Dream Theater - A Dramatic Tour Of Events

Quinta, dia 30 de Agosto de 2012 no
Citibank Hall no Rio de Janeiro
/RJ

    Foi mais uma noite de Dream Theater no Citibank Hall do Rio de Janeiro, no dia 30 de agosto de 2012. A banda, que se apresenta no Brasil; costumeiramente, de dois em dois anos e em anos pares, lotou o espaço da Barra da Tijuca em mais um show para o lançamento do novo álbum A Dramatic Turn Of Events.

    Em setembro de 2010, o baterista, letrista e um dos principais compositores Mike Portnoy deixou a banda para se dedicar a outros projetos, tais como Avenged Sevenfold, Flying Colors e Adrenaline Mob ( com o vocalista do Symphony X, Russel Allen ). Mike Portnoy afirma que sua relação com o Dream Theater é ótima, e que precisava apenas “dar um tempo”, além de estar se divertindo mais com os novos projetos. O assunto foi divulgado também no Twitter: "Este é um dia triste, triste. Acho que tenho más notícias... Mike Portnoy/Dream Theater: Setembro 1985 - Setembro 2010 ( como uma sepultura )."

    Sua saída do Dream Theater chegou a virar Trending Topic, e deixou muitos fãs extremamente desolados. Logo, a banda precisava de um novo baterista, e com isso, iniciaram um projeto chamado “The Spirit Carries On”, com as audições dos bateristas candidatos, no qual foi escolhido Mike Mangini ( ele já tocou com Steve Vai, Extreme e Annihilator ). Sem dúvidas, a grande novidade desta turnê era o novo baterista, e os fãs estavam ansiosos para conferir o desempenho de Mike Mangini; que já nas audições se mostrou altamente profissional e muito empolgado, fato que provavelmente fez com a plateia lotasse como nunca o Citibank Hall.

    Após a intro Overture: Dream is Collapsing ( de Hanns Zimmer ), o show começou com uma música do novo cd, a Bridges In The Sky, seguido de 6:00 do Awake. Mais falante, o vocalista James Labrie estava animado e falou bastante com o público, arriscando até algumas brincadeiras: “Não sei quem marcou esse voo para nós. Viemos de Belo Horizonte hoje, e amanhã mesmo já estamos pegando outro avião para outro show! Não teremos nenhum tempo de passear por essa cidade maravilhosa!”

    Depois mergulharam no Prog Metal de The Dark Eternal Night ( do Systematic Chaos ) e na viajante canção nova This Is The Life.  Tocaram também a longa The Root Of All Evil, música que inicia o álbum Octavarium seguida por outra do último cd, a Lost Not Forgotten. 

 

   A performance dos integrantes da banda foi de acordo com o esperado, mas com certeza Mike Mangini roubou toda a cena. Com um invejável conjunto de bateria ( quase faraônico ), o baterista mostrou muita energia, técnica e carisma, porém, o mais surpreendente foi sua participação no microfone de James Labrie.

    Após o solo de bateria de Mike Mangini foi a vez de A Fortune In Lies ( do primeiro cd When Dream And Day Unite de 1989 ) e em seguida John Petrucci  e James Labrie se preparam para um acústico, com violão e bancos, e então iniciam uma tentativa de cantar uma música aparentemente brega. Jordan Rudess entra na brincadeira, e entra no palco para acompanha-los, seguido de Mike Mangini, que canta hilariamente, numa interpretação musical como nunca visto antes, mostrando a que veio: tocar bateria. Também foi impossível não reparar no seu aceno de Miss ao sair do palco, o que mostra que; provavelmente, Mike Mangini é um cara bem humorado.

 

    Após a brincadeira, os fãs foram surpreendidos com Silent Man, do clássico álbum Images And Words, e cantaram em coro a balada, que não participava do setlist da banda há muito tempo e seguiram neste formato acústico com outra composição do A Dramatic Turn Of Events, agora com a linda Beneath The Surface. As luzes do palco chamaram a atenção, como a nova Outcry, no qual luzes rosadas acompanhavam o começo da canção, e após esta, iniciou-se o solo de Jordan Rudess, o simpático e mago do teclados - com um chapéu característico. 

    Parece que neste setlist, a ordem era gerar nostalgia; após o solo de piano de Jordan Rudess, emendaram Surrounded, também de Images And Words, o que obviamente comoveu muitos marmanjos e outra das novas com On The Backs Of Angels. Para não amolecer demais a galera, a próxima música foi War Inside My Head, emendada com  The Test That Stumped Them All, tal como foi em no vídeo do DVD Live At Budokan. Ambas são do álbum Six Degrees Of Inner Turbulence, infelizmente pouco explorado nesta turnê. Tudo muito bom, mas talvez os fãs tenham sentido falta do backing vocals de Mike Portnoy durante a War Inside My Head, feito por John Petrucci, que realizou em seguida o seu solo de guitarra.

    A esta altura, o Dream Theater já causou nostalgia, emoção e surpresa com o novo baterista. De repente, agora parecia que era a hora de realmente fazer o pessoal chorar de verdade.

       Exageros à parte, ao som do solo de John Petrucci, James Labrie entra novamente no palco, e fala sobre as mudanças que são necessárias na vida das pessoas para prosseguirem; aparentemente atrelado à saída de Mike Portnoy, um dos órgãos vitais da banda. E com isso, veio The Spirit Carries On, do álbum mais amado da história do Dream Theater, o excelente Scenes From A Memory, ou Metropolis Part 2. Com enorme pesar, que lhes informamos que esta foi a única música deste álbum no setlist deste ano. E a última antes do bis foi mais uma do cd A Dramatic Turn Of Events com Breaking All Illusions

    Para fechar o show, nada menos que Metropolis Pt. 1: The Miracle And The Sleeper, como grand finale. E embora não tenha comentado deste músico da foto ao lado, não dá para pensar em Dream Theater sem mencionar um baixista como John Myung.

    Não há muito que dizer; todo fã de Dream Theater sabe o peso dessa música na história da banda, sendo assim, um bis para satisfação total da plateia depois de um sensacional show de mais de duas horas e meia.

Texto: Chan Suan
Fotos: Néstor J. Beremblum
Astrolábio Comunicação/T4F
Agradecimentos muito especiais para Bianca Senna
da Astrolábio Comunicação pela atenção e credenciamento

Setembro/2012

Set List Dream Theater
Overture: Dream Is Collapsing (Hanns Zimmer)
01 - Bridges In The Sky
02 - 6:00
03 - The Dark Eternal Night
04 - This Is The Life
05 - The Root Of A Evil
06 - Lost Not Forgotten
07 - A Fortune In Lies
08 - Solo Mike Mangini
09 - The Silent Man
10 - Beneath The Surface
11 - Outcry
12 - Surrounded
13 - Solo Jordan Rudess
14 - On The Back Of Angels
15 - War Inside In My Head
16 - The Test That Shumped Them All
17 - The Spirt Carries On
18 - Breaking All Illusions
Bis
19 - Metropolis Pt.1 – The Miracle And The Sleeper

Voltar para Shows