Viper - To Live Again Tour 2012
Domingo, dia 1º de julho de 2012 no Via Marquês em São Paulo/SP

    A história do Heavy Metal brasileiro foi começada por vários heróis, que em uma época difícil deram o pontapé inicial para que o estilo musical que apreciamos, e vários deles estão voltando, como A Chave do Sol, Dorsal Atlântica, Centúrias, para citar alguns exemplos, e muitos com álbuns marcaram antológicos da historia do Heavy Metal Brasileiro, entre eles Soldiers of Sunrise, lançado há 25 anos pelos paulistas do Viper. Para celebrar essa data, a banda se reuniu com André Matos, com o qual foram gravados os dois primeiros álbuns, e resolveram tocá-los em uma turnê especial de celebração. Dessa forma muitos poderiam ter a oportunidade de finalmente ver a banda com seu primeiro vocalista retornando ao posto mais de 20 anos depois. 

    Uma data da turnê seria especial, que passou por todo país, a cidade de São Paulo, além de ter a primeira data divulgada, a mesma foi a escolhida para a gravação do DVD no Via Marquês celebrando a To Live Again, como a turnê foi chamada, aonde ao chegar no local uma imensa fila já demonstrava que a casa teria lotação esgotada para a noite. Aos poucos, as pessoas entraram no local, que ficou extremamente lotado. Marcado para às 20h, o show atrasou mais de uma hora, para que todos pudessem entrar, e este mesmo público já extremamente muito ansioso quando recebeu a banda de forma calorosa após os produtores e organizadores do show anunciam que a noite seria registrada para um futuro DVD ao vivo. 

    O set que fez parte da turnê foi divido em duas partes mais o bis, Na primeira o álbum Soldiers Of Sunrise, onde a ordem das músicas foi levemente alterada durante a execução, o público cantou todas elas, fosse com palmas e gritos ou com as letras decoradas há mais de 20 anos sendo cantadas à toda voz, demonstrando o quanto esse álbum era importante para eles. André Matos interagia muito com o público contando breves histórias da banda sobre como alguma música foi composta ou qual fora a inspiração para outra. 

    Após a intro, Knights Of Destruction, abre o show  a plateia também já mostraria o que faria durante toda a apresentação, já que a idade média da galera era muito superior a que normalmente vemos em qualquer apresentação que temos em São Paulo e isso se deve ao nome Viper. Em seguida tivemos Nightmare e The Whipper na mesma pegada, André anuncia então Wings Of The Evil e mais uma vez todos cantam.

 

    Ver a formação clássica, faltando apenas, Yves Passarel, que sabíamos que seria momentânea, pois certamente ele estaria presente na noite, com Felipe e Hugo nas guitarras e Pit, visivelmente emocionado, e extremamente feliz no baixo com Guilherme tocando tudo e mais um pouco na bateria... Sensacional de ver essa formação, sem contar que todos interagiam com as câmeras como se as mesmas fosse mais um integrante da banda e tinha sua presença de palco também, claro. Conforme dito no show, a cena não está tão acabada e morta assim, pois quando o show é de qualidade o público vai. 

    Na sequencia veio com Signs Of The Night, André anuncia que não cantaria a próxima música e sai do palco, se referindo a instrumental Killera ( Princess Of Hell ), na volta André diz que a próxima música é sobre os "Soldados do Metal' e lembra quando ele e Pit tiveram problemas com os Skinheads em Santo André/SP e Soldiers Of Sunrise faz todos cantarem o refrão no maior tom que lhes fossem possível, para na sequencia tocarem outro hino Law Of The Sword

    Antes da última música, André avisa que foi a primeira composta pelo mentor e gênio da banda, Pit Passarel, sendo então a primeira canção composta pelo Viper, e pede que por ser do inicio dos anos 80, então ela tem forte influência Punk, e pede que se abra uma roda, "mas cuidados com as pessoas em volta principalmente com as mulheres" e a roda abriu e teve o respeito ao som da maravilhosa H.R. , ou seja Heavy Rock, como mencionou André terminando a primeira parte do show.

     Neste intervalo tivemos um vídeo sobre a história do inicio da banda até o Theater Of Fate, onde claro o maior destaque foi o show no teatro do Colégio Rio Branco, onde quase incendiaram a escola que estudavam e estavam tocando para mais de quinhentas pessoas na época, mostrando grandes momentos da fase que levou a Viper a turnês por todo o mundo 20 anos atrás. 

    Illusions deu inicio a segunda parte do show, os fãs mantiveram o mesmo animo da primeira participação, um show a parte, vale a pena destacar que na casa havia cerca de oito telões que provavelmente eram exibidos as imagens que estarão no DVD, dando uma prévia do excelente trabalho que virá, pois eram maravilhosas essas imagens, At Last A Chance e To Live Again, música que deu nome a turnê e foi cantada em uníssono, fazendo um dos vários momentos especiais da noite.

    A Cry From The Edge, claro teve um destaque, em função do hit que a música por si só já demonstra, e cantada pelo Viper novamente, fez uma diferença monstruosa, e após esse clássico chegava a hora do maior sucesso do Viper, e um dos maiores Hinos do Heavy Metal Nacional, e para essa música eles chamaram Yves Passarel para uma versão de quase 10 minutos fez o público uma sensação de só quem estava lá poderia entender,uma mistura de insanidade, saudade e perfeição.

    Chegando ao final das músicas do segundo álbum, a minha surpresa, as últimas Theater Of Fate e principalmente Moonlight com André aos teclados e todos cantando junto, eu sinceramente não esperava uma reação dos presentes como aquela canção cantando junto a banda na mais perfeita sintonia. Finalizaram com Prelude To Oblivion saindo do palco mais uma vez. 

    A volta aconteceu com Pit nos vocais cantando um trecho de Evolution, que não foi até o final, seguida por Crime do EP Vipera Sapiens, e após a mesma André confessa que Evolution é um disco que falta em sua discografia, para na sequencia vir do próprio Evolution The Spreading Soul e já com Yves no palco era hora da também muito aguardada Everybody, Everybody, onde André pedia a todos que cantassem o refrão e Rebel Maniac faz todos pularem e cantarem e mesmo não parecendo, já tínhamos mais de duas horas de espetáculo. We Will Rock You do clássico ao vivo Maniacs In Japan termina uma apresentação primorosa. 

    Existirá uma segunda perna da turnê de reunião em setembro, provavelmente com datas na Europa e Japão e cidades onde a agenda de julho não foi possível. Tomara que tenhamos uma segunda data em São Paulo pois shows assim são raros de se ver.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Julho/2012

 

Clique aqui ou na foto ao lado e confira uma galeria de 40 fotos do show do Viper no Via Marquês em São Paulo/SP

Clique aqui e confira uma galeria de 40 fotos do show do Viper no Via Marquês em São Paulo/SP

Setlist:
Primeira parte: Soldiers Of Sunrise

1 -
Knights Of Destruction
2 - Nightmares
3 - The Whipper
4 - Wings Of The Evil
5 - Signs Of The Night
6 - Killera ( Princess Of Hell )
7 - Soldiers Of Sunrise
8 - Law Of The Sword
9 - H.R.
Segunda parte: Theatre of Fate
10 - Illusions
11 -  At Least A Chance
12 - To Live Again
13 - A Cry From The Edge
14 - Living For The Night
15 - Theatre Of Fate
16 - Moonlight
17 - Prelude To Oblivion
Bis:
18 - Crime
19 - The Spreading Soul
20 - Rebel Maniac
21 - We Will Rock You (Queen cover)

Voltar para Shows