois bem, ele estava lá de novo, como se quisesse completar a formação original da banda em sua coleção de moshs. Esse é brasileiro e fã mesmo, não desiste nunca!

    Definitivamente Max Cavalera sabe compor hits de peso como no caso de Torture e na seguinte do set, a Inflikted ( música que quase virou o nome do projeto ) são verdadeiros clássicos infernais que foram cantados como em um coral gutural pela galera presente. Lógico, que no meio dessa história, ainda rolou a primeira do Sepultura com Refuse/Resist, para acabar de vez com a galera. A reação geral era pirar ou ficar boquiaberta, como eu fiquei.

   Mostrando que possuem muitas músicas que fizeram o povo pular o Cavalera Conspiracy executou duas músicas do Infilkted na sequencia, sendo elas a Sanctuary e a Terrorize. A próxima foi o hino do Sepultura Territory e depois mais músicas da carreira do Cavalera Conspiracy foram executadas, como a dose dupla do segundo cd com Killing Inside e a título Blunt Force Trauma, que fizeram todo mundo sair pulando sem parar.

    Black Ark, emergiu logo depois com o apoio dos filhos hiperativos de Max, Igor e Ritchie, que repetiram a participação no show do Soulfly em fevereiro no mesmo local. E olha que os moleques tem mesmo sangue dos Cavalera nas veias... hein, e botaram pra quebrar! Acho que uma nova geração Cavalera vem por aí, para nossa alegria!

    Clássicos do Sepultura foram tocados aos montes como a enérgica trinca de “Arise", “Dead Embryonic Cells” e “Troops Of Doom”, que tocadas uma atrás da outra, pareciam um tanque de guerra atravessando todo mundo que estava presente no Circo Voador e que a qualquer momento estouraria as caixas com o vocal potente de Max e a batera destruidora de Igor.

    Antes de mais um dos clássicos que marcaram a história da banda mineira, os irmãos Cavalera tocaram I Speak Hate do Blunt Force Trauma e finalizaram a primeira parte do set com Attitude. Para encerrar a incrível pancadaria nacional em família, nada como um bis old school com os hinos Inner Self e a eletrizante Roots Bloody Roots.

    Definitivamente um grande show do Cavalera Conspiracy no Circo Voador, mas, com certeza o problema do atraso tirou um pouco do brilho do evento, porque muitos não ficaram até o final e os que ficaram - com certeza - seguraram um pouco a onda, temendo as consequências no dia seguinte. Só nos restou guardar na memória esse show incrível e correr para casa, tentando dormir o máximo de tempo possível, tentando assim, não parecer um zumbi no dia seguinte.

 

Texto: Camila Marinho
Fotos: Palmer Cardoso
Agradecimentos à Vivien do Circo Voador
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2012

Set List Cavalera Conspiracy

1 - Warlord
2 - Torture
3 - Inflikted
4 - Refuse/Resist
5 - Sanctuary
6 - Terrorize
7 - Territory
8 - Killing Inside
9 - Blunt Force Trauma
10 - Black Ark
11 - Arise / Dead Embryonic Cells
12 - Troops Of Doom
13 - I Speak Hate
14 - Attitude
Bis
15 - Inner Self
16 - Roots Bloody Roots

Galeria de fotos dos shows do Cavalera Conspiracy e do Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ

Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Cavalera Conspiracy no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ A repórter do Rock On Stage Camila Marinho e Alex Koslene do Krisiun no Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ

Voltar para Shows