Roupa Nova na Turnê Cruzeiro 2013
Sexta, 23 de agosto de 2013
no Credicard Hall em São Paulo/SP

    Uma banda brasileira onde não se discute a qualidade técnica de cada membro e definir o seu som soa muito difícil, pois a banda perfeitamente mescla entre a MPB, sons regionais, passando pelo Pop Rock, AOR ou Hard Rock com e mesma maestria que se mantém na ativa com a mesma formação há quase 33 nos.

     A história do Roupa Nova vem dos idos dos anos 1980, de um grupo chamado Os Famks, e mantém até hoje - por mais incrível que pareça - sua formação original. E falando nisso, o Roupa Nova é composto por Paulinho ( voz, percussão e vocal ), Serginho Herval ( bateria, voz e vocal ), Nando ( baixo, voz e vocal ), Kiko ( guitarra, violões e vocal ), Cleberson Horsth ( teclados e vocal ) e Ricardo Feghali ( teclados, voz e vocal ). Este sexteto são os grandes recordistas em conseguir participar de trilhas sonoras de novelas, com mais de 35 músicas que resultaram em mais de 50 sucessos e quase 10 milhões de cópias comercializadas de seus 22 álbuns.

    O DVD Cruzeiro foi lançado em julho de 2012 e saiu via gravadora da própria banda chamada Roupa Nova Music. Eles estão divulgando o mesmo além de proporcionarem um dos grandes cruzeiros temáticos que temos no Brasil durante o verão.

    Após o vídeo que mostrou um pouco do Cruzeiro e com seis cadeiras a frente do palco, o início foi com um  um set totalmente acústico começando com Quero Você, seguindo por uma das novas faixas Tudo Desarrumado, e já nesta segunda música pudemos observar toda a técnica da banda a mostra e na terceira, quando recebemos os primeiros acordes de guitarra de Kiko, em um claro momento da banda flertando com as grandes balada de Hard Rock dos anos 80 veio Linda Demais do álbum Roupa Nova 1985, com o seu refrão pegajoso, que todos conhecem e claro, todo o Credicard Hall cantou junto.

     A canção de Milton Nascimento Nos Bailes da Vida eternizada pelo Roupa Nova no álbum Ouro de Minas de 2011 foi a próxima seguida pelo hit Volta Pra Mim, esta do álbum Herança de 1987. Uma intro nos teclados de Cleberson Horsth serviu de aperitivo para uma das grandes canções da banda, presente no álbum Vida Vida de 1994, a faixa A viagem.

    O guitarrista Ricardo Feghali lembra das gravações do cd/DVD Roupa Nova em Londres ( de 2008 ) gravado no famoso estúdio Abbey Road, onde os Beatles gravaram boa parte de sua histórica discografia e cita por estar portando uma guitarra rosa, que havia sido convidado para ser destaque no carnaval da escola de samba carioca Vila Isabel, porém, com aquela guitarra ele seria a rainha da bateria. Lógico que isso trouxe risos da plateia e a música Cantar Faz Feliz o Coração foi executada com o clip gravado em Londres onde o Roupa Nova a toca em um barco navegando pelo Rio Tâmisa.

     Ricardo Feghali então apresenta Serginho Herval  e diz tocarão mais alguns sucessos e um medley ou potpourri, como queiram, com as músicas Seguindo No Trem Azul / Anjo / Amar É / Sapato Velho / Começo Meio e Fim, ou seja, só clássicos e o destaque foi o baterista Serginho Herval , que fez algo muito parecido com show de Paul Rodgers e Queen, pois tocou um kit minúsculo de bateria na frente do palco e encantou a plateia. Sobre a qualidade técnica do Roupa Nova seja no palco ou no estúdio tenho que dizer que todos são multi-instrumentistas e tocam com qualidade técnica muito acima da média. Bonito de se ver.

     Outra versão de presente no cd Ouro de Minas foi com a música de Tunai, a Frisson e após sua execução eles pedem para todos 'tirarem a bunda da cadeira' para dançar. Desta forma relembram o primeiro sucesso da banda do disco Roupa Nova 1983 com a Clarear.

     Depois o Roupa Nova convidou todos para dançar seu Rap e Eu Só Quero Ser Feliz foi exibida com suas duras críticas a imprensa, que só passa matérias sensacionalistas na TV e para a vida ser feliz, todas deveriam transmitir o show do Roupa Nova ( lógica interessante não? mas correta, pois em shows do Roupa Nova imperam a paz e a harmonia ).

    Voltando com outro grande sucesso da carreira eles tocam Meu Universo É Você e neste momento, as luzes do palco foram uma coisa surpreendente de tão bonitas e mostram o quanto a banda se prende a detalhes para fazer que cada apresentação seja um momento mágicos aos fãs.

    O Roupa Nova anuncia que tocará alguns temas que são eles que tocam ( vinhetas ), ou que tenham feito a composição e lá foram o tema do Rock in Rio, ( onde tocaram na edição de 1991 senão me engano ) e também o tema do Vídeo Show, Ilariê - vocês sabem de quem.., e finalizaram com o famoso Tema da Vitória  do nosso inesquecível tri-campeão de Fórmula 1 Airton Senna, mas completaram com Agora Aguenta Coração e Todo Azul do Mar de Flávio Venturini.

    Nessa parte, um dos grandes questionamentos do Heavy Metal brasileiro poderia ser respondido, pois diz a lenda na época do Rock in Rio de 1985, David Coverdale, então reformulando pela enésima vez seu Whitesnake e com data marcada para vir ao Brasil, teria pedido a uma banda nacional que regravasse duas músicas sendo elas Love Ain´t No Stranger e Slow And Easy, que saiu em compacto aqui no Brasil como trilha sonora de uma marca de cigarro. E segundo as informações não confirmadas, dizem que a banda que gravou essas músicas foi o nosso Roupa Nova e não a formação da 'Cobra Branca', que tocou no Brasil em janeiro de 1985. Um dia perguntarei ao Roupa Nova esta curiosidade com certeza..

     Eles lembram da importância de se nunca desistir de um sonho, complementaram dizendo que fazem isso há 33 anos e então tocaram o primeiro single do Roupa Nova, a famosa música Canção de Verão seguida por Gesto de Amor na voz de Cleberson com um trecho de Fruto Tropical, em um momento bem intimista do show.

    Kiko apresentado como o Clapton ou Brian May brasileiro, também reclama brincando dizendo que não sabe porque ele está tendo que cantar fazendo assim, até piada com a situação e nos apresenta do álbum outra do álbum Herança com a canção De volta Pro Futuro.

     A grande surpresa da noite veio exatamente depois, pois todos vão a frente do palco e os músicos pedem para a plateia um silencio absoluto e que desliguem o som, pois cantariam uma música em capela, certamente uma das grandes influências do Roupa Nova e desta maneira fizeram uma versão indescritível para Yesterday dos Beatles.

    No final bradam ainda sem microfone um belíssimo "puta que o pariu...." e dizem que aquilo seria um dos maiores prêmios que a banda poderia ganhar, já que durante a apresentação eles citaram vários deles ganhos, principalmente no México, onde lembravam que lá não deveria ter bandas, pois eles ganhavam muitos, sem contar o Grammy de 2009 com o álbum Roupa Nova em Londres.

     A Paz com participação do padre Fábio de Mello por telão veio depois, e Kiko com uma guitarra Les Paul de dois braços ( muito linda por sinal ) inicia os acordes de Coração Pirata. No final desta, o baterista Serginho Herval é convidado para ir ao piano e tocar e tocar De Volta Para Casa.

    Com um clima de AOR, especialmente pelo refrão "ninguém merece solidão.." presente na letra de A Flor da Pele a alegria vista nos fãs aumentou exponencialmente e fez todos cantarem em uníssono com o Roupa Nova e essa harmonia positiva foi seguida por A Força do Amor/Não Dá. No seu término, o Roupa Nova promoveu um susto no fotografo Marcos César, autor destas fotos, pois anunciaram Tenha Fé Na Música, onde na verdade é a versão brasileira para God Gave Rock'n'Roll To You do Argent, mas famosa pela regravação do Kiss. Dona, a clássica balada do álbum Roupa Nova 1985 veio na sequencia com um belíssimo solo de guitarra de Kiko mostrando a veia mais Hard Rock da banda.

    Logo após a intro de bateria feita por Serginho Herval foi chegada a hora  incendiar toda a plateia com duas canções 'que levantam até defunto' independente do gosto musical, foram dois clássicos absolutos da carreira da banda seguidos: Show de Rock'n'Roll e Whisky A Go Go que terminaram a primeira parte da apresentação.

    Até achamos que não teria bis, pelo longo set apresentado pela banda, mas teve sim e veio com um cover do Bon Jovi para You Give Love A Bad Name, porém nesta hora já estava saindo do Credicard Hall.

    O Roupa Nova fez uma belíssima apresentação com mais de duas horas de pura energia e podemos dizer que vários Rockeiros de bandas conhecidas estavam lá, pois identificamos quase todos, alguns de bandas de Thrash Metal brasileira conceituadas, outros de bandas de Rock, como o baterista Japinha do CPM 22, que foram prestigiar essa importante banda do cenário musical brasileiro. Você que leu até estas linhas pode até dizer que não gosta, mas certamente bateu muito pezinho ou namorou muito aos sons das baladas do Roupa Nova. Inegável que para os mestres o tempo não passa e eles sempre fazem um grande show.

 

Texto: Silvia Pedroni e Marcos César de Almeida
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Livia Matsumoto e para a equipe
 da T4F pela atenção e credenciamento
Setembro/2013

 

 

Set List
1 - Quero Você
2 - Tudo Desarrumado
3 - Linda Demais
4 - Nos  Bailes da Vida
5 - Volta Pra Mim
6 - A Viagem
7 - Cantar Faz Feliz O Coração
8 - Seguindo No Trem Azul / Anjo / Amar É / Sapato Velho / Começo Meio e Fim
10 - Frisson
11 - Clarear
12 - Eu Só Quero Ser Feliz
13 - Meu Universo é Você       
14 - Poutpourri  (vinhetas)
15 - Canção de Verão
16 - Gesto de Amor
17 - De Volta Pro Futuro
18 - Yesterday
19 - A Paz
20 - A Flor da Pele
21 - A Força do Amor / Não Dá
22 - Tenha Fé Na Música
23 - Dona
24 - Show de Rock'N Roll
25 - Whisky A Go Go

Galeria de fotos do show do Roupa Nova
no Credicard Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows