Tarja Turunen - What Lies Beneath Tour - Final Leg
Abertura: Tierramystica

Quinta,  05 de abril de 2012 no Via Funchal em São Paulo/SP

    Tarja Turunen, a finlandesa que modificou e influenciou toda uma geração do Heavy Metal ao incluir canto lírico no mesmo, vem seguido firme após sua saída do Nightwish com uma banda bem postada e com shows onde mostra toda sua simpatia adquirida em anos de estrada, a musa decidiu finalizar sua turnê do álbum What Lies Beneath de 2010, com uma segunda perna pela America do Sul, onde gravou seu DVD na Argentina antes de vir ao Brasil em shows que passaram por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. 

    Uma quinta feira, numa véspera de feriado, várias excursões presentes e uma fila que em outras épocas certamente seria maior, talvez pela quantidade de shows internacionais que estamos tendo esse ano, tivemos um bom público, que pela agitação durante o espetáculo parecia que estávamos com uma Via Funchal completamente Sold Out, e estávamos com quase 70% da capacidade da casa. 

 Tierramystica 

    O clima estava tão positivo e mágico que ao entrar no Via Funchal o Tierramystica ainda passava o som e a galera de frente ao palco em pequeno número agitava como se a banda estivesse no palco abrindo a noite Oficialmente, foi muito bom ver a plateia de São Paulo respeitando a banda e curtindo mais uma excelente banda, que esta prestes a lançar seu primeiro DVD que se chamará A New Legend, A New Journey, que foi gravado no Bar Opinião em Porto Alegre/RS.

    O Tierramystica mescla o peso do Heavy Metal aos ritmos latinos e sopros andinos, utilizando instrumentos incomuns ao Heavy Metal como bumbo leguero, cajón, castanholas, charango, ocarina, zamponha, quena, quenacho, toio e antara, e estão na estrada desde janeiro de 2008 e formado atualmente por  Gui Antonioli nos vocais e percussão, Alexandre Tellini na guitarra e zampoña, Fabiano Muller na guitarra, Rafael Martinelli no baixo, Luciano Thumé nos teclados, Duca Gomes na bateria e Ricardo Duran nos vocais e guitarra acústica.

    Após a intro, El Dorado, o single conhecido da banda já mostrou a potência dessa banda do Rock Grande do Sul, como costumo chamar em função de inúmeras boas bandas vindas da região e com seu Metal forte com toques da cultura Andina como Gui Antoniolli mencionou durante a apresentação e que os mesmos tem muito orgulho em divulgar a cultura local, na sequencia Celebration contagia o público e sempre que o público era solicitado, a plateia agitava e muito. 

    Chegava a hora, segundo a banda, de um hino do Heavy Metal com a versão utilizando os instrumentos característicos do Folk Metal e Fear Of The Dark, mais que clássico do Iron Maiden nos é apresentado em uma versão excelente, a plateia foi ao delírio e cantou em uníssono a versão da banda gaucha.  A presença de palco dos membros é fantástica com intensa movimentação que o estilo exige e após a matadora canção Winds Of Hope, a banda avisa que após o encerramento do show de Tarja Turunen, eles estariam na parte de merchandising e finalizam seu curto set com a estupenda Spiritual Song,  curto porém de uma qualidade estupenda.

Set List

1. Intro
2. El Dorado
3. Celebration
4. Fear Of The Dark
5. Winds Of Hope
6. Spiritual Song 

Tarja Turumen 

    Após o set maravilhoso do Tierramystica chegava a hora de rever dois monstros ( Tá bom...tudo bem... um monstro e uma bela morena, como em seu novo projeto de ambos juntos Beauty and the Beast ) e que tinha visto pela última vez no Live'n'Louder em Porto Alegre e ambos em suas antigas bandas, respectivamente Nightwish e Rage. Uma cortina com o rosto de Tarja cobriu o palco do Via Funchal até a hora que ela iniciaria seu show.

     Após alguns minutos a diva Tarja Turunen ( vestida com uma longa roupa preta, mas, que deixava à vista seu sensual decote ), Alex Scholpp  na guitarra, Kevin Chown no baixo, Christian Kretschmar nos teclados, Max Lilja no violoncelo e com o espetacular Mike Terrana na bateria no palco, a intro seguida de Anteroom Of Death, porém, a cortina com o rosto de Tarja ainda continuava e a movimentação era normal, entretanto, a penumbra criada no visual era algo tenso, pois, todos querendo ver a cantora perfeitamente, mas, só quase no final que a enorme cortina cai e podemos ver a musa finalmente, evidente que o Via Funchal veio abaixo nesse momento e a essa altura a segunda música Lost Northern Star já estava sendo tocada e o público cantava todas as músicas, provando que muitos acompanham a cantora mesmo após a demissão de sua ex-banda. E assim Dark Star e Naiad deram continuaram o show e sempre cantada por todos, a plateia literalmente ovaciona a cantora, que nessas horas já se emocionava deixando claro seu amor pelo Brasil.

    Em seguida vieram na minha opinião as melhores músicas da carreira solo de Tarja, Falling Awake e I Walk Alone, que para variar foram cantadas por todo o público e foram o prefácio para um momento ímpar: o solo de bateria de Mike Terrana, ele é um gênio das baquetas, fato que é de conhecimento de todos, mas, ele é impressionante e a posição de sua bateria não era no fundo e na lateral do palco ( como vocês caros leitores(as) poderão verificar nas fotos ). Mike Terrana realizou um solo sensacional, sem ser chato ou coisa assim, aclamado por todos, pois não há como ficar indiferente em uma habilidade técnica imensa sem ser monótono. No final de seu solo ele tocou em cima do clássico Can Can dos bordeis franceses, fazendo todos aplaudirem no ritmo mostrando o quanto Mike é querido pelo público brasileiro.

    Após uma intro com a banda, Litle Lies segue o clima da musicalidade que Tarja apresentou nos álbuns Winter Storm e no último What Lies Beneath, disco que trouxe uma regravação do Whitesnake e que ela sempre toca em seus shows: Still Of The Night em uma versão excelente com a batida de Terrana, vocais de Tarja e o violoncelo de Max Lielja ( ex-Apocalyptica ). Após mais uma troca de roupas de Tarja, a musa, avisa que chegou a hora de um set acústico com direito a "Rivers Of Lust", "Minor Heaven", "Montañas de Silencio" e "Sing for Me", sequência soou espetacular e a vocalista inclusive assume os teclados em uma das faixas. Após o set acústico e a tristeza que o show estava direcionando para o seu final, Tarja nos brinda com algumas músicas novas, um pouco mais comerciais, digamos assim, e termina seu set com "I Feel Immortal", "Never Enough" e "In For A Kill”. 

    Para o bis, finalmente temos uma música de sua antiga banda, Nightwish, e a linda Bless The Child leva o público a beira da insanidade, e mantendo essa vibração a segunda do bis foi Die Alive e com a mágica Until My Last Breath tivemos o encerramento da apresentação. 

    Tarja deixou claro todo seu amor pelo público, principalmente pelo carinho dos fãs, que realmente retribuíram emocionando a vocalista e com essa troca de energias, ela foi ovacionada aos gritos de "ole, ole olá...Tarrjaaa...Tarrjaaa". Dessa forma, ela volta e com o símbolo do número um nas mãos e o baterista Mike Terrana faz os toques da intro de um dos hinos de uma lenda, que nos deixou há pouco tempo e teve um cover do Nightwish regravando na brilhante voz de Tarja e Over The Hills And Far Way terminou a apresentação perfeita, mesmo desconsiderando a não execução de Wishmaster pedida pelos fãs aos gritos. 

 Tarja Turunen ainda permaneceu uns dois minutos à frente do palco agradeceu a todos emocionada, para então sair com despedindo-se com toda a sua conhecida simpatia fazendo com que o público - que não lotou o Via Funchal como muitos pensaram - ganhassem o primeiro presente do Coelhinho Metaleiro da Páscoa...

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Damaris Hoffman
e a produtora Top Link Music pela atenção e credenciamento
Abril/2012

Galeria de Fotos de Tarja Turunen e Tierramystica no Via Funchal em São Paulo/SP

Galeria de Fotos de Tarja Turunen
e Tierramystica no Via Funchal em São Paulo/SP

 

 

Set List

1. Anteroom Of Death
2. Lost Northern Star
3. Dark Star
4. Naiad
5. Falling Awake
6. I Walk Alone
7. Drum Solo
8. Little Lies (band)
9. Little Lies
10. Into The Sun
11. Still Of The Night (Whitesnake cover)
12. Rivers Of Lust / Minor Heaven / Montañas De Silencio / Sing For Me /
13. I Feel Immortal
14. Never Enough
15. In For A Kill
Bis:
16. Bless The Child  (Nightwish cover)
17. Die Alive
18. Until My Last Breath
Bis 2:
19. Over The Hills And Far Away

 

Voltar para Shows