Down - Tour Year Of XIII
Quarta Feira-feira, dia 10 de abril de 2013
no Carioca Club em São Paulo/SP

    Após uma apresentação matadora no SWU de 2011, o Down,  estava de volta a São Paulo quase um ano e meio depois e desta vez para uma apresentação única no Carioca Club, antes de irem se apresentar na segunda edição do Metal Fest no Chile, aqui estavam Pepper Keenan na guitarra ( Corrosion Of Conformity ), Phil Anselmo, a lenda nos vocais, Jimmy Bower na bateria e Kirk Windstein nas guitarras, o baixista para a ocasião foi Patrick Bruders na banda desde 2011, porém, ainda não efetivado como substituto de Rex Brown.

     Para uma quarta feira Sagrada e de labuta, mesmo com a abertura da casa no horário, às 19:00, posso dizer que foi enchendo aos poucos e perto do horário previstos para a apresentação do Down, o Carioca Club estava bem cheio e os gritos de "Down... Down... Down..." mostravam que ia começar a pancadaria que viríamos a seguir.

    Com uma pontualidade que nos últimos shows vem impressionando muito, as luzes se apagam e as do palco se acendem para que os gritos do público tornem-se algo ensurdecedor, e o primeiro a entrar é Jimmy Bower, que já agita a massa, Pepper "The Riff Master" Keenan, fundador, guitarrista e vocalista de outra lenda chamada C.o.C ou Corrosion Of Conformity, Kirk Weindstein  e Patrick Bruders entram juntos e se começa a destruição. 

    Lysergik Funeral Procession  ( do  Down II: A Bustle in Your Hedgerow... de 2002  ) foi a primeira da noite, e aí sim, uma das lendas do Heavy Metal, e um dos maiores frontman deste estilo,  Phil Anselmo, que todos é claro lembram que o mesmo foi vocalista do Pantera. A presença de palco de Phil impressiona, pois ele é carismático ao extremo levantando os braços, chamando a plateia e fazendo cara de poucos amigos. Ele agita muito, que claro que toda a plateia acompanhou todas as músicas do show, mas como era ainda a primeira música o poder vocal de todos estava maior .

    A próxima, Pillars Of Eternity ( do NOLA de 1995 ), foi apresentada como uma de suas preferidas, que no refrão, o vocal esmurrava sua própria cabeça relembrando a apresentação no SWU. Lifer, outra do álbum NOLA e primeiro single da banda, foi dedicada a Dimebag Darrell, com a plateia gritando o nome do grande guitarrista.

     Phil Anselmo comenta que é bom estar de volta, que ele sempre foi muito bem recepcionado por todos aqui no Brasil, anuncia mais uma do  Down IV Part I - The Purple EPWitchtripper seguida por outra do mesmo EP e a preferida deste que vos escreve, a Misfortune Teller, e nesta, o vocalista pediu para que a plateia cantasse e depois manda a clássica frase "I can't fuck hear you!!!".

    Phil Anselmo então comenta que a próxima é para os verdadeiros fãs do Down e foi a primeira música gravada pela banda; com essas palavras Temptation's Wings  do NOLA literalmente destrói o  Carioca Club. Do álbum Down II: A Bustle In Your Hedgerow... tocaram a Ghost Along The Mississippi seguida por outra do NOLA, a Losing All.

    Chegava a hora de Phil Anselmo homenagear seus amigos, que estavam lá para assistir seu show: Paulo Xisto Pinto Junior, Andreas Kisser e Eloy Casagrande do Sepultura e nesse momento a plateia grita: " SE-PUL-TU-RA, SE-PUL-TU-RA" , e o vocalista lembra do pessoal do Carcass, que também estavam no camarote, e então é anunciada New Orleans Is A Dying Whore do Down II: A Bustle In Your Hedgerow...

    Phil Anselmo então nos fala que a próxima é para uma pessoa especial da plateia dizendo que: "Seu nome é José e ele tem unhas bem longas, e a meia noite ele virá para buscar sua alma", e lá estava, ao lado dos amigos do Sepultura, José Mojica Marins, o lendário "Zé Do Caixão", e a plateia também faz sua parte gritando "MOJICA!!!, MOJICA!!!", para depois virem com Open Coffins do novo EP, o Down IV, Part I: The Purple EP.

    A intro de um novo riff faz Phil Anselmo avisar "São Paulo agora é a hora de fazer do jeito que nós fazemos em Nova Orleans, Devagar e Pesado!!!", eis que quando do nada surgi um sutiã voando no palco, e sem pensar a banda entrega para o baterista Jimmy Bower, que claro fez com que o Carioca Club em peso risse muito.

 A última da primeira parte do show foi Eyes Of The South do NOLA e a banda sai do palco, porém, Phil Anselmo lembrou se vocês querem mais... terão que nos chamar bem alto.

    Já com a banda de volta, Phil Anselmo pergunta o que a plateia queria ouvir, e claro, que Pantera era a maioria dos pedidos e então começa a ser tocada o clássico Walk, que foi até o segundo refrão cantando aos berros por todos, que cantavam e pulavam ao mesmo tempo.  Hail The Leaf também do clássico do disco NOLA, volta a por os ânimos no trilho digamos assim, e finalmente Stone The Crow, mais uma do clássico NOLA foi apresentada.

    No final, Phil Anselmo avisa que o show esta acabando e pede a todos cantar o mais alto possível e Bury Me In Smoke ( também presente no NOLA ), que foi a última canção ganha notoriedade com o pessoal do Sepultura, acompanhados do filho de Andreas Kisser, o jovem Yohan Kisser. Vale dizer que os membros do Down iam se confraternizando e saudando o público pelo maravilhoso show.

    Foi um show excelente, pesado e denso, como todo e qualquer álbum do Down, com uma plateia presente e participativa cheia de 'circle pits' ou participações cantando juntos como se fossem partes integrantes da banda.

    Phil Anselmo aparenta não ter envelhecido nada desde o fim do Pantera e com a experiência que adquiriu, é sem dúvida um dos maiores frontmans de todos os tempos no Heavy Metal e com esse excelente show, será certo que a banda em breve volte a tocar por aqui. Nós é que agradecemos e sempre prestigiaremos grandes shows como esse.

Texto e Fotos por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Heloisa Vidal e a Free Pass Entretenimento
pela atenção e credenciamento
Maio/2013

Set List:
1 - Lysergik Funeral Procession
2 - Pillars Of Eternity
3 - Lifer
4 - Witchtripper
5 - Misfortune Teller
6 - Temptation's Wings
7 - Ghosts Along The Mississippi
8 - Losing All
9 - New Orleans Is A Dying Whore
10 - Open Coffins
11 - Eyes Of The South

Encore:
12 - Walk
13 - Hail The Leaf
14 - Stone The Crow
15 - Bury Me In Smoke

Clique aqui e confira uma galeria de 50 fotos
 do Down no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows