Focus Brazil Tour 2012
Sábado, dia 17 de março de 2012
 no Carioca Club em São Paulo/SP

    Um monstro sagrado do Rock Progressivo voltou ao Brasil para uma turnê que passou por Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Pouso Alegre/RJ, Goiânia/GO, Votorantim/SP, e para quem não conhece a banda o Focus é uma banda de Rock Progressivo holandesa fundada em 1969 pelo organista e flautista e único membro remanescente Thijs Van Leer.

    Conhecidas por suas extensas e quase exclusivas composições instrumentais com improvisações com referência a música erudita, com fortes toques de Jazz contemporâneo, como por exemplo da recente  apresentação do grande Jean Luc Ponty ( leia resenha ). Para essa passagem por São Paulo, o local escolhido foi o Carioca Club e diferente de todos os shows que acompanhamos na casa, dessa vez tinham mesa no espaço normalmente é destinado à pista e com um belo púbico que compareceu em peso, onde muitos, já haviam visto a banda antes, em outras passagens do Focus pelo Brasil. 

 

    Após o aquecimento que foi a partida entre Guarani e Mirassol no Campeonato Paulista ao subir o telão, a excitação de todos vai às alturas com a entrada no palco de Pierre Van Der Linden na bateria, Bobby Jacobs no baixo, Menno Gootjes na guitarra e o gênio fundador do Focus, tecladista, flautista, multi instrumentistaThijs Van Leer estavam no palco para celebrar os 40 anos do excelente álbum Moving Waves e também o lançamento do mais novo trabalho da banda intitulado de Focus X.

     A intro espetacular tocando Anonymus já mostrou que a noite seria especial e resgatando do álbum de estreia In And Out Of Focus de 1969 tocaram House Of The King de forma majestosa, após uma breve apresentação da banda Thijs Van Leer mostra todo seu carisma e ao introduzir a próxima música Aya-Yuppie-Hippie-Yee os falsetes de Bobby Jacobs do mesmo modo espetacular que se encontra no álbum Focus 9 / New Skin, do último álbum de estúdio de 2006. 

 

    Após a execução de Focus VII foi aberta uma pausa, onde Thijs Van Leer explica que a próxima música fala sobre os sentimentos que atordoam a mente, que explodem dentro de nossas cabeças então Eruption mais uma do clássico álbum Moving Waves, que completa 40 aninhos. Em seguida tivemos um dos maiores sucessos da banda com Sylvia acompanhada de Focus II  para terminar a primeira parte da apresentação. 

    O carismático líder e vocalista pede uns 15 minutos de para beberem algo e arrumarem um pequeno problema ocorrido no teclado/órgão e na volta a clássica Answer? Question! Question? Answer?. E em seguida, do álbum Hamburger Concerto ( de 1974 ) tivemos duas na sequencia com La Cathedrale De Strasbourg e Harem Scarem, e após essa dupla matadora, vieram os belíssimos solos de guitarra e baixo dos brilhantes Menno Gootjes e Bobby Jacobs

    O líder Thijs Van Leer pede desculpas a todos pela loja de merchandise não ser possível encontrar os cd´s e DVD´s da banda e disse que os mesmos poderiam ser encontrados no site oficial da banda, http://www.focustheband.com/, e que dentro de minutos estaria na pista assinando e tirando fotos com todos amigos de São Paulo, então começa a música que causou o tremor no Shopping Eldorado com Hocus Pocus, que veio para encerrar o show de maneira espetacular. Segundos depois a banda volta com Focus III que finaliza uma noite mágica que esses holandeses nos proporcionaram. 

    Após alguns minutos uma longa fila já se organizava para o Meet & Greet sem empurra empurra e todos organizados e comentando sobre o momento mágico de conhecer uma das lendas do Progressivo como é o Focus, que fez história e deixou um legado monstruoso através de seu trabalho. Parabéns a nova produtora Main Stage, desejo toda a sorte do mundo, pois provou no seu evento de estreia muita competência através da organização que foi vista no Carioca Club.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Produtora Main Stage e
a Juliana Negri pela atenção e credenciamento
Março/2012

Galeria de Fotos do Focus Brazil Tour 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP

Galeria de Fotos do show
do Focus no Carioca Club

 Set List:

1. Focus I / Anonymus
2. House Of The King
3. Aya-Yuppie-Hippie-Yee
4. Focus VII
5. Eruption
6. Sylvia
7. Focus II
Encore:
8. Answers? Questions! Questions? Answers!
9. La Cathedrale De Strasbourg
10. Harem Scarem
11. Guitar / Bass Solo
12. Hocus Pocus
13. Focus III

Voltar para Shows