Zé Ramalho
Sexta-feira, dia 27 de outubro de 2012
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Zé Ramalho, filho de uma professora e de um seresteiro nascido em Brejo do Cruz/PB já começou a sofrer logo de criança, aos dois anos, após o trágico falecimento do pai, e seu avô o criou desde menino. Esta relação entre os dois, foi a base da educação - inclusive musical - e seria mais tarde homenageada na canção Avôhai. Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande/PB, sua família se mudou para João Pessoa, capital da Paraíba, onde esperava-se que ele se formasse em medicina.

    Assim que a família se estabeleceu em João Pessoa, ele participou de algumas apresentações de Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno e Lílian, Roberto Carlos & Erasmo Carlos, Golden Boys, The Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan, assim se caracterizando em um Folk Rock ( igual ao Almir Sater, porém bem diferente do Folk Metal que a galera está ouvindo atualmente ) em que se baseou toda sua carreira de sucesso.

    Com um Credicard Hall completamente lotado como poucas vezes havia visto, o layout tradicional de mesas e com a banda que acompanha o cantor já posicionada, Zé Ramalho literalmente é ovacionado e ao entrar ergue seu instrumento de trabalho, o tradicional violão o beija para então dar inicio ao show com Lamento Sertanejo e Tá Tudo Mudando que aquecem para um dos maiores sucessos comerciais de Zé Ramalho, Mistério da Meia Noite, ou a música do lobisomem que foi trilha sonora da novela Roque Santeiro e fez um sucesso astronômico na época, que evidentemente foi cantada em uníssono pela plateia.

    Outro sucesso tema de novela foi Entre a Serpente e a Estrela que veio logo depois, e não posso prosseguir com esta resenha sem mencionar um detalhe: a qualidade técnica dos músicos e uma iluminação perfeita. A próxima foi Sinais de seu último álbum de inéditas, o Sinais dos Tempos.

    Beira Mar e A Terceira Lâmina viram na sequencia, e apresentando cada uma das músicas, ele menciona que algumas músicas são o Rock dele no nordeste como por exemplo, Banquete dos Signos e Eternas Ondas, que soaram nobres como a versão em estúdio. Mas a grande satisfação dos presentes foi percebida especialmente quando o músico começou a cantar uma de suas principais músicas, a Avohai, que homenageou seu avô que o criou e contou com uma bela participação do público .

    Vila do Sossego manteve o show com o mesmo excelente astral para o clássico Chão de Giz com sua música tranquila parecer um Rock do tipo 'arrasa quarteirão' interpretada por todos que estavam no Credicard Hall no momento mais mágico da apresentação, sendo que na sequencia tivemos Garoto de Aluguel e Admirável Gado Novo.

    Zé Ramalho avisa que tocariam duas músicas de um grande compositor baiano e que sabia que todos cantariam juntos com ele, desta forma Trem das Sete e Medo da Chuva, dois dos inúmeros sucessos de Raul Seixas, lembrando que Zé Ramalho gravou um disco em tributo a ele, e ambas foram executadas perfeitamente resultando em um ovacionamento completo ao seu final.

    A música mais True do set, que contém aquela parte "enquanto o vento sacode a cabelera..."  faz um Credicard Hall pular ao som de Frevo Mulher que termina a primeira parte da apresentação em uma maneira espetacular, simplesmente sensacional.

    O bis veio rapidamente com Sinônimos, que deixou todo o público com um gostinho de quero mais, porém, já tínhamos quase duas horas de apresentação e isso realmente provava que o divertimento tinha sido garantido.

    Assim como o show de Almir Sater ( confira matéria ), encontrei grande qualidade técnica, não pensando que seria um show de Rock, mas ver músico desta qualidade, que dificilmente aparece na mídia lotando um Credicard Hall mostra o valor, respeito e merecimento que Zé Ramalho possui e nos brinda com grande qualidade em suas composições. Grande show e obrigado Zé Ramalho. 'Avohai'.

 


Texto: Sílvia Pedroni
Fotos: Marcos César de Almeida

Agradecimentos à Livia Matsumoto e
equipe da T4F pela atenção e credenciamento.

Dezembro/2012

Set List Zé Ramalho

1. Lamento Sertanejo
2. Tá Tudo Mudando
3. Mistérios da Meia Noite
4. Entre a Serpente e a Estrela
5. Sinais
6. Beira Mar
7. A Terceira Lâmina
8. Banquete Dos Signos
9. Eternas Ondas
10. Avohai
11. Vila do Sossego
12. Chão de Giz
13. Garoto de Aluguel
14. Admirável Gado Novo
15. Trem das Sete
16. Medo da Chuva
17. Frevo Mulher

Bis
18. Sinônimos

Galeria de Fotos de Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP

Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP Zé Ramalho no Credicard Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows