Jota Quest no Mix TV Álbuns Clássicos
Terça-feira, dia 30 de abril de 2013
no Teatro da Mix em São Paulo/SP

    Um programa de televisão com uma excelente ideia musical. A Mix TV teve a brilhante ideia de convidar  as bandas a tocarem na integra um álbum que é considerado clássico e que teve grande sucesso de público e crítica. Já passaram pelo programa nomes do Rock Nacional como Ultraje A Rigor, RPM, Titãs, Skank, O Rappa e fomos convidados a conferir a apresentação do Jota Quest com seu álbum De Volta ao Planeta.

    Na entrada do Teatro Mix todos, convidados, vips e credenciados, rapidamente encontraram seus lugares onde era possível ver o palco com o nome da banda em letras simples, porém, muito bonito e com um telão de altíssima qualidade, que começava a dar a sensação de que a noite seria especial. De Volta Ao Planeta é o segundo álbum da banda mineira Jota Quest, lançado em janeiro de 1998 pela gravadora Sony BMG/Chaos. É o álbum de estúdio mais bem-sucedido da banda, tendo certificação platina duplo ( por 500 mil unidades vendidas ). Sua faixa título e parte do encarte do LP tem inspiração da série de ficção científica O Planeta dos Macacos, que foi um grande sucesso do cinema e televisão nos anos 70.

    Embora eu não seja um fã do Jota Quest, sempre quando os vejo em alguma apresentação, me lembro deles no Programa do Jô anos atrás, quando contaram que fizeram um show em uma pequena cidade e no pós show perguntaram onde teriam um bar Rock na cidade, e mesmo sendo informados que o local era um pouco perigoso, a banda foi e chegando nesse bar.

    Então o guitarrista Marco Túlio fez umas 'jams' no palco e quando Rogerio Flausino foi no bar, viu um 'flyer' onde ele aparecia decapitado num desenho e perguntou quando seria aquela festa e o pessoal do bar avisou que ele já estava na tal festa e não pensaram duas vezes e foram embora do local na hora, em uma situação bem engraçada já que a banda nos anos 90 era odiada pelo pessoal mais radical e que não respeitava gostos alheios.

    Mas, voltando ao espetáculo a  apresentação foi feito pela VJ da Mix TV Rafa Brites, que explica a todos o fato de como será feita a gravação do programa e esta deveria ficar impecável, sem erros, para a transmissão posteriormente via Mix TV e Mix FM, que possivelmente alguma música poderia ser tocada duas vezes, o que claramente ninguém se incomodou muito, afinal, tínhamos apenas fãs do Jota Quest na casa, incluindo algumas sub celebridades como Bruna Surfistinha e o marido, que estavam presentes na plateia para prestigiarem a apresentação da banda.

    Após a intro Rogério Flausino nos vocais, Marco Túlio na guitarra e violão, PJ no baixo, Paulinho Fonseca na bateria e Márcio Buzelin no teclado, após cantam a faixa título do álbum seguido por Sempre Assim. Na primeira pausa para a conversa entre a VJ Rafa Brites e a banda eles comentam dos mais de um milhão de seguidores no Twitter e que como é importante hoje em dia na divulgação de uma banda, as redes sociais. O Jota Quest lembrou também que na época da gravação do disco, eles não tinham nada a perder.

     Na sequencia que foi tocado o álbum faixa-a-faixa corretamente veio com Tudo É Você seguido pelo mega-hit Fácil, onde no trecho da segunda entrevista com a VJ Rafa Brites, eles lembraram que a faixa não é tocada algumas vezes em alguns set list e então o baterista Paulinho Fonseca conta como compôs a faixa Tudo É Você tirando grandes gargalhadas de todos na plateia.

    A sequencia veio também como no álbum com a 35 e foi seguida de Qualquer Dia Desses, que terminou com uma intensa participação da plateia e Rogerio Flausino cantando juntos. A banda lembra que começou mais no eletrônico e nesse álbum partiu para um Pop Rock mais dançante.

     A sequencia veio com um cover de Lulu Santos, o primeiro que a banda gravou, já que seu novo single também é outro cover do Lulu Santos e Tão Bem, fez a galera cantar bem alto, embora todas as faixas pareciam quase uma disputa entre a banda e a plateia numa energia poucas vezes vista em um show. A seguinte foi Nega da Hora, onde claramente o Jota Quest mudou as versões para explicar quem seria a "Nega da Hora" para não cair em nenhuma saia justa e lembraram  do trabalho árduo  dos produtores a época.

    Lembram mais uma vez de seus seguidores no Twitter e claramente tudo mudou desde a época do lançamento do álbum De Volta Ao Planeta e que agora eles trabalham muito com as redes sociais e então tocam uma das grandes músicas do álbum e esperada por todos: O Vento e terminam com a Loucas Tardes de Domingo em que se lembram que era uma homenagem as namoradas, já que era apenas nas tardes de domingo que a banda tinha tempo com as namoradas e tudo mais.

    Eles retornam ao palco, pois uma das faixas precisou ser regravada e De Volta Ao Planeta foi tocada novamente, e aí começaria o bis onde a primeira música do bis seria o novo single e cover de Lulu Santos Tempos Modernos, seguida por Só Hoje, e a pedidos cantam Tudo Está Parado terminando o ótimo concerto com o hit Do Seu Lado

    Um show impressionante, que talvez por ter apenas fãs na plateia provocou uma energia muito boa no palco fazendo um show extremamente diferenciado. Vale dizer que o tempo passou super rápido e com uma produção impecável como a apresentada colocou este show em um nível muito diferenciado e que nós todos começamos a aguardar que os próximos shows deste programa sejam tão bons como esse.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Patricia Dornelas da Batucada Comunicação
pela atenção e credenciamento.
Junho/2013

Set List 

1 - De Volta Ao Planeta
2 - Sempre Assim
3 - Tudo É Você
4 - Fácil
5 - 35
6 - Qualquer Dia Desses
7 - Tão Bem
8 - Nêga Da Hora
9 - O Vento
10 - Loucas Tardes De Domingo
11 - De Volta Ao Planeta
12 - Tempos Modernos
13 - Só Hoje
14 - Do Seu Lado

Clique aqui e confira uma galeria com 157 fotos
do Jota Quest no Teatro da Mix em São Paulo/SP

Voltar para Shows