Grave Digger ( acústico )
Domingo, dia 02 de junho de 2013
no Manifesto Rock Bar em São Paulo/SP

    Grave Digger é uma das maiores bandas do cenário Heavy Metal, formada em 1980 pelo vocalista Chris Boltendah e além dele, hoje estão na banda os músicos Axel Ritt na guitarra, Jens Becker no baixo, Stefan Arnold na bateria e Hans Peter “H.P”. Katzenburg nos teclados, e contam com 20 álbuns no currículo, o grupo é representado pela primeira fase do Metal Alemão que conquistou o mundo e com diversas turnês internacional e várias passagens no Brasil, inclusive foi em São Paulo que gravaram o cd/DVD de 25 anos de banda ( o 25 To Live ).

    Mas, um fato muito curioso aconteceu nesta apresentação na capital paulista, pois após 33 anos, o Grave Digger realizou seu primeiro show acústico para os fãs brasileiros no Manifesto Rock Bar, após a sua passagem pelo no Festival Roça'n'Roll, em Varginha/MG.

    Era uma noite fria de domingo em São Paulo, no lado de fora da casa havia uma fila quilométrica que dobrava a esquina, a abertura das portas do Manifesto estavam previstas para abrir somente às 18h e teve um atraso de duas horas. Claro que, algumas reclamações eram visíveis para quem esperava ansioso pelo show, outros fãs estavam receosos pelo tempo e a chuva que estava por vir, porém, felizmente a casa abriu por volta das 20h e show teve que começar por volta das 21h.

    No palco, desce as escadas Hans Peter “H.P” Katzenburg, com uma mascara representando a Morte ( o mascote do grupo ), logo depois Chris Boltendahl aparece com um sorriso no rosto e se assenta no banquinho com seu microfone e em seguida os demais integrantes se juntam e inicia o show com um “Boa noite meus amigos, como estão vocês?” e relembra da sua primeira vez quando estiveram no país, em 1997 quando estavam completamente bêbados.

    A turnê integra o mais recente trabalho Clash Of The Gods de 2012, mas a banda tocou diversos clássicos da carreira e algumas canções em versões diferentes, este foi um presente para os fãs em formato acústico. Iniciando o show com um set longo misturando clássicos e novos, a primeira canção é The Round Table ( Forever ) do álbum clássico Excalibur de 1999 seguida por The Curse Of Jacques do álbum Knights Of The Cross de 1998, muito bem recebida pelo público com palmas e um coro de vozes soavam pelo Manifesto Rock Bar aumentando o clima positivo do show.

   Em seguida os alemães executam Home At Last, de seu último trabalho de 2012, o Clash Of The Gods, a música original é bem animada, o que deixou o show bem interessante e divertido. Chris Boltendahl enfatiza ao publico, que esta era uma noite diferente e que espera que todos estejam gostando, assim ele anuncia sua próxima canção da noite, que foi a The House do álbum The Grave Digger de 2001, pelo dia especial para a banda e os fãs.

    Na sequencia recebemos The Last Supper do álbum de mesmo nome de 2005 e a Ballad Of Mary ( Queen Of Scots ) presente em outro clássico da banda o Tunes Of War de 1996. Depois hora de uma nova que foi muito aplaudia e esperada por todos, a nova Medusa, mostrando que os fãs curtiram e muito o novo trabalho do Grave Digger.

    Logo, Chris Boltendahl descobre que é aniversário de 20 anos de uma fã e começa a cantar Happy Birthday na versão feita pela Marylin Monroe que cantou para o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy em 19 de Maio de 1962, lembram do “Happy Birthday to you, Happy Birthday to you, Happy Birthday Mr. President, Happy Birthday to You” criando um momento muito bacana de se curtir e uma homenagem inesquecível para este fã.

    Voltando aos violões o quinteto emenda uma sequencia repleta de grandes canções como a Yesterday do primeiro disco,o Heavy Metal Breakdown de 1984. Seguem com The Dark Of The Sun e Rebellion ( The Clans Are Marching ) ambas do Tunes Of War para criarem um maior contentamento dos fãs.

     A última antes do bis foi a que intitula o primeiro disco, a Heavy Metal Breakdown e os aplausos dos fãs rolaram bastante. Logo depois Chris Boltendahl exibe o setlist para que o público possa escolher a próxima música que seria tocada na apresentação e então o Grave Digger exibe a Pray ( do Ballads Of Hangman de 2009 ) e para finalizar tivemos um replay de Heavy Metal Breakdown.

    Foi um show curto, mas com grandes clássicos e durantes os agradecimentos quando eram por volta das 22h30, Chris Boltendahl pede para que os fãs aguardarem uns dez minutos, pois toda a banda iria voltar para dar autógrafos e tirar fotos com os fãs, fato que foi muito bacana.

    O show foi bem tranquilo e descontraído, como se fosse uma apresentação apenas para amigos, com piadas e lógico, algumas risadas eram visíveis, marcando esta noite do dia 2 de junho com o carisma do Heavy Metal alemão. Que em breve eles retornem para um show plugados com toda a energia do seu Heavy Metal.

 

Texto e Fotos: Erika Beganskas
Agradecimentos à Alessandra Martins da Rock Press Brasil
 pela atenção e credenciamento
Julho/2013

Setlist Grave Digger Acústico

1. Intro
2. The Round Table (Forever)
3. The Curse Of Jacques
4. Home At Last
5. The House
6. The Last Supper
7. The Ballad Of Mary ( Queen Of Scots )
8. Medusa
9. Yesterday
10. The Dark Of The Sun
11. Rebellion ( The Clans Are Marching )
12. Heavy Metal Breakdown
Bis:
13. Pray
14. Heavy Metal Breakdown

Voltar para Shows