Nenhum de Nós -  Show de lançamento do DVD
“Contos Acústicos de Água e Fogo”

Sexta, 02 de agosto de 2013 no Cine Joia em São Paulo/SP

    Você só pode entender algumas coisas, se fizer parte disso. É mais ou menos assim com a música da banda Nenhum de Nós. Com seus 27 anos de existência, a banda consegue extrair o que há de melhor em seu interior e transformar poesia em belas canções sem estar atrelada ao mercado da música descartável.

    A primeira vez que tive contato com o material da banda, foi no longínquo ano de 1987/88 ( não me lembro a data ao certo ), via Gugu Liberato e seu extinto programa Viva a Noite. A banda formada por Thedy Corrêa ( voz, violão e gaita ), Veco Marques ( violão, guitarra e banjo ), Carlos Stein ( violão e guitarra ), João Vicenti ( acordeom e teclados ), Sady Homrich ( bateria ) e Estevão Camargo ( baixo e backing vocals ) apresentou a canção Camila, Camila e após essa exibição, era comum ouvir que a banda seria de apenas um sucesso ( comum a muitos nomes dos anos 80 ), que ninguém se lembraria no próximo verão e diversas outras besteiras ditas por críticos e pessoas no dia-a-dia.

    Com o tempo vieram mais canções, mais shows e a banda já soma 15 álbuns, sendo que há quase 20 anos vem trilhando seu caminho de forma independente e angariando uma legião de fãs de tudo quanto é idade, conforme pude comprovar pessoalmente no dia no 02 de agosto de 2013 na apresentação do show de lançamento do DVD Contos Acústicos de Água e Fogo.


    Cheguei por volta das 21:00 no Cine Jóia e já havia um bom número de pessoas esperando a abertura dos portões ( que seria às 22:00 ) e deu para perceber que pais e filhos estavam juntos, alguns grisalhos no meio de adolescentes, jovens adultos e cada vez ia chegando mais gente. Com as portas abertas no devido horário, o número de pessoas só aumentava e tudo já prometia ser uma bela noite, pois clima frio que imperava, já dava um leve toque de Porto Alegre na caótica São Paulo. Enquanto a banda não entrava, o Cine Jóia ( que foi o palco escolhido para a festa ) soltava imagens na parede e muita música boa nos falantes, o que já empolgava o pessoal e entrava no clima da proposta da banda.

    Quando soa a meia noite, na madrugada do dia 02 para o 03 de agosto, as luzes se apagam e o Nenhum de Nós sobe ao palco, pronto para destilar seu set list para uma casa praticamente lotada, que não parava de gritar “Nenhum!, Nenhum!” e bastou Sady ( o carismático baterista, que me chamou a atenção para o instrumento nos anos 80 ) chamar na baqueta, que Aquela Estação, primeiro single do DVD Contos acústicos de Água e Fogo começou no palco e continuou no público, que cantava a plenos pulmões cada verso da canção, que foi seguida de Amanhã ou Depois ( presente no quarto álbum, Nenhum de Nós de 1992 ), que manteve a mesma pegada de junção público e banda.

    A terceira música do show foi a primeira que teve o contato de Thedy Corrêa, que agradeceu ao público pela presença, fez piadas com o Cine Jóia dizendo: "uma casa que traz bandas legais e de vez em quando umas ruins como a gente". Neste momento tivemos a participação de Edgar Scandurra e Thedy Corrêa brincou novamente: "Sabemos que vocês vieram para ver o Edgar e não nós" e falou sobre a banda, que “diferente de muita banda que existe, nós não temos vergonha, mas sim orgulho de nosso passado”, versos que antecederam Camila, Camila, primeiro grande hit do Nenhum de Nós, lançada lá no distante ano de 1987 no álbum de estreia da banda, o Nenhum de Nós, e que quase levou o Cine Jóia ao chão, tamanha era a empolgação, que permitiu até abertura de tímidas rodas para os mais afoitos. Vale lembrar que a banda nomeou os álbuns lançados em 1987 e 1992 de Nenhum de Nós.

    Depois dessa, eles emendaram uma sequencia que teve: Eu Não Entendo do Histórias Reais, Seres Imaginários de 2001, Água e Fogo do Contos de Água e Fogo de 2011 e também Diga A Ela do Onde Você Estava de 1993, e a reação da galera era de não querer parar para respirar pela emoção que sentiram ao receberem estas músicas. Thedy Corrêa anuncia Tu Vicio, uma bela canção em espanhol, que pertence ao disco Contos de Água e Fogo e antecedeu Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo, belíssima versão do Clube da Esquina e regravada pelo Nenhum de Nós no disco Outros de 2012.

    E não parou por aí, o hit Sobre o Tempo ( do Extraño de 1990 ) arrancou suspiros e foi complementada com a recente Último Beijo e o clássico Julho de 83 ( do Histórias Reias, Seres Imaginários ), que protagonizei um casal já na casa dos 40 cantando um para o outro e ela com os olhos marejados, cena mais que linda e marcante na vida de qualquer um. Voltando ao show, Fuga do álbum Cardume de 1989 antecedeu a participação de Edgar Scandurra, que sempre muito simpático iniciou sua parte com Abraços e Brigas ( presente no Outros ), Flores em Você ( sucesso de sua antiga banda Ira! ) e Vou Deixar Que Você Se Vá do Música Diablo de 1996.

    Com a saída de Edgard Scandurra, a banda ainda executa Paz e Amor ( título do cd de 1998 ) e  outra deste mesmo disco com Você Vai Lembrar de Mim, que começou com a banda, entretanto, os músicos foram se retirando deixando apenas Thedy Corrêa com violão e vozes. Não só a sua voz, mas a voz do Cine Jóia acompanhando cada verso, que segundo o próprio cantor “é uma versão exclusiva desse coral maravilhoso”.

    O palco fica vazio e poucos minutos depois temos a presença do Nenhum de Nós com o um bis apoteótico, começando com Meu Erro dos Paralamas do Sucesso e um dos grandes hit´s da carreira com Eu Caminhava ( que teve a inserção de versos da música índios da Legião Urbana ), que finalizou essa parte do bis.

  Mais uma pausa e todos sobem ao palco, incluindo Edgard Scandurra mais uma vez. Quando todos pensam que é a despedida, eles começam O Astronauta de Mármore, a bela versão do clássico Starman de David Bowie gravada no Cardume, que também foi cantada em coro por todos e finalizou o set list de aproximadamente duas horas e comprovou que o Nenhum de Nós não perdeu vitalidade e consegue casar perfeitamente acústico, elétrico e acordeons, com canções de lindos arranjos e letras inteligentes, que cria um abismo imenso entre Nenhum de Nós e diversas bandas atuais.

    Fora a incrível apresentação, o Nenhum de Nós ainda se dispôs a receber o público para conversar e tirar fotos com os fãs e eu ainda pude tomar uma birra com o Sady ( baterista da banda e especialista em cervejas ), o cara que fez com que eu olhasse para a bateria com carinho pela primeira vez.

Texto e Fotos: Renato Sirqueira
Agradecimentos à Bruna Somogyi e a
equipe da Márcia Stival Assessoria
pela atenção e credenciamento
Agosto/2013

Set List
1 - Aquela Estação
2 - Amanhã ou Depois
3 - Camila, Camila
4 - Eu Não Entendo
5 - Água e Fogo
6 - Diga a Ela
7 - Tu Vicio
8 - Um Girassol da Cor do Seu Cabelo
9 - Sobre o Tempo
10 - Último Beijo
11 - Julho de 83
12 - Fuga
13 - Abraços e Brigas
14 - Flores em Você
15 - Vou Deixar que Você se Vá
16 - Paz e Amor
17 - Você vai lembrar de mim

Bis:
18 - Meu Erro
19 - Eu Caminhava

Bis 2:
20 - O Astronauta de Mármore

Voltar para Shows