Setembro Negro Festival 2012 com Autopsy e Gorgoroth
Abertura: Keep Of Kalessin e Cauterization
Sábado, 08 de Setembro de 2012
no Carioca Club em São Paulo/SP

    Há 10 anos vem acontecendo no Brasil, na cidade de São Paulo, um evento de Metal Extremo, conhecido anualmente por Setembro Negro Festival. Este ano, o festival juntou três dos maiores nomes do estilo: Keep Of Kalessin, Gorgoroth e a atração principal Autopsy, contando com a abertura da banda do interior paulista, a Cauterization.  A Tumba Prod é conhecida por trazer os principais nomes da música extrema mundial, tais como Morbid Angel, Enthroned, Marduk, Hate, Dark Funeral, Belphegor e entre outras em várias cidades do Brasil.

    O festival, aconteceu em uma das maiores casas da capital paulistana, o Carioca Club, e a abertura aconteceu no horário previsto ( às 16h ) e tendo como abertura a banda Cauterization, logo às 16h30. Foi um evento pontual em todos os sentidos, tanto no começo quanto no fim. Deixando todos os fãs presentes bem satisfeitos com as apresentações, pois o som estava perfeito, era possível ouvir todas as músicas de todas as bandas bem, que venha a próxima edição de 2013 com a mesma qualidade.

Cauterization

    Ao chegar ao local, notei um pequeno movimento na hora da entrada do Carioca Club, o credenciamento havia atrasado e infelizmente cheguei no final da primeira banda de abertura e a casa já estava mais ou menos cheia.

    Cheguei no final sim, porém, a tempo de conferir uma boa presença de palco do Cauterization, que é uma banda de Blackned Death Metal formada em 2008 no interior de São Paulo e é  composta por Maysa Rodrigues ( guitarra e vocal ), Well Moia baixo e backing vocal ) e Trojillo Jr ( bateria ). A banda é nova na cena e vem conquistando espaço no meio underground e já dividiu o palco com grandes nomes do metal extremo como Nocturnal Depression, Krisiun e agora nesta edição do Setembro Negro Festival.

    O Cauterization lançou seu primeiro demo intitulado Males Infestus em 2011, a qual segue com um set bem curto, com duração de 30 minutos composto de "Males Infestus", "Belial’s Cataclism", e a terceira, logo um cover do Dissection com a música Night’s Blood do álbum Storm Of The Light's Bane, de 1995, que infelizmente, como não estive presente nas primeiras e não pude notar como o público recebeu o Cauterization, mas sei que teve uma boa repercussão na mídia especializada, devido a vocalista Maysa, a qual tem se destacado por ter o melhor vocal feminino do gênero.

    Este demo pode ser encontrado no myspace da banda ( www.myspace.com/cauterizationhorde ) e no Youtube, aliás, ano passado gravaram o vídeo clipe para a música a qual foi uma de suas atrações do Setembro Negro deste ano, a Infernal Battlefield ( veja aqui ) que junto a Nasu foram as duas que encerraram o curto set do trio. Enfim, o Cauterization aumentou a expectativa do público que esperava as próximas atrações.

Setlist do Cauterization:
1 - Males Infestus
2 - Belial's Cataclism
3 - Night's Blood ( cover Dissection )
4 - Nasu
5 - Infernal Battlefield

Keep Of Kalessin

    Já era chegada a hora da primeira grande atração da noite, o Keep Of Kalessin, e o grupo formado por Thebon ( vocal ), Obisdian Claw ( guitarra ), Wiziac ( baixo ) e Vyl ( bateria ) se destaca com a boa presença de palco e a simpatia com os fãs a quem manteve contato com eles depois do show. As cortinas se abrem ao som de Kolossus, título do álbum de 2008, uma música de longa duração seguida por Judgement de Reptilian de 2010, Against The Gods e Warmonger, ambas do mesmo álbum de 2008.

    Os noruegueses possuem um som composto por várias mesclas, algumas vezes soando um som extremo e melódico ao mesmo tempo, sem excesso. Essas duas partes dão a diferença no grupo com uma identidade bem original em seus álbuns. Agregam elementos do Thrash e Death Metal em alguns pontos durante as músicas.

        A banda, que veio pela primeira vez ao Brasil para lançar o seu último álbum, o Repitilian ( que foi lançado lá fora em de 2010 ) com as músicas “Dragon Iconography”, “Dark As Moonless Night”, "Armada" e ”The Awakening”. Os noruegueses demonstram serem bastante competentes em seus instrumentos e Thebon tem um grande desempenho no vocal.

    Os riffs de Obsidian Claw tem um estilo Thrash Metal, enfim, todos os ritmos impressionaram os fãs presentes que acompanharam também as seguintes The Devine Land e The Wealth Of Darness e posso dizer que todas, sem exceção, deixaram todos felizes, mas quando tocaram a mais esperada, a Ascendent - a qual pode ser facilmente encontrada no Youtube - causaram o êxtase da plateia. O Keep Of Kalessin se mostrou uma banda de músicos competentes, que ao vivo mostraram bem a proposta de som que executam.

Set List Keep Of Kalessin
1 - Kolossus
2 - Judgement
3 - Against The Gods
4 - Warmonger
5 - Dragon Iconography
6 - Dark As Moonless Night
7 - Armada
8 - The Awakening
9 - The Devine Land
10 - The Wealth Of Darkness
11 - Ascendant

Gorgoroth

    Chegava a hora, da segunda atração internacional da noite, os satanistas mais esperados do Gorgoroth, que iniciaram suas profanas atividades na Noruega na década de 90 com Hat, Goat Pervertor e Infernus. Considerada uma das principais bandas do cenário Black Metal, já passaram por diversas mudanças e frequentemente são envolvidos em alguma polêmica, a mais recente aconteceu faltando apenas algumas semanas para desembarcar na América Latina, pois surgiu um comunicado na página oficial da banda, a infeliz notícia de que Pest, o atual ex-vocalista, teria sido demitido por se recusar a vir tocar no Brasil, então Infernus disse que continua a turnê conforme planejado e anuncia Hoest do Taake para a substituição.

    No próximo álbum, o Gorgoroth terá um novo vocalista, providente da Sérvia conhecido como Attergner da banda Triufall. No silêncio, após a abertura das cortinas ao som da Marcha Fúnebre e surge Hoest com suas roupas rasgadas e spikes ponteagudos com uma postura bem agressiva, inicia com Bergtrolleds Hevn do álbum Antichrist de 1996 segue depois com Aneuthanasia e Prayer do Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt de 200 . A casa já estava cheia e o fãs bastante animados, apesar da postura mais séria dos noruegueses no palco.

    O show iniciou às 18h tendo um repertório com duração de uma hora, e eles continuaram com Katharinas Bortgang do Pentagram, de 1994, além de "Revelation Of Doom" e "Forces Of Satan Storns", a última do álbum Destroyer e sem dúvidas, uma das músicas mais esperadas da noite. Entre outras que compõem o repertório tivemos na sequencia "The Rite Of Infernal Invocation", "Odeleggelse Og Undergang", "Blood Stains The Circle", a título do álbum de 1988, Destroyer e também "Incipid Satan", "Krig" e encerrando com Profetens Apenbaring e Unchain My Heart.

    Infernus aparentava bem compenetrado a cada riff e não demonstrava nada, apenas seguia com o show até o fim sem encore, o mais curioso foi a presença do guitarrista brasileiro Fábio Zperandio conhecido pelo seu trabalho com a banda Ophiolatry e o baterista Vyl, o qual tocou com os noruegueses do Keep Of Kalessin na mesma noite. Foi uma boa apresentação e uma ótima escolha da Tumba Prod para o décimo Setembro Negro neste ano de 2012.

Set List Gorgoroth
1 - Bergtrolleds Hevn
2 - Aneuthanasia
3 - Prayer
4 - Katharinas Bortgang
5 - Revelation Of Doom
6 - Forces Of Satan Storns
7 - The Rite Of Infernal Invocation
8 - Odeleggelse Og Undergang
9 - Blood Stains The Circle
10 - Destroyer
11 - Incipid Satan
12 - Krig
13 - Profetens Apenbaring
14 - Unchain My Heart

Autopsy

    Finalmente, hora dos clássicos oitentistas do Autopsy, pois a banda de Death Metal formada nos Estados Unidos por Chris Reifert ( vocal e bateria ), Danny Coralles e Eric Culter ( guitarras ) e Joe Trevisano ( baixo ) entraram no palco realizando um set focado no primeiro registro de 1988, o demo Critical Madness, com Charred Remains seguida por In The Grip Of Winter do Mental Funeral deixando os fãs atordoados.

    Antes de começarem a tocar notava-se que o guitarrista Eric Culter se comportava de forma estranha, numa concentração profunda e muito assustadora, mas, nada impedindo de tornar a noite inesquecível, nas tradicionais rodas de bate cabeça as quais se manifestavam direto ao som de Severed Survival do primeiro álbum de 1989, que foi seguida por "Pagan Saviour", "Embalmed" e dos clássicos da década de 90 como Dead e Voices, além da trinca "Slaughterday", "Seeds Of The Doomed" e "Mauled To Death".

    Depois continuaram quebrando tudo com Gasping For Air e Ridden With Disease. Quase no final tocaram as mais conhecidas e as que mais se destacaram em todo o seu repertório com Twisted Mass Of Burnt Decay e Critical Madness que finalizaram com chave de ouro e deixou a todos ali presentes satisfeitos com a boa apresentação do baterista, o qual tem se destacado por realizar as duas funções, como vocalista também, de uma das maiores bandas de Metal extremo norte americana.

    Uma excelente organização da Tumba Prod, que venha as próximas com a mesma qualidade de todos festivais realizado nestes últimos 10 anos. Foi um show impecável, tanto quanto a organização quanto a pontualidade. Que venha o próximo Festival na mesma qualidade em 2013!

Texto e Fotos Erika Beganskas
Agradecimentos à Luciano Piantonni
e a Tumba Prod pela atenção e credenciamento
Setembro/2012

Set List Autopsy
1 - Charred Remains
2 - In The Grip Of Winter
3 - Severed Survival
4 - Pagan Saviour
5 - Embalmed
6 - Dead
7 - Voices
8 - Slaughterday
9 - Seeds Of The Doomed
10 - Mauled To Death
11 - Gasping For Air
12 - Ridden With Disease
13 - Twisted Mass Of Burnt Decay
14 - Critical Madness

Galeria de Fotos do Setembro Negro 2012
Com:Autopsy, Gorgoroth, Keep Of Kalessin e Cauterization

 

Autopsy no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Autopsy no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Autopsy no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Autopsy no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Autopsy no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Autopsy no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Autopsy no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Gorgoroth no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Keep Of Kalessin no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Cauterization no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP Cauterization no Setembro Negro Festival 2012 no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows