Matchbox Twenty - North Tour
Terça, 17 de setembro de 2013 no
Espaço das Américas em São Paulo/SP

   Finalmente a banda americana Matchbox Twenty se apresenta no Brasil. Mas quem seria a banda que já vendeu mais de 30 milhões e se apresentou em São Paulo, Curitiba e no Rio de Janeiro ( no Rock In Rio ) e que são de certa forma desconhecidos do grande público brasileiro, mas fazem um sucesso monstruoso nos Estados Unidos? Para conhecer isso temos que voltar nos idos de 1993, onde o embrião do Matchbox Twenty nasceu, que foi a banda Tabitha's Secret e em sua formação tínhamos Rob Thomas, Brian Yale e Paul Doucette, que lançaram o excelente álbum Don't Play With Fire e daí temos a origem do nome da banda, já que não brinque com fogo ( Don´t Play With Fire ) e caixa de fósforos ( Matchbox ) estão totalmente interconectados.

     No Brasil, claro que o destaque é o vocalista Rob Thomas, que começou a chamar a atenção como vocalista do single Smooth do genial guitarrista Santana gravado no álbum Supernatural, canção essa que teve grande sucesso no Brasil, porém, toda a discografia da banda merece destaque sendo eles os álbuns Yourself Or Someone Like You de 1996, Mad Season de 2000, More Than You Think You Are de 2002, Exile On Mainstream de 2007 e o novo álbum North, que é a turnê que o Matchbox Twenty vem divulgando ao redor do mundo e finalmente chegara por aqui.

    O Matchbox Twenty por ter grande sucesso em sua terra natal, quase não toca fora dos Estados Unidos, porém, foi em uma dessas raras datas que a banda lançou um excelente VHS, o Live From Australia, nunca lançado em DVD, entretanto, foi com o lançamento de A Night In Life Of Matchbox Twenty é que tivemos a noção do que é a banda ao vivo e após todos esses releases, finalmente chegava a hora de conhecermos essa banda de Pop Rock com letras mais românticas e diria até fortes, pois são claras as influências de Joy Division e Nick Cave nas letras do cantor e compositor.

    Com um bom público, não 'sold out', mas muito além do esperado e após um vídeo em preto e branco como se fosse uma abertura circense, o Matchbox Twenty é introduzido e começa com o novo single Parade do álbum North, com a plateia com bexigas amarelas e brancas homenageando a banda, num lindo gesto mostrando todo o carinho os músicos, seguido por Bent do Mad Season.

    Rob Thomas então pede desculpas pelos dezessete anos sem vir ao Brasil e executam o primeiro sucesso nas rádios brasileiras com Disease, composição do álbum de 2002, o More Than You Think You Are e escrita em parceria com Mick Jagger dos deuses conhecidos como Rolling Stones e prosseguem com She´s So Mean.

    Uma das grandes diferenças que acho entre a banda ao vivo e nos cd's possui é que ao vivo ela ganha uma roupagem diferente. E uma das mais claras está no primeiro single do álbum Exile On Mainstream com How Far We 've Come. A seguinte foi a 3A.M., que foi também o primeiro single do mega platinado Yourself Or Someone Like You e fez com que os americanos tomassem seu o primeiro susto devido as participações em massa e crescentes dos fãs a cada música. Após um elogio a plateia, Real Word do mesmo álbum vem a tona em uma execução perfeita.

    Do Mad Season tocam a balada If You're Gone, com o refrão que diz em seus versos "..Se você for embora, meu bem você precisa voltar pra casa, Por que há um pouco de mim, Em você toda..." seguida outra balada, a novíssima Overjoyed do álbum North e depois daquele chavão em que a plateia repete o coro do vocalista - que em várias situações funciona muito bem - serviu também para a entrada da belíssima faixa All Your Reasons do Exile To Mainstream.

    Outra música que acredito ser bem difícil estar fora do set list do Matchbox Twenty é Long Day do Yourself Or Someone Like You, que ficou muito bonita ao vivo. Rob Thomas então dedica I'll Believe You When para as pessoas casadas da plateia e continua Girl Like That, outro grande sucesso do primeiro cd. A grande surpresa no set list foi a Hang com Rob Thomas ao violão, outro clássico do Matchbox Twenty,  que teve um medley com a Peaceful Easy Feeling da banda Eagles.

   Duas baladas vieram na sequência com a I Will e também a Unwell, esta última um clássico do Mad Sesaon que levou Rob Thomas a fazer uma cara de espanto olhando para o baixista Brian Yale ao ver todos cantando juntos com a banda. Seguimos com o novo hit do álbum North, a Radio com uma intro de bateria bem interessante.

    So Sad, So Lonely, do álbum More Than You Think You Are seguida por English Town e The Way do mais novo trabalho junto com a Bright Lights terminaram precisamente a primeira parte da apresentação, quase jazzística com duelos de guitarras que chamaram mesmo a atenção dos fãs.

     O bis veio rapidamente com duas composições do North, a potente Our Song, que foi muito mais forte e pesada ao vivo e depois a ótima How Long. Rob Thomas apresenta a próxima como 'os erros que as pessoas cometem e levam isso a toda vida, por mais inteligentes que sejam' e então, outra do aclamado Yourself Or Someone Like You foi anunciada e a escolhida foi a Back To Good em exibição de gala. Sleeping At The Wheel, mais uma do North prosseguiu o bis e apresentada em versão tão soberba como a seguinte, o cover de Don't Change do Inxs.

 

     A última música claro que seria a canção que constantemente encerra os shows da banda e um dos maiores sucessos desde sua origem, e assim, Push terminou a perfeita apresentação do Matchbox Twenty, que se despediu de São Paulo deixando uma excelente impressão e detalhe: eles realmente se emocionaram conforme declararam em rede social, disseram que o público no Espaço das Américas foram sua melhor plateia e prometeram voltar em breve.

    O set list original continha dezenove músicas, porém, a banda certamente mudou com sete composições adicionais tocando dez do álbum North e sete faixas do Yourself Or Someone Like You, ou seja tivemos um show praticamente especial com quase que os dois álbuns na integra.

    Foi uma escolha genial do Matchbox Twenty, que estava preocupado em atender todos os fãs com um show que mesclou perfeitamente o novo álbum com todos os seus principais clássicos, sem deixar aquele gosto de faltou algo, mas como para me satisfazer as bandas teriam que tocar por muito mais tempo, creio que a versão de Time After Time da cantora Cindy Lauper deveria ser obrigatória no set list.

 

Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Denise da Midiorama pela atenção e credenciamento e também para a Camila Cara, que gentilmente nos cedeu as fotos que ilustram esta resenha
Outubro/2013

Set List Matchbox Twenty

1 - Parade
2 - Bent
3 - Disease
4 - She's So Mean
5 - How Far We've Come
6 - 3 A.M.
7 - Real World
8 - If You're Gone
9 - Overjoyed
10 - All Your Reasons
11 - Long Day
12 - I'll Believe You When
13 - Girl Like That
14 - Hang/Peaceful Easy Feeling
15 - I Will
16 - Unwell
17 - Radio
18 - So Sad So Lonely
19 - English Town
20 - The Way
21 - Bright Lights
Bis:
22 - Our Song
23 - How Long
24 - Back 2 Good
25 - Sleeping At The Wheel
26 - Don't Change (INXS cover)

27 - Push

Voltar para Shows