Ian Anderson´s Jethro Tull - Thick As A Brick Tour
Quarta Feira, 13 de março de 2013
no Teatro Bradesco em São Paulo

    40 anos de um cálculo, no início dos anos 70, mais precisamente em 1972, o Jehtro Tull lançava um álbum conceitual de apenas uma música, porém como ainda a industria musical lançavam em LP, a música foi dividida em dois lados, a obra que era baseada na estória de um escritor fictício chamado Gerald Bostock, que seria um menino de 8 anos, um pequeno poeta, que seria envolvido num drama com o canal BBC, após ter perdido um prêmio literário com uma composição por ter usados palavrões na obra.

     A banda na época do lançamento fez como encarte do lançamento da obra um jornal chamado The St. Cleve Chronicle e chamou muito a atenção a época, inclusive muitas pessoas pensaram que obra se tratava de uma história real. Esses pontos a época da obra prima levou o álbum do Jethro Tull ao primeiro posto da Billboard e conforme os anos iam passando, a banda sempre era questionada de como terminaria a estória e se teria ou não uma segunda parte. Varias ofertas de gravadoras surgiram e Ian Anderson sempre recusou continuar a obra, porém em 2012, ele aceitou o desafio e gravou a segunda parte do clássico 40 anos depois.

    Thick As A Brick Vol. 2 foi lançado no ano passado e conta a adolescência e a vida adulta de Gerald Bostock e deixa em branco o final da estória, deixando vários finais possíveis, que não terminam claramente. Outro detalhe sensacional, comparado com a obra de 40 anos atrás é que a capa do disco dessa vez não é a de um jornal impresso e sim um portal de notícias chamado www.stcleve.com. Outro detalhe é que o álbum não faz parte da discografia do Jethro Tull e sim de sua carreira solo, por isso Ian Anderson's Jehtro Tull na capa e tour.

    Desde o anúncio do show meses atrás, primeiramente no site de Ian Anderson, todos já sabiam que o show seria 'sold out' como foi, e não me assustava o fato ser um teatro, pois já havia visto a apresentação do músico no Teatro do SESI em Porto Alegre/RS e o Teatro Bradesco em São Paulo/SP possui uma excelente estrutura e localização e assim como todos teatros, os avisos sonoros davam o sinal que o espetáculo esta perto do seu início.

 

    No horário previsto as luzes se apagam e o espetáculo começa sem que muitos do público percebessem, os músicos da banda entram com uma capa marrom e como se fosse 'roadies' estavam simulando como se estivessem limpando o palco, varrendo, parecendo que seriam alguns ajustes e mesmo assim ocorreram alguns momentos cômicos, como alguns tropicões ou dois músicos quando estavam no canto direito do palco encenavam um encontro de uma camisinha usada, fato que poucos viram pois esperávamos a entrada triunfal de Ian Anderson.

    Depois de uma intro no telão, Ian Anderson entra ao palco com seu violão no canto direito do palco e começava ali propriamente dita a execução do clássico álbum de 1972 Thick As A Brick na íntegra com suas duas partes e quase 45 minutos de duração, e nos primeiros minutos os músicos foram tirando suas capas e se posicionando ao palco.

    O que seria possível descrever dessa apresentação? Acompanhado pelos músicos Florian Opahle ( guitarra ), Scott Hammond ( bateria ), David Goodier ( baixo ), John O'Hara ( teclados ) e Ryan O'Donnell ( vocal ), fizeram uma performance primorosa, onde mesclando solos, duetos e claro que Ian Anderson fez a tradicional pose que imortalizou sua imagem solando com sua flauta, e com um pé ao alto cujo já no primeiro solo foi aplaudido empolgadamente por todos sendo copiado em seu gesto pelo segundo vocalista Ryan O'Donnell.

    Eu certamente me confundi, pois não se tratava de um show de Rock e sim uma peça teatral, isso devido a maneira que ambos os álbuns foram apresentados com coreografia de todos os músicos compondo uma peça, cada uma descrevendo o álbum que estavam tocando, numa interpretação primorosa, com destaque para o vocalista Ryan O'Donnell tão criticado na época da gravação do álbum, mas ao vivo, ele impressiona, chegando mesmo a confundir o tom de voz dele com a de Ian Anderson, parecendo até que se tratava apenas de um vocalista.

    Entre a primeira e segunda parte do Thick As A Brick, que seria a mudança do Lado A para o Lado B no antigo formado do LP, aparece a violonista como se estivesse tocando via Skype e surge no telão pela primeira vez o mergulhador que apareceria constantemente nos vídeos durante toda a apresentação. Outro destaque é o guitarrista alemão Florian Opahle, que já acompanha Ian Anderson há alguns anos e sabe como se posicionar num palco, isso sem contar seu talento como grande guitarrista, além de também excursionar com o Jehtro Tull.

    O final da execução de Thick As A Brick culminou com a magistral frase "And your wise men don't know how it feels To be Thick... As A Brick", onde tivemos dez minutos de intervalo para um breve descanso e outro vídeo serviu de introdução para a segunda parte, que seria enfatizada no novo cd Thick As A Brick Vol. 2, que também seria tocado na integra, música a música, nota a nota, enfim, a estória foi sendo executada, e assim como a primeira parte brilhantemente tocada, tivemos outra execução que ficou perfeita e ao vivo, com a acústica do Teatro Bradesco.

    Aliás, todas as versões da segunda parte ganharam muito mais peso que no cd lançado em 2012 e o responsável por isso certamente foi o baterista Scott Hammond, pois em suas batidas deram peso e criaram uma roupagem muito mais Rock do que o original Rock Progressivo.

    A cada faixa durante toda a apresentação foram exibidos vídeos e nosso mergulhador ia passando por fase a fase passeando por campos ingleses, em várias situações onde na penúltima música do set, esse figurante finalmente encontra o mar para fazer seu mergulho.

    O destaque teatral mencionado antes continuou, e o vocal variando perfeitamente entre Ian Anderson e Ryan O'Donnell com solos perfeitos do tecladista John O'Hara e do guitarrista Florian Opahle, sem contar a "cozinha perfeita" do baixista David Goodier e Scott Hammond na bateria, que tocam com Ian Anderson desde 2002 e assim foi por toda a apresentação.

    Todos esses elementos fizeram a segunda parte não perder em nada a qualidade com o Primeiro Ato, mas claro que identificamos a diferença pois a primeira parte já é considerada um clássico com 40 anos de existência e admiração mundial.

    No bis, com toda a banda de volta, inclusive Ian Anderson, aparece um trem no telão entregando que a próxima música seria  seria um dos maiores sucessos do Jethro Tull, a sensacional Locomotive Breath, que teve uma versão matadora, com o riff na guitarra como se fosse a engrenagem do trem, marcando passo durante a música. Posso dizer que foi simplesmente fantástica e  encerrou uma apresentação quase que indescritível.

    Quando li que seria tocado apenas os dois álbuns e de uma banda como o Jehtro Tull, pensei poxa e os clássicos como "Cross Eyed Mary", "Aqualung", "Living In The Past", para citar alguns entre tantos outros, pensava claramente que fariam falta, porém, ao terminar a apresentação e ver o sorriso estampado no rosto de cada um que deixava o Teatro Bradesco, certamente a escolha dos set com ambas as partes de Thick As A Brick foi perfeita. Espero mesmo que algum show desta turnê seja gravado em DVD para ficar registrado a intensidade deste show. Em suma, maravilhoso

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Michele Menegatti
do Teatro Bradesco pela atenção e credenciamento.
Abril/2013

Galeria de fotos do show Ian Anderson´s Jethro Tull - Thick As A Brick Tour no Teatro Bradesco em São Paulo/SP
 

Set List:

Thick As A Brick
1 - Thick As A Brick, Part 1 (Jethro Tull song)
2 - Thick As A Brick, Part 2 (Jethro Tull song)

Thick As A Brick 2: Whatever Happened to Gerald Bostock?
3 - From A Pebble Thrown
4 - Pebbles Instrumental
5 - Might-Have-Beens
6 - Upper Sixth Loan Shark
7 - Banker Bets, Banker Wins
8 - Swing It Far
9 - Adrift And Dumbfounded
10 - Old School Song
11 - Wootton Bassett Town
12 - Power And Spirit
13 - Give Till It Hurts
14 - Cosy Corner
15 - Shunt And Shuffle
16 - A Change Of Horses
17 - Confessional
18 - Kismet In Suburbia
19 - What-Ifs, Maybes And Might-Have-Beens

 Encore:
 20. Locomotive Breath (Jethro Tull song)

Voltar para Shows