Hail
Domingo, dia 04 de março de 2012
 no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

    Uma banda formada por ícones do Heavy Metal que prestam uma homenagem aos grandes clássicos do gênero, a partir dessa ideia formou-se o Hail, banda que já a algum tempo vem excursionando pelo mundo afora e com grande sucesso em seus shows que já haviam passado por Chile, Grécia, Turquia e vários outros países. A formação do Hail que veio ao Brasil era composta de Paul Bostaph ( Forbidden, Exodus, Slayer ), James Lomenzo ( White Lion, Black Label Society, Megadeth ), Andreas Kisser ( Sepultura ) e Tim Ripper Owens no vocal ( Yngwie Malmsteen, Beyond Fear, Iced Earth e Judas Priest ) passaram por São Luiz/MA, com uma plateia de quase 10.000 pessoas e pelo Rock Ship Cruise chegava a hora de São Paulo conferir a banda pela primeira vez.

    Assim como show do Soufly, que também teve o local modificado desta vez o novo local era o já bom e conhecido Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP e como aquecimentos para os clássicos que viriam o DJ nos brindou com clipes do Metallica e Iron Maiden fazendo a galera cantar os clássicos destas grandes bandas.

    Com um Blackmore lotado e com alguns gritos de "Hail, Hail Hail", um a um os ícones Paul ( bateria ), James ( baixo ), Andreas  ( guitarra ) e Ripper ( vocais ) sobrem ao palco e ao riff do baixo de Lomenzo, o clássico Ace Of Spades do Motörhead é levado a perfeição, seguido pelo clássico brasileiro Territory do Sepultura, que mostra todo o poder vocal de Ripper, o quão poderoso é sua voz no gutural e também quando a exibe em vocais limpos, a exemplo da obra prima do mestre Dio e Stand Up And Shout soa com uma perfeição só vista anteriormente na voz do Deus do Metal.

    A próxima exibe um riff característico  descoberto facilmente pelo público, que lotava o Blackmore, e então canta em completo uníssono Symphony Of Destruction do Megadeth e na sequencia Ripper avisa que o próximo clássico é de uma grande banda e a música não muito conhecida, então Children Of The Damned do Iron Maiden é executada seguida por um clássico do Judas Priest  que não é mais tocado pela banda original, porém, o vocal que a imortalizou, fez questão de brindar seus fãs com Burn In Hell / Desert Plains, tornando-se um momento maravilhoso nas mãos das quatro lendas do Heavy Metal que estavam no palco.

    Andreas agradece a todos por estarem ali, avisa que teriam convidados e estava na hora de chamar o primeiro convidado, e então, Yohan Kisser, filho de Andreas, que carinhosamente como pai todo orgulhoso de estar tocando com seu filho diz a todos, "folgado o moleque" e mais um clássico do Big Four é executado, sendo esse Seek And Destroy no qual Yohan mandou muito bem na sua BC Rich, sendo esse um dos melhores momentos e na sequencia chamam ao palco o brasileiro com o timbre de voz mais próximo de Dio no Brasil e então o vocal do King Bird e Casa das Máquinas, João Luiz executa o excelente Mob Rules na perfeição, e logo após a primeira pseudo surpresa da noite, Andreas ao "ver" que o vocalista Ricardo Junior do Beatles 4ever estava entre os presentes, começa o riff de Get Back dos Beatles acompanhado por todos. Tim Ripper Owens diz que não sabe a letra, Ricardo sobe ao palco e a música é tocada pela metade num momento bem diferente para um show de Heavy Metal.

    Após uma palinha com o riff inicial do hino Smoke On The Water, eles avisam que a próxima, é uma música de uma banda muito importante e Blitzkrieg Bop do Ramones faz todos gritarem "Hey Ho, Let's Go" e convidam mais um astro do Metal Nacional e Edu Garcia assume as baquetas para Walk, do saudoso Pantera. Ripper pergunta a Andreas se conhece uma pessoa de nome Johnny que administra seu site e Andreas respondeu dizendo que ele não conhecia, mas conheço esse aqui, e com clássicas notas do mais puro Rock´N´Roll, Johnny B. Good do criador do Rock Chuck Berry regravado pelo Judas Priest no álbum Rawn It Down pareceu mais uma brincadeira sensacional dos monstros presentes no palco. Depois disso, foi a vez do clássico do AC/DC com For Those About The Rock coladinho com Fucking Hostle do Pantera ainda contando com Edu Garcia nas baquetas.

    O próximo convidado, uma lenda no Metal Nacional, Silvio Golfetti ( ex- Korzus ) sobe ao palco e Andreas o enaltece lembrando que ele tocou com o Sepultura durante a Arise Tour, e Living After Midnight é apresentada em uma perfeição só vista quando executada pela banda original e na sequencia Andreas avisa que tocarão uma de suas grandes influências e South Of Heaven vai a um nível maravilhoso e foi cantada por todos do palco e da plateia.

    Comandando este trecho do show, o guitarrista do Sepultura relembrou  dos seus dias no Anthrax tocaram Madhouse em uma quase jam, já que a mesma não estava no set list original. Em seguida, dois petardos matadores e diretos com Creeping Death do Metallica, que teve direito a todos presentes no Blackmore fazendo o tradicional "Die, Die, Die" e mantendo a mesma energia intensa o Hail tocou Peace Sells do Megadeth. Já figura carimbada nos set lists do Hail, a versão poderosa de Balls To The Wall do Accept não deixou ninguém parado.

 

    Chegando quase ao fim do show Ripper explica toda sua adoração por Ronnie James Dio e como ele foi importante na carreira do música e para o Heavy Metal em geral, dessa forma, mandam nada mais nada menos que uma versão arrasa quarteirão do clássico Sabatico Heaven And Hell e depois atacam com o conhecido riff  de T.N.T., sucesso dos australianos do AC/DC que são recepcionados pelos gritos da galera com "Oi, Oi, OI!!!". E foi assim que o Hail encerrou a primeira parte com chave de ouro, louvor ou qualquer outro adjetivo que soe como maravilhoso.

    Aos gritos de "Painkiller, Painkiller" Andreas avisa que a música não estava no set, mas como capacidade e técnica não era problema para este quarteto, eles entoam Painkiller ( do Judas Priest ) para alegria da galera e terminam a noite com mais outro grande sucesso do Sepultura com Refuse/Resist deixando a plateia mais que satisfeita. A banda deixa o palco com gritos de "Hail...Hail..." e também de "Sepultura, Sepultura" ecoando da gargantas de cada um dos fãs presentes, mostrando todo o carinho do público o maior banda de Heavy Metal do Brasil. Posso finalizar esta resenha dizendo que foi uma noite espetacular, daqueles shows que orgulhamos em dizer: "eu estava lá....".

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Bruna Toko
da Play Alternative pelo credenciamento
Março/2012

Clique aqui e veja uma galeria de fotos do Hail

Clique aqui e veja uma galeria
de Fotos do Hail

Set List

1. Ace Of Spades
2. Territory
3. Stand Up And Shout
4. Symphony Of Destruction
5. Children Of The Damned
6. Burn In Hell / Desert Plains
7. Seek & Destroy
8. Mob Rules
9. Get Back
10. Smoke On The Water/Blitzkrieg Bop
11.Walk
12. Johnny B. Goode
13. For Those About To Rock
14. Fucking Hostile
15. Living After Midnight
16. South Of Heaven
17. Madhouse
18. Creeping Death
19. Peace Sells
20. Balls To The Wall
21. Heaven and Hell
22. T.N.T.
23. Painkiller
24. Refuse/Resist

Voltar para Shows