Sonata Arctica
Stones Grow Her Name World Tour

Segunda, dia 11 de março de 2013
no Teatro Rival Petrobrás no Rio de Janeiro/RJ

    Pela primeira vez ( e finalmente! ), a banda finlandesa Sonata Arctica toca no Rio de Janeiro. A banda que é formada por Tony Kakko ( vocais ), Elias Viljanen ( guitarra ), Tommy Portimo ( bateria ), Henrik Klingenberg ( teclados ) e Marko Poasikoski ( baixo ), está fazendo a tour de divulgação do seu mais novo álbum Stones Grow Her Name ( 2012 ).

    O Teatro Rival Petrobrás, casa onde a banda se apresentou, normalmente possui a capacidade para 700 pessoas, mas após o incidente em Santa Maria/RS, a lotação da casa caiu para 500 pessoas, deixando muitos fãs do lado de fora, tendo em vista que os ingressos se esgotaram duas semanas antes do show. Na entrada, muitos fãs desesperados buscavam pela sorte de ter alguns fãs desistentes passando os seus ingressos. Até que para uma segunda feira, os fãs compareceram em peso, e até acredito que talvez fosse possível que o show tivesse acontecido em uma casa de shows maior.

    Pontualmente, após a Intro Wildfire, Part III: Wildfire Town, Population: 0, a banda subiu ao palco com um público enlouquecido. E o show começa com Only The Broken Hearts ( Make You Beautiful ), tendo em vista que o setlist foi montado em cima do álbum novo. Em seguida o primeiro clássico da noite, Black Sheep do álbum Silence de 2001.

    Na sequencia com Alone In Heaven e Shitload Of Money, que mostraram ao público a força do novo disco ao vivo. Os fãs já estavam extasiados e cantaram todas as músicas do início ao fim. Ao mesmo tempo, Tony Kakko parecia não acreditar na receptividade dos cariocas, quem cantavam em uníssono todas as músicas, e criaram várias surpresas durante o show, como balões brancos e azuis e guitarrazinhas iluminadas.

    Em certo momento, baixou em Tony Kakko uma velha resmungona, e aí ele reclamou muito sobre os flashes de máquinas fotográficas e filmagens, mas nada que pudesse tirar a magia do show em si. Vai entender...

    The Gun do Takatalvi ( EP de 2003 ) deu continuidade ao show, seguida por mais duas músicas do disco novo: a The Day e I Have A Right, que também tiveram ótimas respostas ao vivo do público carioca. A bela Broken, do Winterheart's Guild de 2003, veio em seguida para acalmar e emocionar os fãs afoitos.

    Após Last Amazing Grays, música do álbum The Days Of Grays de 2009, o guitarrista Elias Viljanen presenteia a todos com um ótimo solo de guitarra, mostrando uma desenvoltura onde não deixa nada a desejar, lembrando que ele está no posto deixado há seis anos por Jani Liimatainen.  Após o solo a banda retorna ao palco para a música seguinte, a Paid In Full, do álbum Unia, gravado em 2007.

    Com a balada Tallulah, do álbum Silence, muitos fãs foram as lágrimas, como eu pude atestar por exemplo, alguns amigos ao meu lado... Após o solo do tecladista Henrik Klingenberg, temos a nova Losing My Insanity, que agitou os fãs, como se fosse um preparo para a sequencia de clássicos que viria a seguir era composta por Full Moon, clássico dos clássicos do Sonata Arctica e Replica, assim como para mim, com certeza trouxe ótimas recordações... Como todos sabem as duas músicas são do primeiro álbum da banda Ecliptica de 1999.

  Complementando o show, tivemos mais uma de Stones Grow Her Name, a Cinderblox com o seu banjo animado e Don’t Say A Word do álbum Recockoning Night de 2004, que já anunciavam o final que se aproximava. Para encerrar com chave de ouro, a tradicional “Vodka”, “We Need Some Vodka, Hey!”, palavras sábias e ótima música para finalizar esse que foi um daqueles shows que você sai feliz, porque achou que nunca fosse ver na vida! Pode descer uma Vodka para comemorar...

Por Camilla Marino
Fotos: Palmer Cardoso
Agradecimentos à Sheila Gomez da Armazém Comunicação
 pela atenção e credenciamento.
Março/2013

 

Set list Sonata Arctica

1 - Intro (Wildfire, Part III: Wildfire Town, Population 0)
2 - Only The Broken Hearts (Make You Beautiful)
3 - Black Sheep
4 - Alone In Heaven
5 - Shitload Of Money
6 - The Gun
7 - The Day
8 - Broken
9 - I Have A Right
10 - The Last Amazing Grays ( Elias Solo)
11 - Paid In Full
12 - Tallulah
13 - Losing My Insanity
14 - FullMoon
15 - Replica
16 - Cinderblox
17 - Don’t Say A Word

 

Galeria de Fotos do Show do Sonata Arctica
no Teatro Rival Petrobrás no Rio de Janeiro/RJ

Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Palmer Cardoso e Tony Kakko do Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Tony Kakko do Sonata Arctica e Camilla Marinho no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Henrik Klingenberg do Sonata Arctica e Palmer Cardoso no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Henrik Klingenberg do Sonata Arctica e Camilla Marinho no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Tommy Portimo do Sonata Arctica e Camilla Marinho no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Palmer Cardoso e Tommy Portimo do Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Camilla Marinho e Elias Viljanen do Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Chibi Makuko Chan e Elias Viljanen do Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Elias Viljanen e Palmer Cardoso do Sonata Arctica no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Marko Poasikoski do Sonata Arctica e Camilla Marinho no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ Marko Poasikoski do Sonata Arctica e Palmer Cardoso no Teatro Rival Petrobras no Rio de Janeiro/RJ

Voltar para Shows