Golpe de Estado
 Domingo, dia 17 de março de 2013
no Centro Cultural Vergueiro em São Paulo/SP

    Mais uma lenda que o Hard Rock Nacional presenteou seus fãs com duas apresentações em um final de semana pra lá de chuvoso nos dias 16 e 17 de março se com set list diferenciados contemplando toda a carreira, de quase 30 anos de carreira.

    Tivemos a honra de sermos convidados pela banda para a segunda apresentação no domingo dia 17, e apesar da chuva torrencial que atingiu sábado, bem ao estilo das águas de março, um bom público compareceu ao Centro Cultural Vergueiro onde o Golpe de Estado reinauguraria a Sala Adoniran Barbosa.

    Para as pessoas que não são da cidade de São Paulo, o Centro Cultural Vergueiro é um importante ponto para a cultura e música paulista, pois se trata de um lugar, com som e iluminação perfeitos, e possui além de teatros e salas destinadas a músicas, uma biblioteca com acervo bem interessante, e fica próximo a uma estação do metrô e recebe normalmente grandes músicos de todos os estilos.

    Com um pequeno atraso em relação a agenda inicial, surgi no palco os novos integrantes do Golpe de Estado, Dino Linardi no vocal, o batera Roby Pontes e as lendas do Rock Brasil Hélcio Aguirra e Nelson Brito respectivamente guitarra e baixo, que fizeram o Hard Rock nacional ter o mérito que tem hoje em dia, é muito grande devido ao trabalho desses dois, e já de cara a música Falo Que Não Faço do novo trabalho do Golpe de Estado, Direto do Fronte, que a banda vem divulgando e fazendo shows antológicos como esses dois no Centro Cultural, sem contar os de dias anteriores no Gillans In em São Paulo. A sequencia no set list já foi uma das surpresas da noite com Underground seguida por Velha Mistura.

    Para aquelas pessoas que ainda pensam num retorno de Paulo Zinner e Catalau, a banda, que soa diferente sem eles, a resposta é claro, afinal são outros músicos, e o mesmo acontece com quem acompanha os novos trabalhos de Catalau, mas o Golpe de Estado continua na sua base incrível, com um baita Hard Rock e ainda por cima fazendo uma das melhores performances ao vivo.

    Um dos grandes clássicos da banda, a música Paixão veio depois, destacamos o vocal Dino Linardi que tem uma excelente presença de palco e canta muito, tantos as músicas antigas, quanto as novas, sendo um destaque a parte, e assim apresentou outra do novo álbum, Rock Star, que já havia ouvido na Virada Cultural.

    Um medley veio na sequencia, onde o destaque foi Janis com seu refrão forte, "..você precisa dormir pra sonhar" sem contar o riff e pegada de Helcio Aguirra que sempre impressiona, mostrando que o Golpe de Estado literalmente estava de volta. Outra clássica começava a abalar as estruturas do recinto, a pesada Moondog relembrou os tempos em que a banda gravava ainda pela Baratos Afins, afinal é uma faixa do álbum Forçando a Barra. Depois, outro pequeno medley com as clássicas Caso Sério e Olhos de Guerra, que sempre trazem boas lembranças para quem viveu nos anos 80.

    Caso Sério especificamente, segundo o Fernando aqui do Rock On Stage foi "hit" das Rádios FM dos tempos que ele era garoto.

    A galera sempre gritava "Golpe" e um belo Telão que servia como 'backdrop', ora colocava o nome da banda, ora colocando as músicas que eram tocadas, e Dino Linardi anuncia então mais uma do novo cd, Um de Nós.

    Do álbum Zumbi eles tocaram a faixa título e após ela o novo batera Roby Pontes fez um solo perfeito de quase 10 minutos de duração, para depois toda a banda voltar ao palco e tocarem o clássico Forçando A Barra.

    Mal A Pior também do álbum Zumbi mostrou o poderio de Hélcio na guitarra, onde hoje muitos tentam a velocidade, o riff perfeito dele faz o básico e sempre inovador, que é o que todos esperam em uma banda de Rock. A próxima música foi Sem Elas do LP Forçando A Barra cantada por todos que estavam no Centro Cultural e após a músico Dino Linardi lembra o quanto é ruim viver "Sem Elas", e claro foi aplaudido pelas mulheres presentes.

    Outra do Direto do Fronte com a Marymoon, que foi bem interessante, mostrando que a fase nova é tão criativa como a que levou a banda a notoriedade, e como o tempo já estava curto e precisavam terminar a apresentação Noite de Balada, clássico maior da banda, fez todos cantarem e emendaram com Nem Polícia Nem Bandido terminando uma apresentação brilhante.



    A banda soa perfeita ao vivo, Dino Linardi não para um minuto, Helcio Aguirra é de uma precisão poucas vezes visto na guitarra, nos propondo solos perfeitos e riffs matadores, A cozinha perfeita com Nelson Brito e Roby Pontes como uma banda de Rock deve ser, enfim, todos com uma presença de palco excelente.

    Me perdoe o chavão, mas Golpe de Estado é uma banda excelente e que se você ainda não teve oportunidade de assistir ao vivo, assista e confira o poder do Hard Rock nacional.

    Desde a apresentação na Virada Cultural no ano passado estou acompanhando a banda, e claramente vemos que a formação está estabilizada e deverá nos brindar com muito material bom, assim como o cd Direto do Fronte e essas apresentações no Centro Cultural Vergueiro mostraram que o Golpe de Estado ainda tem muita lenha para queimar...e o Rock brasileiro agradece e muito por isso.

Agradecimentos ao Golpe de Estado
pelo convite para a cobertura.
Texto: Silvia Pedroni

Fotos: Marcos César de Almeida
Abril/2013

Clique aqui e confira o álbum de fotos de mais de 60 do show do
Golpe de Estado no Centro Cultural Vergueiro em São Paulo/SP

 

 

Set List Golpe de Estado

1. Falo Que
2. Underground
3. Velha Mistura
4. Paixão
5. Rock Star
6. Medley
7. Moondog
8. Caso Sério / Olhos de Guerra
9. Um de Nós
10. Zumbi/Solo/Forçando A Barra
11 Mal A Pior / Terra
12. Sem Elas
13. Marymoon
14. Noite de Balada
15. Nem Polícia, Nem Bandido

Voltar para Shows