ThorHammFest 6 - Parte 2
Com: Adorned Brood, Opus 23 e Hugin Munin
Domingo, dia 2  de dezembro de 2012
no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

    A segunda parte do festival ThorHammerFest aconteceu quase um mês após a primeira e novamente, o Manifesto Rock Bar foi o local escolhido, assim como no primeiro dia ( confira matéria ) em que tivemos uma Ode ao Metal Nacional, chegava a hora de irmos checar o segundo dia do festival, onde teríamos as bandas Opus 23, Hugin Munin e Adorned Brood vindo diretamente da Alemanha para esse show único na América Latina, desta vez o público compareceu, bem diferente do primeiro dia, provavelmente pelo não cancelamento de nenhuma atração e duas bandas brasileiras, que possuem uma grande legião de fãs por aqui.

    A fila se formava na entrada do Manifesto Rock Bar quando percebe-se pelo andar do horário, que o evento iria se atrasar e podemos ouvir claramente o Adorned Brood passando o som. Como não conhecia o som da banda foi uma pequena amostra do que viria.

 

    Ao esperar pela entrada ao Manifesto pudemos perceber que muitos fãs do Hugin Munin iam dominando a fila e todos vestidos a caráter como a banda sempre pede em suas redes sociais, principalmente a parte feminina do mesmo, e era muito interessante conversar com pessoas do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro que vieram especialmente para o festival e discutíamos sobre a cena em cada estado, mostrando o quanto o Brasil é diverso e comentando sobre os shows que acontecerão em 2013, dando destaque ao Turisas que certamente irá ser sold out.

    Assim como no primeiro dia, fato raro hoje em dia, é que tínhamos na entrada do Manifesto Rock Bar uma loja com cd's, DVD's, camisetas e outras coisas bem ao estilo Viking, como o copo de chifre, que era comum ser visto em ambas as noites, onde se degustava, vodka, whisky e cerveja, bem interessante e muito bom ver a loja.

    Valorizando isso, como fez o Adorned Brood, que quase toda a discografia estava a venda, mas claro, enfatizando o então recém lançado álbum Kuningaz, sendo esse um dos melhores álbuns do ano na minha humilde opinião. Parabéns a banda pela excelente iniciativa, que se não vendeu todo merchandise, realmente deve ter ficado bem próximo disso.

Opus 23

    O primeiro da noite foi Opus 23, da cidade de São José dos Campos/SP, onde percebe-se claramente que foram influenciados pelo Jethro Tull com uma pitada mais moderna do mesmo. Eles iniciaram o show com The Edge Of The World e Ride On Through The Night, essa última com uma intro muito parecida com Moinhos de Vento do Mago de OZ, porém, apenas no riff inicial, pois logo depois já fica totalmente diferente e a próxima seria do primeiro álbum e se entendi o nome certo seria Sound Of Rain.

    The Souls Are Coming Home veio na sequencia e finalizaram com The Dancing Around e Behind The Moutains, tendo muito boa receptividade dos presentes saindo bem aplaudidos, fato que me surpreendeu no final do festival pois a banda não era tão "pesada" como as bandas seguintes.

    Como se trata de uma banda nova, formada em 2011 só temos a aplaudir e valorizar, se pecam um pouco pela movimentação de palco, tudo bem, é  normal com bandas que estão em início de carreira, entretanto, eles esbanjam no profissionalismo e técnica que apresentaram neste festival. Ainda em tempo a banda é formada por José Negrin na guitarra,  Leonardo Gervilla no baixo e a bela Carolina Mariano nos vocais e teclados, infelizmente, não consegui o nome do baterista.

Set List Opus 23

1 - The Edge Of The World
2 - Ride On Through The Night
3 - Sound Of Rain
4 - The Souls Are Coming Home
5 - The Dancing Around
6 - Behind The Mountain

Hugin Munin

    Finalmente chegava a minha vez de ver uma das maiores revelações do Metal Nacional, que vem crescendo muito a olhos vistos em todas mídias e sempre muito bem elogiados com Sigurd no baixo, Modi na bateria, Hjalmar na guitarra, Thorgrim na guitarra e Surt nos vocais, nos mostrarem em meia música, o porque do seu crescimento.

    Divulgando o álbum Ten Thousand Spears For Ten Thousand Gods a banda ao vivo literalmente impressiona, foi algo bem parecido com que o Barbaria fez na primeira noite do festival, porém, a banda santista tem mais anos de estrada e portanto é bem mais conhecida com cinco lançamentos, entre ep's e cd's.

    Foi porrada atrás de porrada com uma presença de palco poucas vezes vistas em bandas brasileiras iniciadas com Intro/Battle For Asgard. Warbound do último cd foi um dos destaques a serem citados que teve também Kill Me If You Can e Swords Speaker Louder.



    O vocalista Surt chama a moçada para a roda e sempre era atendido, foi brutalidade pura, na energia mais metálica que se pode ter com uma roda extremamente violenta, porém sempre na paz, vale destacar o momento claramente pudemos ver uma senhora, com seus quase 50 anos, participando da roda, mesmo que de maneira discreta. Heroes Rise foi outro destaque, embora ache que o show inteiro foi muito bom. Depois tocaram Death Or Glory e Once In The Grave.

    Na última música, a Ten Thousand, Surt literalmente dividiu a plateia em dois exércitos e com um "Go" fez o "pau comer solto" com uma divisão linda, coisa que apenas grandes bandas de Metal conseguem fazer como por exemplo, o Korzus. Foi indiscutivelmente um momento insano eu diria.

    Brilhante apresentação da banda santista, digamos deixando o palco pequeno  para o Adorned Brood. Em seguida foi a vez da Ordo Draconis Belli, já tradicional com suas batalhas medievais inclusos sacrifícios.

Set List Hugin Munin

1 - Intro/ Battle For Asgard
2 - Warbound/ Kill Me If You Can
3 - Swords Speaker Louder
4 - Heroes Rise / Death Or Glory
5 - Once In The Grave
6 - Ten Thousand

Adorned Brood

    Às vezes, eu coloco sempre isso que valorizamos demais algumas bandas que vem ao Brasil, bandas que não agitam ou decepcionam em sua apresentação, e por muitas vezes, eu ouvi em relação a banda na semana que antecedeu ao show e com um pequeno número de pessoas dizendo ser muito boa, etc... Entretanto, sempre espero, pois na minha opinião o que vale é ao vivo.

    Um pequeno problema na flauta demorou para iniciar as atividades do Adorned Brood, mas, quando foi resolvido de vez, toda a plateia gritou como se tivesse sido marcado um gol de seu time, num momento muito engraçado. Bastou a primeira música, Hammerfeste do álbum de mesmo nome, para provar a todos fãs, que se eles não são tão conhecidos no Brasil, eles deveriam ser sim, pois foi um showzaço.

    Como se trata de uma banda alemã, vou dizer, com uma garra latina eles entraram 'a mil por hora' emendando Adorned Brood seguida por Am Grunde Des Meeres e Noor mostraram o poder sonora desta banda que é formada por Frost ( baixo ), Mischa ( bateria ), Thorsten e Jan ( guitarras ), Niklas ( teclados ) e a belíssima Anne ( flautas ), e neste ponto já vale destacar o trabalho de flauta na banda, que não é um instrumento ocasional nas músicas, mas sim parte constante na composição de riffs com guitarras e teclados. A flauta que a banda faz muito bem me mostrou uma sonoridade nova no Folk Metal.


    Frost então anuncia a primeira do novo álbum e seria a faixa título Kuningaz, seguida por  7 Tage e Call Of The Wind continuaram na mesma pancadaria. Depois, Pagan Knights teve uma intro muito bonita deixando todos empolgados. Falando do público, eu gostando e curtindo muito o show me achava um peixe fora d'água, pois todos cantavam todas as letras e eu infelizmente, não conhecia as mesmas, pois minha vontade era de cantar todas músicas.

    A trinca seguinte composta de "Lebenslied", "Übergang" e "Lead My Ship" mantiveram a mesma insanidade, com um pique poucas vezes vistos em uma apresentação. E o Adroned Brood estava realizando um showzão mesmo que seguiu com Kaperfahrt e Victory Or Valhall - uma das melhores do novo álbum Kuningaz.

    Sons Of The Damned serviu de intro para mais uma do álbum novo Just A Fight, que teve seu forte refrão cantando por todos presentes ( esse foi fácil de decorar!!! ) e Death In Disguise. Próximo ao final da primeira parte da apresentação tivemos Under Yggdrasil, que foi uma das mais esperadas e cantadas pela plateia, terminando assim o primeiro ato do espetáculo.

    Para o bis vieram com mais duas músicas brilhantes: Drunken Sailor e Schiff Der Toten. O que dizer de cerca de de duas horas de show? Sem parar, sem solos longos, uma banda que entra e mostra suas músicas, mostra seu trabalho. O que dizer disso? Magistral, como verão na lista de melhores do ano, esse festival rendeu muitos nomes na mesma. O Adorned Brood literalmente é um nome a ser seguido. Parabéns à organização.

    Em conversa com Frost e Mischa antes do show, eles mencionaram que talvez voltem no fim de 2013, se tudo correr bem. Esperamos que realmente isso aconteça, pois a qualidade da banda realmente impressiona, o Brasil vai ganhando visitas de bandas importantes no cenário Folk Metal e com o excelente álbum que a banda acaba de lançar, o Kuningaz ( de 2012 ) podem ter certeza, que esse lançamento impulsionará e muito a banda.

 

Texto e Fotos Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Cecil Forlenza
pela atenção e credenciamento.
Dezembro/2012

Set List Adorned Brood

1 - Intro
2 - Hammerfeste
3 - Adorned Brood
4 - Am Grunde Des Meeres
5 - Noor
6 - Kuningaz
7 - 7 Tage
8 - Call Of The Wild
9 - Pagan Knights
10 - Lebenslied
11 - Übergang
12 - Lead My Ship
13 - Kaperfahrt
14 - Victory Or Valhall
15 - Sons Of The Damned
16 - Just A Fight
17 - Death In Disguise
18 - Under Yggdrasil
Bis
19 - Drukken Sailor
20 - Schiff Der Toten

Clique aqui e confira uma Galeria de 80 Fotos dos shows do ThorHammFest 6 - Parte 2  com: Adorned Brood, Opus 23 e Hugin Munin

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma Galeria de 80 Fotos dos shows do ThorHammFest 6 - Parte 2  com: Adorned Brood, Opus 23 e Hugin Munin
no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

 

Voltar para Shows