Snow Patrol - Fallen Empires Tour
Abertura: Vanguart
Quarta, dia 10 de outubro de 2012
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Pelo terceiro ano seguinte o Snow Patrol volta ao Brasil, porém, desta vez seu primeiro show sem participar de festivais, sendo a última ano passado no Rock in Rio, mas ainda na turnê do álbum Fallen Empires, que desta vez passou também pelo Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG, sem contar claro com São Paulo/SP, que vocês poderão acompanhar os detalhes do que aconteceu neste show no Credicard Hall logo abaixo.

    No último dia 10 de outubro, o número de paulistanos que compareceram ao Credicard Hall não foi muito grande, sendo apenas um público mediano comparado com os demais shows que tenho acompanhado por lá neste ano, mas os que foram, puderam presenciar um show cheio de energia, que foi abrilhantando ainda mais o clima de festa com a participação do Vanguart, que abriu o show da banda irlandesa/escocesa.

 

Vanguart

    O Vanguart, que até então não sabia que era uma banda nacional, mostrou ao meu ver um Indie Rock, a la Strokes, porém, cantado em português, e embora eu não conhecia a banda, muitos dos presentes estavam lá também pela banda, o que prova que banda de abertura sempre tem seu espaço e consegue muitas vezes amostrar seu serviço e ganhar mais fãs.

    Formado por David Dafré na guitarra e vocais, Douglas Godoy na bateria, Fernanda Kostchak no violino, Helio Flanders na voz, violão, gaita, trompete e vocais, Luiz Lazzaroto no piano, teclado e vocais, Reginaldo Lincoln na  voz, baixo e vocais mostrando seu trabalho por quase 40 minutos tocando canções como "Cachaça", "Nessa Cidade", "Mi Vida Eres Tu" e outros sucessos, que foram cantados pelo seu público, que aliás, estava em número significativo e que acompanhou todas as letras durante a apresentação.

    Detalhe importante foi que o show cresceu em movimentação de performance e movimentação quando a violonista da banda Fernanda entrou no palco e colocou-se em destaque tanto o vocalista David como o baixista Reginaldo na terceira música: ...das lagrimas. O Vanguart cumpriu bem o papel de apresentar seu som e deixando espaço a banda principal da noite e deverá ganhar muito espaço na mídia com mais experiência e estrada, portanto caros leitores(as) do Rock On Stage fiquem de olho nesta banda.

Snow Patrol

    Após a troca de palco, um a um, os integrantes do Snow Patrol estavam no palco com uma belíssima troca de imagens no telão em uma sequencia extremamente interessante de ser vista, para então Gary Lightbod nos vocais, Nathan Connolly na guitarra, Paul Wilson no baixo, Tom Simpson nos teclados e Jonny Quinn na bateria começarem a fazer o Credicard Hall pular e cantar em conjunto com a banda em dois de seus sucessos, as músicas Hands Open do cd Eyes Open de 2006 e Take Back The City. E a segunda presente no álbum A Hundred Million Suns de 2008, como em toda turnê, teve Gary Lightbod e Nathan Connolly cantando seus versos bem perto fazendo um belo dueto e terminam a primeira trinca com Crack The Shutters, que é outra deste disco de 2008.

    Já nesse momento, o carismático vocalista já esbanjava felicidade e cantou praticamente as três músicas com uma bandeira do Brasil - que foi atirada ao palco - em suas mãos.


 

    O carisma e a energia positiva que a banda transmite tornou o show extremamente agradável, além da qualidade de seu Pop, fazendo com que até os mais radicais, que ficam com a fisionomia de bravo, acabem batendo o pé e acompanhando o ritmo da música, de tão contagiante que o som do Snow Patrol torna-se com o passar do show.

    Pela quarta música foi atirado um presente ao músico, que agradeceu profundamente ao fã e estranhamente não mostrou seu presente, fato que deixou todos com uma tremenda curiosidade. Todas as fases da carreira da banda marcaram presença e eles seguiram o set com This Isn't Everything You Are do Fallen Empires ( 2011 ), Run do Final Strew ( 2003 ), In The End, que foi mais uma do último de estúdio, o Fallen Empires e Gary Lightbod então anuncia que a próxima não havia sido tocada ainda na América Latina e introduz The Garden Rules, outra das novas executadas nesta noite.

    Gary Lightbod brinca com o público mais um pouco e You Could Be So Happy faz o público presente delirar. E a dobradinha Shut Your Eyes e Chasing Cars, vieram seguidamente permanecendo o alto astral da banda ao vivo com estas três músicas do disco Eyes Open.

    A última parte do show seguiu com Chocolate do Final Strew e depois com  Called Out In The Dark do último Fallen Empires e que fez parte da novela televisa Fina Estampa. A próxima foi a título do cd Fallen Empires e Open Your Eyes ( do Eyes Open que é sucesso na série americana Gossip Girl ), que evidentemente foi cantada em  uníssono por todos finalizando a apresentação com You're All I Have, mais uma do álbum de 2006, que vendeu mais de 5 milhões de cópias pelo mundo.

 

    Após um curto período, o bis veio com Just Say Yes, que fechou essa apresentação de uma banda excelente, mostrando que o novo Pop Rock tem muita coisa de interessante além do Matchbox 20, que voltou a ativa recentemente mostrando que esse estilo consegue se reinventar fazendo shows surpreendentes como este.

    Um detalhe adicional foi a quantidade de câmeras e qualidade visual, pois, o concerto foi gravado pelo Snow Patrol com uma aparelhagem de primeira linha e talvez possa ser lançado em um futuro DVD ou cd ao vivo. Escolha perfeita, porque a plateia presente no Credicard Hall foi tão animada, que parecia que tínhamos o dobro de gente presente no vendo o show do Snow Patrol.

 

Texto e Fotos por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Guilherme Oliveira e Tatiana Ito
 da T4F pela atenção e credenciamento.
Novembro/2012

Set List Snow Patrol

1. Hands Open
2. Take Back The City
3. Crack The Shutters
4. This Isn't Everything You Are
5. Run
6. In The End
7. The Garden Rules
8. Set The Fire To The Third Bar
9. You Could Be Happy
10. Make This Go On Forever
11. Shut Your Eyes
12. Chasing Cars
13. Chocolate
14. Called Out In the Dark
15. Fallen Empires
16. Open Your Eyes
17. You're All I Have

Bis
18. Just Say Yes

Galeria de Fotos do Snow Patrol e Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP 

Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Snow Patrol no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP Vanguart no Credicard Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows