The Sisters Of Mercy
Sábado, dia 10 de março de 2012
no Via Funchal em São Paulo/SP

    Desta vez fomos pegos de surpresa!! Bom eu fui. O credenciamento estava marcado para ser retirado até as 21:00 h no dia do show o que me fez pensar que o show começaria mais cedo também, mas ledo engano. Era um truque para o pessoal chegar mais cedo e como cheguei acabei dando uma volta pela região chegando bem no começo da primeira música. E o show começou pontualmente as 22:00 h, ou se atrasou, foi coisa de no máximo 3 minutos e lá começo a observar o público presente, a qualidade do som, locais bons para se assistir ao show e ouvi-lo também.

 

    Muita gente vestida de preto ou praticamente todos assim, afinal o som prometia e como esfriou no começo da noite, os sobretudos e casacos eram bem vindos. Mas parece que o vocalista e único membro original da banda, Andrew Eldritch não se ligou nisso e ficou com uma camisa com cores bem vivas, mais para visual de DJ de balada eletrônica do que para alguém gótico. Mas seus famosos óculos escuros estavam lá e uma barba grossa sem costeletas encobriam seus lábios finos por onde saia uma voz soturna e grave, que foi encoberta várias vezes pelos instrumentos. Tinham me dito que era apenas dois músicos no palco e alguém da mesa de som faria o som do baixo e da bateria e ainda posaria para fotos, agitaria, etc. Aí, eu pensei que seria a mesa de som que fica lá atrás da pista do Via Funchal dando a entender que seriam dois focos no show, um no palco e outro lá atrás na mesa de som, mas essa mesa era outra, no palco mesmo. O cara ficou lá com três notebooks fazendo seu som e peripécias e para uma banda gótica que influenciou gerações, até que eles agitam bem dentro do estilo. Não me lembro do nome dele.

    O show começou com Kiss The Carpet em um alto e bom som, porém um pouco embolado. Seguiram com Ribbons, Doctor Jeep/Detonation Boulevard e depois Crash And Burn que teve uma microfonia no final da música que estragou o momento, pois é um hit esperado pelos fãs. Não sei se foi microfonia ou a distorção das guitarras que acabou dando isso, mas, quebrou o clima. Logo emendam com Alice e Amphetamine Logic - do primeiro álbum da banda - para a alegria dos fãs ali presentes. Logo a seguir surgem com First And Last And Always do longínquo ano de 1985, animando um pouco mais o Via Funchal, que embora não estivesse lotado ou muito cheio, estava cheio com uma quantidade de público esperada.

    A banda se comunica pouco ou quase nada com o público mas Chris Catalyst e Ben Christo, ambos guitarra e backing vocal, sabiam agitar no palco até mais do que as pessoas na plateia e realmente deram uma injeção de ânimo a plateia, que seguia junto agitando. A seguir a banda vem com Arms e logo depois com as clássicas Dominion/Mother Russia, que fez a plateia sentir aquele feeling que se espera num show em certos momentos ou se a pessoa é muito fã da banda, em todos os momentos. Alguns dizem que os guitarristas não tocam e há um playback por trás deles, mas pelo que ouvia ali acho que tudo isso era papo.

 

    O show não para e está longe de acabar, portanto Summer é a próxima música executada, seguida por On The Wire e o primeiro cover da noite surge com a música Gift That Shines, da banda Red Lorry Yellow Lorry, mas, quando First And Last And Always começou a ser tocada o Via Funchal foi preenchido com uma euforia diferente e de fato sua pegada mais cadenciada que na introdução lembra o pós Punk dos anos 70 e também filmes de bangue-bangue, fez a plateia se animar e soltar um pouco o corpo. This Corrosion foi a próxima música que contagiou centenas de pessoas ali pelo jeito. As vezes ficar olhando para trás para analisar o público acaba se notando que todos ou quase todos estão realmente curtindo ou só prestando atenção. O brilho nos olhos denuncia as vezes.

 

    E eis que surge mais um cover, e a música Pipeline do grupo de Surf Music The Chantay’s acaba animando um pouco mais a plateia. Até que foi uma boa escolha da banda tocar essa música que é totalmente fora da linha deles e como ela é instrumental, Andrew Eldritch ficou de fora do show deixando o espetáculo apenas com os animados guitarristas. Como a música tem breve duração, Andrew volta ao palco o público queria mais e mais e para atendê-los vem More, que em sua introdução com teclados dá novamente aquela injeção de ânimo na plateia. É outro hit que mesmo alguém que não fosse fã da banda e os ouves nos anos 80 e 90 logo sabe que são eles. A plateia sabia o que essa música representa e correspondeu cantando o mais alto que podia e até encobria a voz do vocalista as vezes. É, foi um dos momentos mais altos do show. A banda encerra essa parte do show com Flood 2 e saem do palco. Aquela microfonia só se repetiu novamente em outra música durante o set, e exatamente nos segundo finais da mesma e o outro problema era a voz de Eldritch um pouco baixa, provavelmente culpa do técnico de som já que o músico devia estar se ouvindo no palco.

 

    Menos de cinco minutos depois retornam para mandar mais duas músicas: Something Fast e emendam com outro clássico, Lucretia My Reflection que com sua introdução grave na linha do baixo e sua marcação constante, fizeram os fãs agitarem e curtirem demais. Era outro momento que parecia pista de dança, algo de balada.

 

    Saem do palco para o segundo encore e noto alguém da produção levar uma lanterna grande, pelo jeito bem potente, para ao lado do pedestal do microfone e pensei que Eldritch iria usá-la para iluminar a plateia nos próximos sons e quem sabe o mais do que clássico Walk Away seria tocado e ele usaria a lanterna, mas não. A banda retornou e Eldritch parece que esqueceu da lanterna, ou será que vi coisa demais.. ou de menos? Vai que ele usou-a e não percebi.

 

    O novo bis inicia-se com Rain From Heaven, do álbum Gift do projeto paralelo de Eldritch chamado Sisterhood lançado em meados de 1989. E para terminar este show, a banda brinda a plateia dom Temple Of Love e Vision Thing, encerrando de sopetão o show que poderia ter sido melhor se tivesse mais umas três músicas, entre elas a mais que obrigatória Walk Away e pelo que lembro, eles não tocaram na primeira vez que vieram e os fãs se decepcionaram por ela ter sido excluída. Dessa vez parece que isso se repetiu, pois vi uma garota passando por mim dizendo que queria ter ouvido uma certa música, provavelmente esta. Alguns ficaram por ali conversando, outros saíram cabisbaixos, provavelmente cansados ou pensativos, outros ainda iria para outros locais enquanto alguns como este registrador aqui voltaria para casa. A noite valeu a pena e tudo foi tranquilo. Se todos show fosse assim seria muito bom!

 

Por Hamilton Tadeu
Agradecimentos à Damaris Hoffman da Top Link Music
e Miriam Martinez do Via Funchal pela atenção e credenciamento
Abril/2012

Set List
1 - Kiss The Carpet
2 - Ribbons
3 - Doctor Jeep/Detonation Boulevard
4 - Crash And Burn
5 - Alice
6 - Logic
7 - Arms
8 - Dominion
9 - Summer
10 - On The Wire
11 - Gift That shines
12 - F+L+A
13 - This Corrosion
14 - Pipeline
15 - More
16 - Flood 2

Bis
17 - Something Fast
18 - Lucretia My Reflection

Bis 2
19 - Rain From Heaven
20 - Temple Of Love
21 - Vision Thing

Voltar para Shows