Alestorm - Back Through The Time Tour
 Domingo, dia 31 de março de 2013
no Inferno Club em São Paulo/SP

    Alestorm, banda que vem sendo cultuada no Brasil como se fosse um Folk Metal, porém a banda mesmo se auto intitula "True Scottish Pirate Metal"( Verdadeiro Metal Pirata Escocês ), e usam a temática dos piratas em praticamente todas suas músicas. E em sua primeira passagem pelo Brasil no Inferno Club na conhecida Rua Augusta ( que temporariamente o local do show havia mudado para o Clássico Blackmore ), a banda continua na divulgação do seu último álbum Back Through Time de 2011.

    Antes de começar, já tínhamos a certeza que o show seria diferenciado, pois o vocalista Christopher Bowes literalmente cumprimentou um a um da fila, onde até identifiquei o guitarrista Vulcano da banda Hellish War, fazendo assim um Meet & Greet antecipado. Os outros membros da banda, Dani Evans na guitarra, Gareth Murdock no baixo e Peter Alcorn na bateria, também estavam na frente do Inferno Club, porém raramente eram abordados por fãs para foto ou autógrafos.

    Com uma pontualidade escocesa, às 20h00min em ponto, The Quest, do álbum Black Sails At Midnight de 2009, que delirou a plateia no primeiro segundo e o sorriso estampado tanto na banda como no público mostrava o quanto o show seria especial. Em seguida, The Sunk'n Norwegian e Shipwrecked, ambas do último álbum Back Through Time fez toda a galera cantar muito e após essas músicas iniciais ouvirmos o tradicional, "Hello Brazil finally we are here..."

    Com um bom senso de humor e simpatia, característica essa que durou toda a apresentação, mais uma do último álbum é apresentada, e antes dela a célebre pergunta  “Há algum anão na plateia?”, o guitarrista, Dani Evans, que já foi também baixista na banda, aponta para uma pessoa, porém o vocalista intervém  dizendo "não Dani você é mais baixo!!!"  e Midget Saw, foi perfeita. Em seguida, homenageando a beleza das mulheres presentes, veio a primeira do álbum Captain Morgan's Revenge de 2008, a faixa Nancy The Tavern Wench.

    As piadas do vocalista eram constantes, como homenageou todas mulheres da plateia dizendo “Viemos do outro lado do mundo para beber cerveja e transar com todas namoradas”, o público presente, que estava em grande número gostava das piadas do vocalista e antes de Pirate Song, do Black Sails At Midnight, cujo vocalista tocou para  todos os piratas presentes.

    Chegava o momento da banda dar uma pausa e conversando com a plateia, mostram que iriam beber caipirinha, e aos gritos de  "caipirinha, caipirinha..." a banda não entendeu o que a plateia cantava e após degustarem a tradicional bebida brasileira, a célebre pergunta: “Há algum viking na plateia?”, e ao receber um sonoro "sim" questionam se o público sabe o quanto a Noruega estava longe e tocam então a Wenches and Mead.

    Na sequencia a surpresa do set list The Huntmaster, que só foi tocada, pois o público insistiu, e a banda avisa antes de executá-la "Faz tempo que não tocamos  e estamos um pouco bêbados... mas estamos no Brasil!”, e a performance foi muito boa. Mais uma do último disco, Death Throes Of The Terrorsquid, para depois tocarem um de seus clássicos a fantástica Keelhauled, do álbum Black Sails At Midnight. Terminam a primeira parte do set com Rumpelkombo do novo Back Through Time.

 O guitarrista Dani Evans foi o primeiro a voltar e avisa que os outros estão vomitando no backstage, e aos poucos voltam ao palco e o bis termina de detonar tudo com os ( que considero) clássicos set list com Set Sail and Conquer do Captain Morgan's Revenge e Wolves Of The Sea cover do Pirates Of The Sea, que foram matadoras.

     A apresentação, que considerei uma confraternização entre amigos, foi seguida por  Captain Morgan’s Revenge do álbum homônimo e Rum do novo Back Through Time. No final da última música, o vocalista Chris Bowes pulou do palco, enquanto a banda terminava a música, o vocalista sentou no balcão e foi recebendo os fãs.

    Uma apresentação fantástica, que espero que passe a ser constante sua vinda aqui no Brasil e ninguém pode reclamar da energia da banda ao vivo, o Alestorm, impressiona, diria até com uma alma latina, pois a energia que a banda tocou, foi um dos melhores shows, que apreciadores de Folk já tiveram no Brasil.

    Não existe um ponto a contestar, mas no dia caberia muito bem o representante brasileiro do estilo, no caso a banda Barbaria, que como possuem a mesma temática se encaixaria perfeitamente, mas quem sabe na próxima vinda da banda ao Brasil não teremos esse encontro de piratas. omo sempre digo, Show fantástico. E Começando no horário previsto, excelente.

Texto e Fotos por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr.
e a produtora Dark Dimensions
pela atenção e credenciamento
Abril/2013

Clique aqui e confira uma galeria com mais de 40 fotos
do show do Alestorm no Inferno Club em São Paulo/SP

 

Setlist do Alestorm
1. The Quest
2. The Sunk’n Norwegian
3. Shipwrecked
4. Over The Seas
5. Midget Saw
6. Nancy The Tavern Wench
7. Pirate Song
8. Wenches and Mead
9. The Huntmaster
10. Wenches & Mead
11. Death Throes Of The Terrorsquid
12. Keelhauled

Bis:
13. Set Sail And Conquer
14. Wolves Of The Sea
15. Captain Morgan’s Revenge
16. Rum

Voltar para Shows