Morten Harket
Sábado, 22 de outubro de 2012 no Citibank Hall no Rio de Janeiro/RJ

Estréia de Morten Harket no Brasil show em carreira solo desde A-Ha.

    Morten Harket, ex-vocalista do famoso grupo oitentista A-Ha, retorna ao Brasil para show inédito em carreira solo. É a primeira vez que Morten se apresenta no Brasil com canções que seus fãs nunca presenciaram antes, durante sua carreira solo que se iniciou em 1993, com o álbum Poetenes Evangelium, mas que como Vogts Villa ( 1996 ) e Letter From Egypt ( 2008 ), não foram lançados no Brasil, talvez por serem cantados em norueguês. Os únicos álbuns solo de Morten lançados no Brasil são Wild Seed ( 1995 ) e Out Of My Hands, o qual veio divulgar em janeiro de 2012; aqui no Rio na loja FNAC.

    Como a carreira de Morten não foi muito explorada por aqui, provavelmente muita gente não conhecia suas músicas, mas não deixaram de comparecer por serem fãs de Morten e do A-Ha, com camarotes lotados e plateia cheia de casais.

    O mais comunicativo do A-Ha era Mags Furuholmen ( tecladista ), que com isso, assumia o papel de frontman do grupo em shows, e Morten nunca foi de muitas palavras em show. Mesmo assim, ainda que um pouco tímido, o cantor diz ao público depois de algumas musicas: “Boa noite! Infelizmente não fiquei o tempo suficiente no Brasil para aprender o português, então, podem me fazer ficar pra aprender. Eu vinha anunciando há um tempo que viria ao Brasil, então, aqui estou”. Certo, neste momento, provavelmente os fãs se perguntaram: “Como??”.

    Morten também relembrou o carinho dos fãs que o acompanham desde o Rock In Rio. Detalhe muito importante, é como suas fãs gritavam o tempo todo para o astro, que ainda arrancava suspiros e gritos histéricos como nos velhos tempos, com seus cinquenta e três anos em ótima forma e assim tivemos Burn Money Burn, I´m The One e Keep The Sun Away.

    Depois do diálogo, começou Crying In The Rain, canção de The Everly Brothers, imortalizada pelo A-Ha, e esse era o momento que todos diriam: “agora sim!”. Mas paciência, o show era do Morten, e mesmo descontentes de não poder ouvir todas as músicas do A-Ha, seus fãs puderam se divertir com o setlist que incluía; até mais que o esperado de A-Ha: “Crying In The Rain”, ”Out Of Blue Comes Green”, “Move To Memphis”, “Forever Not Yours”, “We're Looking For The Whales” e “Stay On These Roads”. E no meio destas algumas solo como Los Angeles, Wild Seed e When I Reached The Moon.

    Como informado pelo próprio Morten, foi escolhida uma música das antigas em blogs de cada estado que o recebeu, e no caso do Rio, a mais votada foi ”We're Looking For The Whales”, que era realmente antiga. E assim seguiu o show, variando entre músicas dançantes e melodias, como Movies e  Foot Of The Mountain. Na volta para o bis ele cantou "Send Me An Angel", "Lightning", “Spanish Steps” e “A Kind Of Christmas Card” além de mais uma do A-Ha com Stay On These Roads.

    Cada vez que Morten falava com o público, gritos femininos invadiam o espaço. E assim foi durante o show todo. Sua banda era formada por um excelente baterista, um guitarrista com poucos movimentos no palco, mas extremamente habilidoso, e um tecladista no comando dos sintetizadores, que obviamente não podia faltar ao astro dos anos 80. O som estava impecável; mesmo com efeitos de voz, Morten executa perfeitamente seus famosos agudos, e mostra que sua voz continua sendo música para nossos ouvidos. Houve ainda um segundo bis com Lay Me Down Tonight.

    Houve lá certos probleminhas com o retorno do microfone de Morten, que ele reclamou bastante, e teve de sair do palco algumas vezes, mas nada demais. Demais para galera mesmo, foi não ter tocado Take On Me, que de costume fechava os show no bis. Mas é o trabalho do Morten Harket que está sendo promovido, por isso, foi interessante essa variação no setlist para sair da mesmice. Certamente, valeu a pena e foi ótimo para seus fãs terem a chance de conhecer este trabalho, e poder voltar a ouvir várias canções do A-Ha, que infelizmente, acabou.

Texto: Chan Suan
Fotos: Eduardo Baptista
Agradecimento
s à Bianca Senna e Sabrina Schemberg
da Astrolábio Comunicação
 pela atenção e credenciamento

Outubro/2012

Setlist

1 - Burn Money Burn
2 - I'm The One
3 - Keep The Sun Away
4 - Crying In The Rain ( The Everly Brothers cover )
5 - Out Of Blue Comes Green ( A-Ha song )
6 - Move To Memphis ( A-Ha song )
7 - Forever Not Yours
8 - Los Angeles
9 - Wild Seed
10 - When I Reached The Moon
11 - We're Looking For The Whales ( A-Ha song )
12 - Movies
13 - Foot Of The Mountain ( A-Ha song )

Encore:
14 - Send Me An Angel
15 - Lightning
16 - Spanish Steps
17 - A Kind Of Christmas Card
18 - Stay On These Roads ( A-Ha song )

Encore 2:
19 - Lay Me Down Tonight

 

Voltar para Shows