RPM
Abertura: Agridoce
Sexta, dia 31 de agosto de 2012 no HSBC Brasil em São Paulo/SP

    Na última sexta-feira de agosto, o HSBC Brasil recebeu duas bandas de destaque no cenário nacional em uma promoção realizada por duas rádios da capital paulista, sendo elas a Alpha FM e 89FM. O RPM voltando a São Paulo na divulgação de seu mais novo álbum Elektra. Vale dizer que, durante o seu inicio, esta clássica banda do Rock Brasileiro foi conhecida como Revoluções por Minuto, depois simplesmente abreviada para RPM e foi sem dúvidas, uma das mais famosas no país entre 1984 e 1987 vendendo mais de 5 milhões de discos, fato que é merecedor de respeito.

    Já a atração de abertura, o Agridoce ( projeto paralelo da vocalista e do guitarrista da banda Pitty ) aproveitou a oportunidade para divulgar seu mais recente lançamento, o DVD Multishow Registro - Agridoce - 20 Passos, que é o fruto de suas músicas com levadas mais Folk inspiradas em nomes como Leonard Cohen, Nick Drake e Jeff Buckleye.

Agridoce

    O Agridoce se posiciona no palco com Pitty ao piano e Martinho ( ou Martin Mendonça ) ao lado com seu violão acompanhados dos músicos que faziam os teclados, samples e percussão para o show. O Agridoce começou com Upside Down seguida por B Day, já diferenciando do som da banda solo da cantora Pitty, pois ao invés do Rock onde a vocalista tem uma excelente presença de palco, aqui ela fica no piano, mais ao estilo da série "Barzinho e Violão", e neste caso, com piano e violão, a banda recriou uma atmosfera bem intimista e interessante.

    Romeu e Epílogos foram as seguintes e mostraram como a simplicidade do violão e o uso de um megafone são capazes de criar uma canção completamente diferente do habitual e definindo em poucos acordes com a qualidade da dupla. Indo mais ao Blues eles criaram o clima perfeito em Rainy e seguiram para no sucesso da banda 20 Passos, nesta, o guitarrista Martin assume o vocal, mostrando o quanto o duo esta alinhado e sempre enfatizando o quanto a banda esta feliz tocando junto.

    Desta maneira, emendaram a outra grande canção 130 Anos, com seu ritmo simples que serve de intro para talvez, o maior sucesso do Agridoce hoje, o hit romântico Dançando num clima bem ao estilo dos anos 60. Pitty comenta que não esperava o sucesso da música e pergunta como é interessante que todos agora conhecem o final certo da música, já que o final ao contrário da mesma não é executado na rádio e neste show a banda apresentou a versão completa.

   Martin anuncia que a seguinte é ao contrário da anterior e que seria curta e safada, ele estava falando de Beethoven Blues, do EP de estreia da banda, que manteve o clima intimista em alta, sendo na mesma pegada de Lágrimas Pretas, que foi a música posterior do set do Agridoce.

    Finalizam com SayO Porto e depois,  tanto Pitty quanto Martin saem do palco deixando os músicos finalizando com uma batida "a la" fanfarras sendo extremamente bem aplaudidos pela plateia.

 

Set List Agridoce
1. Upside Down
2. B Day
3. Romeu
4. Epílogos
5. Rainy
6. 20 Passos
7. 130 Anos
8. Lágrimas Pretas (Liminha cover)
9. Dançando
10.Beethoven Blues
11.Say
12.O Porto

RPM

    Depois de quase 20 anos, chegava a hora de rever um show do RPM, pois a última vez tinha sido com o projeto Paulo Ricardo & RPM em Santa Rita do Sapucaí/MG, na época apenas com Fernando Deluqui e Paulo Ricardo da considerada “formação clássica". Agora acompanhando de Paulo P.A. Pagni e o grande tecladista Luis Schiavon, a banda vem divulgando seu álbum de inéditas Eletrika, com uma turnê de muito sucesso pelo Brasil e mais uma vez, tinha um público literalmente de “casa cheia” na cidade de São Paulo e desta vez no HSBC Brasil.

    Apenas a título de informação e curiosidade - e as pessoas mais velhas lembrarão bem saudosas desta épocaPaulo Ricardo era o responsável pelos textos dos Pôsteres da antiga Editora SomTrês que muitos jovens na época compravam e decoravam seu quarto com os ídolos a cada lançamento. Todo o material escrito era do então jornalista Paulo Ricardo.

 

    Voltando ao show, de cara já mandaram duas do novo álbum Elektra sendo elas Muito Tudo e Dois Olhos Verdes, musicalmente a banda continua extremamente coesa, como sempre foram e esse era o seu grande diferencial nos anos 80, porém, as letras que continham uma "digamos revolta social" e festas, agora dão lugar a letras mais românticas, porém, mantendo a mesma pegada que consolidou a banda como uma das maiores em termos de vendagem de discos e produções de eventos do Pop Rock brasileiro.

    Vida Real, que marcou a volta da banda e é trilha sonora de Reallity Show, fez a plateia se empolgar, sendo sucedida por Rainha. O clima de superprodução em shows do RPM é a característica primordial em qualquer apresentação da banda e ao tocarem Juvenilla, tivemos o primeiro dos clássicos executados. Logo após, foi a vez de Guerra Fria, que continuou com o clima primoroso que esses quatro músicos juntos sabem fazer. E antes de A Cruz E A Espada, o vocalista Paulo Ricardo avisa que a música será tocada em homenagem ao ícone do Rock Nalcional Renato Russo.

 

    Em seguida, vem uma do álbum conhecido como Quatro Coiotes, que foi na época ignorado pela mídia e é sem dúvidas, o álbum mais cru da banda e que normalmente os roqueiros mais gostam, tanto que afirmo: Partners foi simplesmente sensacional. Na sequencia Fernando Deluqui pega um banquinho, seu dedal e com uma intro de Blues, começa a música seguinte com Paulo Ricardo lembrando que o Blues é o pai de todos os estilos, e nessa levada mais blueseira, recebemos uma ótima versão de Exagerado do Cazuza.

    A excelente instrumental Naja foi uma das surpresas da noite, e após esta, e para  um aumento da empolgação de todos foi exibido o tão famoso laser verde, marca tradicional da banda, que contorna o vocal durante a música Flores Astrais, cover do grande Secos & Molhados, faz todos cantarem em uníssono.

    Chegava a hora do já tradicional set acústico que a banda vem executando e Paulo Ricardo explorou bem em seu disco solo, Acoustic Live, desta maneira fizeram um medley com o vocalista abraçado a Fernando Deluqui tocando uma bela versão de Beaultiful Girl do INXS seguido por Imagine de John Lennon, One do U2 e a linda versão para o clássico Wish You Were Here do Pink Floyd com um brake no meio para execução Dois e retomando novamente com o sucesso do Pink Floyd.

    Para o clássico London, London Pitty sobe ao palco e canta junto fazendo desta uma versão diferente do clássico apresentado no cd Radio Pirata Ao Vivo. A nova versão da regravação de Ninfa, que é mais dançante que a versão original foi gravada no álbum Paulo Ricardo & RPM exibiu cenas do recém lançado clip no telão e mostrou o quanto de lenha ainda a banda tem para queimar.

    Chegava a hora dos inesquecíveis grandes clássicos dos anos 80, com a trinca “Revoluções Por Minuto”, “Alvorada Voraz” e “Louras Geladas”, que falam por si só pela energia que passam e aí meus amigos e amigas vocês podem imaginar como ficou o HSBC Brasil, com os jovens entre 30 e 50 anos voltando a reviver essa época dourada do Pop Rock Nacional. Paulo Ricardo lembra que apesar do show ser produzido por duas rádios ( Alpha FM e 89FM ) o RPM tem sua própria emissora e o hit Rádio Pirata fez a região da zona sul de São Paulo estremecer nesta finalização da primeira parte do show de maneira gigantesca.

 

    Para o bis tivemos Olhar 43, em versão grandiosa, que mostra que uma banda com uma obra perfeita que modificou o Pop Rock brasileiro nos Anos 80 e que consegue divulgar seu excelente álbum de inéditas ( o citado Elektra ) mesclando com clássicos, uma bela prova que grandes bandas vivem para sempre.

  A movimentação de Paulo Ricardo e Fernando Deluqui soaram de como grandes artistas mundiais. Show do RPM - independente de gosto musical - é quase como uma obra de arte, com iluminações perfeitas, movimentações de palco a altura do espetáculo e tudo muito bem sincronizado. Para complementar, com a formação clássica da banda, que junta, sabe como cativar uma plateia fazendo de um simples show um evento a se fixar na memória.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos especiais para Cristiane Batista do HSBC Brasil
pela atenção e credenciamento.
Setembro/2012

Set List RPM
1. Muito Tudo
2. Dois Olhos Verdes
3. Vida Real
4. Rainha
5. Juvenília
6. Guerra Fria
7. A Cruz E A Espada
8. Partners
9. Exagerado (Cazuza cover)
10. Mergulho
11. Naja
12. Flores Astrais ( Secos & Molhados cover )
13. Set Acústico ( Beaultiful Day/Imagine / One / Wish You Where Here / Dois / Wish You Where Here )
14. London, London ( Caetano Veloso cover )
15. Ninfa
16. Revoluções por Minuto
17. Alvorada Voraz
18. Louras Geladas
19. Rádio Pirata
Encore:
20. Olhar 43

Galeria de Fotos dos shows do RPM e Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP

 

RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP RPM no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP Agridoce no HSBC Brasil em São Paulo/SP

Voltar para Shows