Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt
Aniversário de 18 anos do Manifesto Rock Bar
Sábado, dia 01 de dezembro de 2012
 no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

     O Manifesto Rock Bar é considerado uma das casas de shows mais respeitadas do cenário Heavy Metal de São Paulo e comemora 18 anos desde a sua inauguração, ocorrida em 1994. Tendo uma das atrações especiais convidadas para esta noite, a Sphaera Rock Orchestra, segundo o dicionário esfera, forma geométrica perfeita, que simboliza completude, tempo, continuidade, transcendência. Este conceito trouxe à esta nova orquestra de câmara a oportunidade perfeita de pôr em prática seu princípio artísticos.

    Os integrantes que compõe esta orquestra Alexey Kurkdjian ( direção artística, violino, guitarra e regência ), Rafael Bittencourt ( voz e guitarra ), Márcio Sanches ( guitarra ), Ricardo Bocci ( voz ), Bebel Ribeiro ( flauta ), Will Tomao ( clarinete ), Luiz Fernando Cadorin ( violino I ) , Mariana Ribeiro ( violino II ), Renato Rossi ( viola ), Thais Duarte ( violoncelo ), Douglas de Freitas ( contrabaixo ) e Rodrigo Luzzi ( bateria ).

    Criado pelo músico e violinista Alexey Kurkdijian, o Sphaera Rock Orchestra é um conjunto que mistura arranjos de Música Clássica com Rock’n´Roll criando uma nova estética musical. O grupo fez parte de vários projetos como no álbum A-Lex, da banda Sepultura, performances com o guitarrista e vocalista Rafael Bittencourt ( Angra e Bittencourt Project ), Ricardo Bocci ( ex-Viper ) recentemente estiveram em um show no Centro Cultural São Paulo com o renomado Andreas Kisser ( do Sepultura ), atraindo público de todas as idades, com um repertorio bem amplo incluindo variedades desde musica clássica, Rock, composições originais, World Music e trilhas sonoras de filme.

    Infelizmente, a casa não encheu como o esperado, diferente de outros lugares como Sesc Santana, no dia de um concerto didático e gratuito para alunos de escolas públicas, por três longos dias, em seguida na Fnac Paulista no Dia Mundial do Rock foram mais de quinhentas pessoas no Fórum de Eventos Cultural e a presença inusitada da Rede Globo com o SPTV e o Leitura Dinâmica da RedeTV, em seguida na Praça Victor Civita em Pinheiros/SP em um show gratuito e vespertino, com uma boa presença de público de todas as idades e o dia estava maravilhoso o que ajudou e bem quente.

    Estiveram também recentemente no Centro Cultural São Paulo com uma participação especial do Andreas Kisser, tocando clássicos do Sepultura iniciando com Kaiowas e uma homenagens aos índios com imagens fotográficas em um telão durante o show, além de músicas como a Roots, Bloody Roots e Refuse/Resist e um repertório recheado de novidades.

    Já no Manifesto Rock Bar havia cerca de duzentas pessoas, com um setlist longo dividido em duas partes a primeira, dando início às 00h50 com a introdução de Overture, na segunda música o americano Scott com uma voz de presença invade o palco mandando Man In The Box, do Alice in Chains, depois lembraram Ramones com Poison Heart e também as bandas Van Halen com Can’t Stop Loving You e Whitesnake com Still Of The Night.

    O ponto alto desta primeira parte foi com um dos clássicos da década de 80, com Heaven´n´Hell do Black Sabbath, a lenda do Heavy Metal, tocando a música em homenagem a Ronnie James Dio com arranjos orquestrais deixando todos enlouquecidos acompanhando em coro o refrão. O americano estava com uma camisa colorida, uma hora óculos escuros e outra hora elmo viking, o que deixou o show mais interessante foi sua primeira participação como vocalista da banda.

    Em seguida o show continuou com Real Miracle, música criada pelo guitarrista Marcio Sanches, com um significado especial. A noite segue com The Unforgiven do Metallica, Mama I´m Coming Home do Ozzy Osbourne e The Show Must Go On do Queen e nesta quem assume os vocais foi o ex-vocalista do Viper Ricardo Bocci, que está com a orquestra desde seu princípio e é a canção que vibra, pelo significado, pelos arranjos, pela entonação da voz deixando o clima bem animado.

    No final da primeira entrada, Alexey Kurkdijian veste a camisa do Sepultura, pega a sua guitarra Fly-V laranja, e arrebenta no vocal com a Roots, Bloody Roots e a orquestra com Kaiowas, era impossível não ficar parado, quem estava de perto entrava em completo êxtase, cantarolando a música junto e por pouco não formou uma roda de bate cabeça, e assim termina a primeira entrada.

    Com uma pausa de 15 minutos, inicia-se a segunda entrada, com Eleanor Rigby dos Beatles, orquestrada com um arranjo bem semelhante ao que é. Alexey Kurkdijian se pronuncia, na segunda música, com Mourão de Cesar Guerra Peixe, com ritmo folclórico puxado para o norte do país é um compositor português de origem cigana, nascido no Rio de Janeiro/RJ, a canção animada contagiou quem estava presente, notava-se uma pequena rodinha de pessoas dançando durante toda a musica, em seguida um cover do Queen com Who Wants To Live Forever e Dio, não podia faltar com Holy Diver, também uma das canções mais esperadas da noite.

    Alexey Kurkdijian apresenta Rafael Bittencourt como membro oficial da família Sphaera Rock Orchestra e este realiza junto com a banda, o repertório com quatro canções de seu projeto de 2008. Rafael Bittencourt inicia com um solo de guitarra seguindo com Holding Back The Fire, com a Orchestra sendo conduzida pelo seu maestro, sincronizando solo de guitarra com os arranjos juntos, deixando a musica perfeita e sendo acompanhado por um coro em um som que estava perfeito.

    Depois continuou com Santa Tereza, que é uma canção mais tranquila, além de The Underworld e Nightfly, que são canções mais animadas, e via-se uma galera dançando durante toda a musica e curtindo a vibe, pois todos acompanhavam e Rafael Bittencourt demonstrava-se bem feliz e com muita agilidade em sua guitarra.


   
    Para finalizar a noite de aniversário do Manifesto Rock Bar, nada melhor que um clássico do Iron Maiden e o Sphaera Rock Orchestra tocou para alegria de todos a Fear Of The Dark, como era final da madrugada e a maioria estava cansada, mas mesmo assim, a noite terminava com um gosto de quero mais e um coro invadiu a casa, pois todos repetiam o seguinte refrão  Fear Of The Dark com as mãos para cima juntos até que executaram Perry Mason do Ozzy Osborune.

    No encore tivemos Sepultura novamente com a Roots, Bloody Roots com Alexey Kurkdijian no vocal quebrando tudo, realizando o desejo de quem estava assistindo e pedindo bis. Não poderia faltar a surpresa que a Sphaera Rock Orchestra preparou para a noite, um Feliz Aniversário com Rock e Orquestra, tudo junto, e encerra o show, antes das cinco da manhã.
 

Texto e Fotos: Erika Beganskas
Dezembro/2012

Set List Sphaera Rock Orchestra

1ª Entrada
1- Alexey Kurkdjian Overture
2 - Alice In Chains: Man In The Box
3 - Ramones: Poison Heart
4 - Marcio Sanches: Real Miracle
5 - Metallica: The Unforgiven
6 - Ozzy Osbourne: Mama I’m Coming Home
7 - Queen: The Show Must Go On
8 - Van Halen: Can’t Stop Loving You
9 - Whitesnake: Still Of The Night
10 - Black Sabbath: Heaven´N’ Hell
11 - Sepultura: Roots, Bloody Roots
12 - Sepultura: Kaiowas

2ª Entrada - Rafael Bittencourt
13 - The Beatles: Eleanor Rigby
14 - Cesar Guerra Peixe: Mourão
15 - Queen: Who Want’s To Live Forever
16 - Dio: Holy Diver
17 - Rafael Bittencourt: Holding Back The Fire
18 - Rafael Bittencourt: Santa Teresa
19 - Rafael Bittencourt: The Underworld
20 - Rafael Bittencourt: Nightfly
21 - Iron Maiden: Fear Of The Dark
23 - Ozzy Osbourne: Perry Mason


Galeria de fotos do Sphaera Rock Orchestra no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP Sphaera Rock Orchestra & Rafael Bittencourt no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

Voltar para Shows