Lançamento do DVD 17 Years Of Chaos do Nervochaos
Sexta, 15 de novembro no
Estúdio Produssom em São Paulo/SP

    No Underground brasileiro, é muito comum que uma banda tenha vida efêmera. Inúmeros são os percalços e dificuldades enfrentados por quem aspira fazer parte da cena regional e também nacional. É raro, porém gratificante, quando nos deparamos com verdadeiros guerreiros que sem colocar de lado a honestidade e a dignidade conseguem se estabilizar, provando sua competência e adquirindo respeito. Alguns nomes ilustram muito bem essa afirmação, como Vulcano, Genocídio, Torture Squad e o Nervochaos, que celebrou recentemente, 17 anos de uma carreira construída sob muito suor e dedicação.

    No dia 15 de novembro de 2013, aconteceu o lançamento comemorativo do DVD de 17 anos do grupo no Estúdio Produssom, situado na rua Teodoro Sampaio, em São Paulo, um espaço que já se tornou notório para apresentações no melhor estilo pocket show.

    O evento para celebrar o Box 17 Years Of Chaos, foi fechado para amigos e jornalistas, ou seja, não teve divulgação para os fãs. Para aquecer a noite, duas bandas convidadas: a Hellsakura, que aos poucos vem firmando o nome no meio Underground, graças às apresentações bastante enérgicas, com destaque para a vocalista Cherry, que desde a época do nostálgico Okotô vem esbanjando competência. Também integram a banda Napalmer no baixo e Pichu Ferraz na bateria.

    O set list seguiu com "Bomb Away", "Distorted Mirror", "Leave My Skull", "Death Row", "Crown Of Fire", "Heavy Metaro", "Very Dark Sunday", "Gory" com participação do Guiller do Nervochaos e Quem E Você, todas do álbum Blood To Water lançado em 2012 ( leia resenha ) .

    Outra participação especial foi a banda Necropsya de Curitiba/PR, que tocou pela primeira vez em São Paulo. Formada por Henrique Vivi no vocal e baixo, Henrique Bertol na guitarra e Celso Costa na bateria, a banda apresentou um set interessante com destaque para: "Isolation", "We Are At War", "Ask My Self", "Hear The Roars", "Kill", "Determination", "Old Score" e "Stress".

    O Nervochaos surgiu na segunda metade da década de noventa, mais precisamente 1996. A ideia era fazer um som agressivo e nervoso que originalmente era um Death Metal, que flertava com alguns elementos do Grindcore. Posteriormente, o grupo foi amadurecendo e fincando, cada vez mais, os pés no que poderíamos definir como Satanic Death Metal. Uma influência óbvia nesse caso é o Deicide. O box contém dois DVD's e um cd.

    O primeiro DVD intitulado simplesmente Box, conta a história da banda, com imagens raras e antigas, além de depoimentos de amigos e praticamente todos os músicos, que em algum momento integraram o grupo desde a sua formação até os dias atuais. A título de curiosidade, o único membro original é o baterista Edu Lane. Num total, 16 músicos ajudaram a recontar essa história.

    O segundo DVD, cujo título é Warrior On The Road contém a turnê do álbum To The Death ( confira resenha ), durante o ano de 2012 e um clipe da música Pure Hemp. Já o cd, inclui músicas ao vivo da turnê, as três demo-tapes lançadas nestes 17 anos de estrada como as clássicas Cursed Soul - Necro Satanic Cult ( 2004 ), Envy - Disfigured Christ ( 2000 ) e Everlasting Death - Necro Satanic Cult ( 2004 ), além de versões de “I Hate Your God” e “Lier, Loser”. Isso sem citar as músicas ao vivo no Hangar 110: “Mark Of The Beast ”, “Mind Under Siege” entre muitas outras.

    A ideia dessa apresentação era tocar músicas de todas as fases da carreira da banda, com as respectivas formações, ou seja, uma verdadeira celebração. Uma oportunidade única de mostrar aos presentes e a quem não teve a oportunidade de conhecer, as diferentes fases. Ao longo da apresentação, eram anunciados os ex-integrantes. A primeira foi I Hate Your God, com o vocalista Marcelo Miranda, que além de seu conhecido projeto Olam Ein Sof, capitaneia a banda de Black Metal Arum, que recentemente anunciou a volta aos palcos, além de André Gubber na guitarra que atua no Skinlepsy. Mighty Justice veio na sequência, agora com Sidney na guitarra e voz. Ambas do álbum Pay Back Time de 1998.

    Tocaram também When The Mask Falls Down com Sidney e Cesar’ Coveiro’ atual Voodoopriest na guitarra e voz seguida por Cold Feelings com o ex-vocal Marcelo ‘Gordo’, atual There Is No God e Hareton no baixo, ambas do álbum Legion Of Spirits Infernal de 2002.

    Cada música foi uma porrada atrás da outra, o estúdio é pequeno e o palco baixo. Varias rodas de bate cabeça eram abertas durante o show e os fotógrafos se juntavam buscando alguma proteção. Foi um momento histórico para o Nervochaos, que continuou com musicas do álbum Quarrel In Hell de 2006, como Putrid Pleasures com Thiago Anduscias, que hoje em dia integra o Azamarak no baixo, além de Vinicius e Wellington na guitarra. Televangelism manteve a formação com a mudança do vocal para Daniel Blasphemoon.

    Total Satan e Pazuzu Is Here, as mais pedidas das turnês, do álbum Battalions Of Hate, de 2010 mantiveram a formação original até To The Death e Hate do álbum intitulado de 2012 - Felipe Freitas, Edu Lane, Quinho e Guiller Cruz. Finalizando a noite com um adicional Pure Hemp do álbum Disfigured Christ e muita pancadaria. Um evento memorável, uma iniciativa pioneira que mostra que, apesar de tantas dificuldades, ainda há esperança para o underground nacional! Longa vida ao Nervochaos!

Texto e Fotos por Erika Beganskas
Agradecimentos à Débora Brandão da Metal Media
pela atenção e credenciamento
Janeiro/2014

 Galeria de 44 fotos do Lançamento do DVD 17 Years Of Chaos do Nervochaos no Estúdio Produssom em São Paulo/SP
 

Voltar para Shows