Frejat
Abertura: Mr. Speed e Banda Vox
Quinta, 24 de outubro de 2013
no Centro de Exposições Agropecuárias Carmem Ruette em Itapira/SP

    Roberto Frejat, ou simplesmente Frejat é conhecido em todo o Brasil pelo seu brilhante trabalho à frente do Barão Vermelho, banda que completou 30 anos de existência em 2012. Entretanto, o cantor, guitarrista e compositor também possui uma excelente carreira solo com três discos e muitos shows pelo Brasil, inclusive neste ano, com uma apresentação que se destacou muito no Rock In Rio no Palco Mundo.

    E no evento que comemorou os 193 anos de existência de Itapira/SP, no dia de seu aniversário, Frejat foi o escolhido para realizar um excelente show, que levou um grande público ao Centro de Exposições Agropecuárias da cidade e detalhe, aberto à população de forma gratuita.

Mr. Speed

    Quando cheguei ao local vi que uma bela estrutura foi montada com dois palcos: um que seria exclusivo para uso de Frejat e sua banda e mais outro para as atrações de abertura, além de uma ampla praça de alimentação. 

    E enquanto o público estava chegando, a banda itapirense Mr. Speed, formada por Everton Coraça ( baixo e vocal ), Rafael Coradi ( bateria e vocal ) e Fernando Bazani ( guitarra e vocal ), começou a relembrar vários grandes clássicos do Rock e Heavy Metal como Whiskey In The Jar do Thin Lizzy, porém, muito mais conhecido na versão do Metallica, Breaking The Law do Judas Priest, Rock´n´Roll All Nite do KISS e muitos outros que foram levando muita energia aos - até então - pouco presentes.

    Foi interessante também reparar que cada uma das músicas era cantada por um dos integrantes da banda. O Mr. Speed executa os covers com seu estilo e mostrou mais uma vez, que conta com um grande carisma no palco e naturalmente deixaram os fãs de Rock mais ligados do que nunca.

Banda Vox

    A segunda banda de abertura para o Frejat foi a Vox, uma banda daquelas que tocam covers mais variados e alguns mais Pop Rock, afinal, como não se tratava do público mais acostumado à um evento de Rock e Metal, a inclusão desta banda no evento foi acertada pelo simples fato que muitas famílias, pessoal que costuma ir em outros eventos estavam presentes, e é aquela típica tentativa de se agradar gregos e troianos. Mas não que a banda seja ruim, muito pelo contrário, e as músicas que eles tocaram foram bem recebidas.

Frejat

    Do término do show da banda Vox para o início da apresentação de Frejat demorou um pouco, tempo suficiente para que o Centro de Exposições Agropecuárias estivesse praticamente tomado por muitos fãs de boa música e do nosso eterno Rock´n´Roll. Quando era por volta das 22:30, Frejat ( vocais, violão e guitarra ), Maurício Barros ( teclados e vocais ), Billy Brandão ( guitarra e vocais ), André Carneiro ( baixo e vocais ) e Marcelinho da Costa ( bateria e vocais ), todos com seus respectivos ternos elegantes e um de cada cor no melhor estilo de músicos de Jazz e Blues, entraram no palco tocando Divino Maravilho Você Não Entende Nada, duas composições de Caetano Veloso gravadas nos início dos anos 70, que fizeram muito sucesso e ficaram muito boas na voz de Frejat pelo arranjo mais Rock que ele impôs, mas sem esquecer de suas linhas de Tropicália.

    E após dois hits das antigas, que fizeram os presentes dançarem, a terceira canção da tour O Amor é Quente em Itapira foi o clássico Maior Abandonado do Barão Vermelho e aí não teve jeito, Frejat incendiou a todos os presentes no Centro de Exposições Agropecuárias, mesmo sendo uma criação com quase 30 anos de existência, sua letra e melodia ainda continuam atuais e cativantes.

  Em seguida, com uma Gibson Les Paul nas mãos, ele nos agradece e diz que o show será com as músicas que ele pode e gosta de cantar, e assim a balada A Minha Menina, um cover de Jorge Ben Jor, foi a seguinte, e naturalmente que o público gostou de ouvir uma balada mais romântica, entretanto, as notas extraídas no piano pelo companheiro de Barão Vermelho Maurício Barros e também nas guitarras de Billy Brandão e de Frejat passaram um pouco de linhas mais Bluesísticas.

    O vocalista nos avisa que irá tocar algumas músicas de um dos seus cantores favoritos, e então, tivemos um medley com Vou Pedir Para Você Voltar e Não Vou Ficar, ambas do Tim Maia, sendo que a última ficou conhecida na versão de Roberto Carlos e isso nos tempos de Jovem Guarda. É o apaixonado Frejat nos fez retornar para os chamados bons tempos, mas com linhas mais psicodélicas extraídas dos teclados de Maurício Barros e muitos solos de guitarra por parte do vocalista. A homenagem ao rei do Soul brasileiro prossegue com Você, porém com respeitáveis linhas de Blues.

  Para a nova O Amor É Quente Frejat e banda exibiram uma pegada forte, especialmente da baterista Marcelinho da Costa naquele estilo Big Band e a canção cujo punch é envolvente conquistou os fãs. Vale dizer que nos riffs fomos expostos à linhas mais de Blues, ótimo não? A canção seguinte, dentro da temática romântica do show de Frejat foi É O Amor, um cover de Zezé Di Camargo e Luciano, que esfriou os corações que são apaixonados por Rock e Heavy Metal, mas até que foi válida pela proposta que ele quis nos passar neste show. Se "redimindo do pecado", afinal nada contra, mas o estilo é longe do que nós gostamos, agora sim tivemos Por Você, música gravada pelo Barão Vermelho no álbum Puro Êxtase, que voltou a inflamar a plateia e nos fez cantar seus versos com o cantor.

    Com a plateia nas mãos, a balada Segredos do cd solo Amor Pra Recomeçar de 2002 emocionou muito com suas linhas mais acústicas, mas, lógico que a guitarra não foi esquecida e na hora do solo Billy Brandão desfilou alguns que valeram muito a presença neste show. Ao anunciar a música seguinte, Frejat disse que era uma composição dele ao lado de Cazuza, entretanto, muitos conhecem mais a versão gravada por Cássia Eller, e como ela não está mais aqui, ele transformou Malandragem em um dos pontos altos de show com o público maciçamente cantando seus versos e atendendo o pedido do cantor.

     Após o frisson causado anteriormente, ele apenas diz "1..2..3..." e a balada sentimental Amor Pra Recomeçar levou muita emoção para nós. Depois, com um ritmo mais dançante tivemos a versão de Quero Que Vá Tudo Pro Inferno de Roberto Carlos, mas Frejat e banda surpreenderam mesmo pela virada mais Blues que aplicaram na música.

   Para chacoalhar mesmo Itapira, Maurício Barros se postou mais à frente e trouxe com ele as primeiras notas de Bete Balanço, clássico não só do Barão Vermelho como do Rock Brasil dos 80 veio à tona para dar início à melhor sequencia do show, pois tivemos riffs eletrizantes do guitarrista Billy Brandão, que se ligam à um trecho de Mania de Você ( sucesso da rainha Rita Lee ), que garantiram a certeza de estarmos em um grande show de Rock´n´Roll, pois Frejat, como já é uma tradição desde os tempos de sua banda principal, inteligentemente deixou nós completarmos partes de seus versos, fato que aumenta a energia entre palco e plateia.

    Mas o "amoroso" Roberto Frejat coloca fogo de vez no show com Porque A Gente É Assim? e ao sentir suas guitarras cheias de Blues tornou-se praticamente impossível de não cantar cada um de seus versos com ele. Aliás, tanto Frejat quanto Billy Brandão foram aumentando mais e mais os solos de guitarras e como um tiro executaram uma brilhante versão de Exagerado, sucesso dos tempos do inesquecível Cazuza no Barão Vermelho. Acredito que nenhum fã tenha conseguido ficar parado com este sensacional Rock´n´Roll brasileiro tocado por um dos seus criadores.

  E Exagerado fechou a primeira parte do show de Frejat em Itapira, mas após uma sucessão de gritos de "Frejat...Frejat..." ele retorna no palco com um sonoro "Muito Obrigado" e comentou da próxima música, que seria de uma grande banda que ele gosta muito e então os acordes de Sonífera Ilha do Titãs tomou conta do Centro de Exposições Agropecuárias. Ele então apresentou cada um dos seus músicos que foram muito aplaudidos pelos presentes, agradeceu pelas palmas recebidas e levou os fãs aos pulos com Puro Êxtase e termina majestosamente o show em Itapira com Pro Dia Nascer Feliz, outro dos grandes clássicos do Barão Vermelho.

    Mais uma vez, a cidade Itapira está de parabéns, não só pelo seu aniversário, mas também pela iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e de sua Prefeitura Municipal, que trouxe este ícone do Rock Brasileiro à cidade em um show gratuito, em um presente à sua população e aos vizinhos que assim como este repórter se fizeram presente na festa. Que esta festa sirva de exemplo para outras cidades vejam que podem e devem realizar eventos gratuitos à sua população e com atrações do nosso amado Rock´n´Roll.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Novembro/2013

Set List Frejat

1 - Divino Maravilhoso
2 - Você Não Entende Nada
3 - Maior Abandonado
4 - A Minha Menina
5 - Medley Soul - Vou Pedir Para Você Voltar / Não Vou Ficar / Você
6 - O Amor é Quente
7 - É o Amor
8 - Por Você
9 - Segredos
10 - Malandragem
11 - Amor Pra Recomeçar
12 - Quero que vá tudo pro inferno
13 - Bete Balanço
14 - Porque a Gente é Assim?
15 - Exagerado
Encore:
16 - Sonífera Ilha
17 - Puro Êxtase
18 - Pro Dia Nascer Feliz

Clique aqui e confira uma galeria com 28 fotos dos shows de Frejat, Banda Vox e Mr. Speed no Centro de Exposições Agropecuárias Carmem Ruette em Itapira/SP

Voltar para Shows