Lana Del Rey - Paradise Tour
Domingo, 10 de novembro de 2013
no Citibank Hall no Rio de Janeiro/RJ

Um show caloroso e cheio de fãs fiéis na Cidade Maravilhosa.

        A noite de domingo no shopping Via Parque do Rio de Janeiro/RJ estava agitada, e não foi para assistir cinema. Lana Del Rey se apresentava pela primeira vez no país, e esta noite no Rio de Janeiro, após shows em Belo Horizonte e São Paulo. A cantora americana nascida em Nova Iorque, que ficou conhecida pelas canções Born To Die e Video Games em 2012, teve seu nome Lana Del Rey definido após anos de pesquisa por seus empresários, e antes atendia pelo nome de Lizzie Grant ( de Elizabeth ).

    Pelos corredores do shopping observamos muitos, mas muitos adolescentes; entre meninos e meninas, estas, com uma coroa com rosas na cabeça, além do mesmo batom vermelhíssimo, olhos de gatinha e o estilo fashion da compositora americana, que possui estilo retrô/anos 60 a la Nancy Sinatra.

    Foi um fato curioso, já que o som de Lana Del Rey não se assemelha muito a um Pop tradicional para ‘teenagers’, sendo que vários deles estavam acompanhados dos pais, enfim, quase um programa de família. Sua marca registrada é o clima dos anos 60, paixonite aguda, depressão e muita melancolia.

    Dentro da casa de show, o público pacientemente esperava a cantora, e o Citibank Hall praticamente lotou em pleno domingo à noite, não se imaginava tantos fãs para a recém-diva. Com aproximadamente vinte minutos de atraso o show começa e muitos gritos “histéricos” e ensurdecedores ecoam no saguão todo, sem exageros. A banda entra aos poucos: um baterista, um tecladista, um guitarrista e um quarteto de coro formado por moças loiras nos violinos foram tomando seus lugares no palco.

  Em alguns segundos, a querida diva Lana Del Rey surge no palco lentamente e delicadamente, cantando Cola. Novo, mas todos os fãs - que eram muitos - já sabiam canta-la inteira. Durante o refrão, muitos aplausos e gritos, principalmente quando Lana abraça o guitarrista e fazia movimentos sensuais no microfone, rebolando até o chão, enquanto este tocava. O público ficou sem fôlego e fora de controle. A seguir, foram muito aplausos e gritos em cada refrão. No cenário, alguns detalhes interessantes, como um ursinho em cima do amplificador, os coqueiros verdíssimos no fundo do palco, além das lindas violinistas com uma flor grande nos cabelos.

    Na segunda música, Body Electric, houve um mini solo de guitarra, e então, o coro feminino começa a cantar. E os gritos voltam quando Lana canta. A "ídola" recebe camisa de presente dos fãs, e o povo começou a gritar: “Lana, eu te amo!” em português, e a cantora parece entender: “Eu amo tanto vocês... Vamos de Blue Jeans”.

    Os violinos introduzem a famosa Blue Jeans, e um coro forte tal qual de hino começa e termina a música. Enquanto canta, Lana Del Rey desce do palco, some por uns instantes da vista dos que estavam no fundo da casa de show, e então, pelos telões pôde-se ver o início de uma sessão de beijos e abraços nos fãs, totalmente enlouquecidos, gritando feitos loucos. De vez em quando, a cantora dava um selinho na boca de alguns fãs homens. E a sessão continuou por um bom tempo.

    De volta ao palco, Lana diz: “Perfeito! Acho que podíamos tocar...Paradise”. No meio da música Dark Paradise, a diva baixa a cabeça como quem está pensativa e interrompe a música. A cantora informa que precisa muito tomar um café e que ficou doente durante sua estadia no México e deixa o palco. E ao retornar: “Me desculpem, não fumei meu cigarro antes do show”, reiniciando a música desde o início em seguida. Mesmo assim, enquanto cantava, Lana Del Rey se ajoelhou no chão, e não parecia se sentir muito bem.

    Mais uma vez Lana Del Rey fala com seu público: “Tenho conversado com tantas pessoas do Brasil, e tenho podido visita-las, isso realmente significa muito pra mim”, e então prossegue com Born To Die, que dispensa comentários e é um de seus hinos entre os fãs, que mais uma vez cantam-na inteira.

    Inclusive, impressionante foi como todos cantaram todas as músicas e sabiam todas as letras de cor e salteado. Em nenhum show antes havíamos presenciado tal coisa: um público que todos cantavam e cantavam tudo, com a letra toda na ponta da língua, inclusive crianças. Foi ‘pasmático’.

    Durante a próxima música, a Carmen, pudemos constatar a situação de uma menina de treze anos que veio de Belo Horizonte para assistir Lana Del Rey no Rio de Janeiro porque os ingressos haviam esgotados em sua cidade e crianças entre os adolescentes cantando as músicas da diva melancólica/depressiva com um toque de ‘junkie’,  que descreve bem a próxima, Young and Beautiful, praticamente um coro na plateia. Mais uma vez, chocantemente decorada pelos teens.

    “Vocês ainda estão bem?” - pergunta Lana Del Rey, que é respondida com “Lana, eu te amo!”. O repertório continua com a linda Without You. Desta vez, os fãs que estavam um pouco mais exaustos de cantar, se aquietaram mais. A canção estava terminando, quando de repente a bela cantora fez um tipo de mini ‘medley’ com Knocking On Heaven´s Door, com um fundo cheio de efeitos de glitter no telão. Feito isso, Lana Del Rey sai do palco, e começou um intervalo bem curto.

    O show retorna com um vídeo no telão, com um clipe de Lana Del Rey, em que ela aparece com cabelos super cacheados e compridos, andando pela rua, com um estilo bem ‘Street Punk’. A moça está andando á toa pela rua da vida; como uma garota em busca de aventuras.

    Era o vídeo da canção Ride, que retrata atitudes desesperadas, uma vida de excessos e devaneios, mas principalmente, carência afetiva e uma letra sobre um pai ausente, um provável motivo pelos inúmeros namorados mais velhos. Essa música foi a segunda de Lana Del Rey em novelas brasileiras, deve ser por isso que parecia seu melhor hit, porque foi muito prestigiada pelos fãs.

    E a simpática cantora continua: “Essa energia é tão boa pra mim, não posso agradecê-los o suficiente!” e emenda de imediato com Summertime Madness. Agora sim. A novela realmente contribuiu bem para esta música. Eram gritos ensurdecedores, aplausos que acompanhavam a canção e quase um fervoroso louvor entre faces desesperadas de emoção. Em seguida, Off To The Races, outra que emocionou bastante os fãs no Citibank Hall.

    Mais um vídeo bem vintage nos telões se passava, e Lana Del Rey fala antes de cantar a próxima canção: “Eu me lembro, quando lancei essa música, e os brasileiros me escreviam" falando sobre Video Games. Provavelmente a cantora não imaginava que Video Games faria tanto sucesso no Brasil, sua fama e legião de fãs é a prova disso tudo e agradecia exaustivamente aos seus fãs.

     Sua última música da noite foi National Anthem uma música meio ‘Rap’ que fala de dinheiro e poder do cd Born To Die de 2012, e algumas cenas no videoclipe que como sempre, nos surpreendem de alguma forma. O vídeo começa com Lana Del Rey cantando o “Happy Bithday Mr. President” de Marilyn Monroe ao presidente dos EUA, mas com um presidente negro e rapper; tudo bem vintage, e nossa musa como a primeira dama, que como nos clipes de Hip Hop e rappers, ostenta a riqueza do marido.

    O pessoal canta, e muito. No final desta música, Lana Del Rey desce do palco novamente, e passa mais uns bons e longos minutos falando com seus fãs, e beijando vários moços, deixando todos super desesperados, com direito a troca de confidencias com alguns fãs que pareciam amigos.

    Foi assim que se encerrou o show desta talentosa e carinhosa diva-cantora, que era puro carinho e agradecimentos a seus fãs; fervorosos e super fiéis, fechando seu show de forma mais calorosa impossível. De forma francesa e com dose de drama de protagonista de novela mexicana, Lana Del Rey sai do palco, mas pelo sucesso de sua turnê por aqui, sua simpatia e grandioso número de fãs, em breve é mais que certo que ela retornará.

Texto: Chan Suan
Fotos: Vanessa Gonçalves
Agradecimentos Bianca Senna, Daniel Cabral e Sabrina Schemberg
 pela atenção e credenciamento
Dezembro/2013

Set List Lana Del Rey

1 - Cola
2 - Body Electric
3 - Blue Jeans
4 - Born To Die
5 - Dark Paradise
6 - Young And Beautiful
7 - Carmen
8 - Without You/Knockin’ on Heaven’s Door
9 - Ride
10 - Summertime Sadness
11 - Off To The Races
12 - Video Games
13 - National Anthem

Voltar para Shows