Tankard - South American Tour 2013
Abertura: War-Head, Executer e Blasthrash
Quinta, dia 24 de janeiro de 2013 no Hangar 110 em São Paulo/SP

    O Hangar 110, uma das casas noturnas conhecidas da grande São Paulo foi o palco para o ultimo show realizado pela Produtora Tumba, a qual se manifestou logo após o show do Tankard, o encerramento de suas atividades pelo Facebook. infelizmente, é uma grande perda para o cenário Extremo, pois a Tumba realizou as turnês de grandes nomes da música na America do Sul.

    Ao chegar no local notei que o ambiente estava movimentado, e embora estivesse marcado para abrir às 19h, as portas foram abertas meia hora de atraso e o primeiro show teve início por volta das 20h. Havia uma fila enorme ao lado de fora e bastante movimentação na rua. O tempo estava ensolarado e um pouco nublado mas, não desanimou quem estava ansioso pela chegada dos alemães.

Executer

    A primeira atração da noite, com o início pouco antes das 20:00hs  foi o do Executer. Formada no final da década de 80, da cidade do interior paulista de Amparo, segue atualmente com Juca ( vocal ), Elias e Paulo ( guitarras ), Paulo Castro ( baixo ) e Béba ( bateria ) tiveram sua primeira demo gravada em 1987, a Prisioner Of Darkness

    O Executer fez um show super agitado, não deixou ninguém parado e a sua primeira atração foi a Money, do LP Rotten Authorities de 1991, seguida pela trinca "You´ll Come Back Before Dying", "No Destiny" e "Rotten Authorities", todas do mesmo álbum de 91.

    Conforme previsto, não haviam muitas pessoas dentro da casa, ainda mais para a primeira atração, então abria-se direto uma roda de "bate-cabeça" durante todo o show, que foi deveras nervoso de tanto que os Thrashers paulistas realizaram. Havia cerca de 250 pessoas no local, e fácil para se locomover de um canto para o outro.

    Durante o show, o vocalista Juca pedia para o público abrir rodas de "bate cabeça", e posso dizer que foi uma excelente apresentação que prosseguiu com And The Rottenness Goes On e Power Thrashing ( cover do Whiplash ), do álbum Welcome To Hell, de 2006 ( leia resenha ). Continuaram o show com Involuntary Suicide e Damm Speech. Destaque para o frontman Juca, e sua desenvoltura durante todo o show, foi um set list curto mas, o suficiente para quem estava esperando um bom Thrash Metal.

Set list Executer

1 - Money
2 - And The Rottenness Goes On
3 - Involuntary Suicide
4 - You'll Come Back Before Dying
5 - Damn Speech
6 - No Destiny
7 - Power Thrashing Death (Whiplash)
8 - Rotten Authorities


Blasthrash

    O Blasthrash é formado por Dário Viola ( vocal ), Henrique Perestelo e Hugo Golon ( guitarras ), Diego Nogueira ( baixo ) e Rafael Sampaio ( bateria ), iniciaram suas atividades em 1998, no mesmo ano que lançaram sua primeira demo. Durante esse tempo, passaram por mudanças na formação original. Finalmente, estão para lançar a tão esperado split cd junto aos Thrashers japoneses do Fastkill e entrará em estúdio para gravar seu terceiro trabalho.

    O show inicia com uma falha técnica, Dário Viola pede desculpas e menciona um problema com uma das guitarras, e começa com a primeira canção Freedom Lies Dead, do segundo disco, o Violence Just For Fun de 2008. Em seguida, abriu uma roda gigante de "bate-cabeça" tão forte, a qual impossibilitou a passagem de quem circulava com seu equipamento fotográfico em buscas de lances. Sweet Taste Of Addiction, a música nova, a qual estará no split que lançarão neste ano.

    O evento, aumentava como o previsto, lembrando que lá fora havia uma fila que quase dobrava a esquina em prol do Tankard, e assim como a primeira atração, o Executer, que mesmo sem muitas pessoas, agitou geral a galera.  Deram prosseguimento ao pesado show com Violence Just For Fun e Possessed By Beer, sendo que as duas são do segundo disco Violence Just For Fun de 2008.

    Durante toda a apresentação a casa ia aumentando o público cada vez mais, como foi acontecendo durante as execuções de Nudity On T.V. ( essa do primeiro disco, No Traces Left Behind de 2005 ), e também da demo Beer and Mosh e fechando a antepenúltima atração com Psychotic Minds, outra do primeiro disco.

    O som e o show foram bastante animados, o que não deixou ninguém ficar parado, todos pulavam sem parar e abriam mais rodas. O som começou com pequenos ruídos mas, não demorou muito para arrumarem e no final tudo estava perfeito.

Set List Blasthrash

1 - Freedom Lies Dead
2 - Sweet Taste Of Addiction
3 - Possessed By Beer
4 - Nudity On T.V.
5 - Psychotic Minds

War-Head

    Os croatas do War-Head, realizaram seu primeiro show no Brasil, a banda é formada por Dario “Darac” Turcan ( baixo e vocal ), Vladimir “Vlad” Suznjevic ( guitarra ) e Eldar Ibrahimovic ( bateria ), iniciaram suas atividades em 2002, em Osijek, na Croácia e em 2011, lançaram "...Still No signs Of Armageddon".

    Logo após, a saída do Blasthrash, as cortinas se fecham e a música Ave Satani de Jerry Goldsmith soa em toda a casa, em seguida uma cortina vermelha, sem bandeira, logo da banda, um ar completamente obscuro surge, nas guitarras e no vocal, iniciando com Free, do ...Still No Signs Of Armagedon, notava-se nitidamente que uma boa parte dos que estavam assistindo, não a conheciam e por conta deste fato não surgiram as incessantes rodas de "bate-cabeça" que estavam acontecendo do começo ao fim dos dois primeiros shows.

    Os fãs ficaram mesmo mais aglomerados e não teve tanta animação, mesmo sendo um show muito pesado, o clima estava tranquilo por um lado e agressivo nos vocais de Dario “Darac” Turcan.

 

   

    O vocalista agradece a presença no Brasil, pronunciando algumas palavras em português e prossegue com Terrorizer e Who Dares Wins e a mais esperada 1.000 Eyes, ambas do mesmo álbum ...Still No Signs Of Armagedon.

    Posso dizer que apesar do set list reduzido e a falta de conhecimento das músicas, o público pulava e levantava as mãos, nada muito animado mas, apesar da primeira vez ao lado dos alemães do Tankard, os croatas demonstraram respeito pelos presentes e fecharam a noite com Away e War-Head, do até então primeiro disco do War-Head. Como disse foi a primeira vez do War-Head no Brasil e certamente quando retornarem ao país a recepção será outra, provavelmente mais calorosa, pois os headbangers já conhecerão mais da banda.

Set List War-Head

1 - Intro
2 - Free
3 - Terrorizer
4 - Who Dares Wins
5 - 1000 Eyes
6 - Away
7 - War-Head

 

Tankard

    Finalmente é chegada a hora, a casa já estava lotada, não havia espaço para se locomover, os fotógrafos com dificuldade de realizar seu trabalho e os fãs amarrotados no bar, quanto ao camarote, vazio. Foi um público maior que o esperado. Houve momentos de confusão, distração de uma fã que levantava a blusa e jogava seu sutiã no palco e outras cenas a parte.

    Tankard é uma banda de Thrash Metal de Frankfurt, Alemanha, formada em 1982. Suas músicas se iniciam em 1986, com letras referentes ao álcool, são conhecidos por terem inventado o gênero “Alcoholic Metal” e se consideram os “Kings of Beer” em homenagem a um personagem folclórico, o Gambrinus.

    Formada por Andreas "Gerre" Geremia ( vocal ), Frank Thorwarth ( baixo ), ambos colegas de escola no passado, Olaf Zissel ( bateria ) e Andreas Gutjahr ( guitarra ), também já foi conhecido como Vortex ou Avenger e o nome Tankard surgiu através de um significado em um dicionário, tendo sua primeira composição intitulada Ray Death, com tema sobre Guerra Nuclear.

    Em 1984, a banda assina com a Noise Records, consolidando durante anos uma imagem sólida e com uma trajetória de álbuns, conhecidos como os Reis da Cerveja. No Brasil, podemos compará-los com bandas de estilos diferentes que possuem esse mesmo significado como o Terra Celta e o Matanza, os quais possuem letras parecidas com o estilo  adotado pelo Tankard.

    Pela segunda vez no Brasil, os pioneiros do Thrash Metal começam com todo o fervor com Zombie Attack e Time Warp. Depois seguiram com The Morning After do álbum Hair Of The Dog de 1989 levando o público a loucura, que demonstrou uma boa receptividade, daquelas de quem estava muito ansioso pela última atração da noite.

     O show, segue com Need Money For Beer e Not One Day Dead (But One Day Mad). Os fãs subiam no palco e se jogavam, e fora assim durante todo o show. Apesar da casa ter ar-condicionado instalado, o calor e a aglomeração fizeram os equipamentos não darem conta do recado e de repente, ficou muito abafado e insuportável para respirar, o que não é nada agradável para quem estava pulando e fazendo roda de bate cabeça.

    Do pouco que observei, aglomeração ficou muito mais intensa no meio da pista, o vocalista e o guitarrista não paravam quieto, andavam para os lados, pulavam e sorriam. Tocaram as clássicas e as do ultimo álbum, o que deixou o show mais muito interessante, afinal já são trinta anos de Thrash Metal e muita cerveja. Conforme eram anunciadas, músicas como The Beauty And The Beast de 2006, o público acompanhava, levantava as mãos, pulava e cantavam com o barrigudo Andreas "Gerre" Geremia.

  Os alemães já bem animados seguiam com Slipping Rom Reality do Beast Of Bourbon de 2004 e Stay Thyrsty!, a qual possui uma pegada rítmica cigana, do álbum Thyrst de 2008, a música pode ser conferida no Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=Ec51yi2yYq4 ) .

    Basicamente tocaram as melhores músicas de sua carreira, pois certamente a sequencia final composta por "Rules For Fools", "Maniac Forces", "Die With A Beer Your Hand", "A Girl Called Cerveza" ( que é título do novo cd ), "Rectifier" do álbum B-Day de 2002 eram certamente as mais esperadas, dada a agitação que elas causaram na pista. Encerram a primeira parte do show com Chemical Invasion.

    Na volta para o bis, o Tankard disparou "Alien" e "Space Beer" do Best Case Scenario - 25 Years In Beer e finalizou sua apresentação com (Empty) Tankard. O show teve uma hora e meia de duração com início as 22h15 e terminou às 23h45. A sorte, que no dia seguinte foi feriado em São Paulo/SP. Foi uma excelente produção, e volto a lamentar que a cena extrema, perde uma produtora competente em todos os sentidos, de pontualidade e originalidade, a Tumba Productions.

Texto e Fotos Erika Beganskas
Agradecimentos A Luciano Piantonni e a
Tumba Productions pela atenção e credenciamento
Fevereiro/2013

Set List Tankard

1 - Zombie Attack
2 - Time Warp
3 - The Morning After
4 - Need Money for Beer
5 - Not One Day Dead (But One Day Mad)
6 - The Beauty And The Beast
7 - Slipping From Reality
8 - Stay Thirsty!
9 - Rules For Fools
10 - Maniac Forces
11 - Die With A Beer Your Hand
12 - A Girl Called Cerveza
13 - Rectifier
14 - Chemical Invasion

Bis:
15 - Alien
16 - Space Beer
17 - (Empty) Tankard

Galeria de Fotos dos shows do Tankard, War-Head, Blasthrash e Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP

Tankard no Hangar 110 em São Paulo/SP Tankard no Hangar 110 em São Paulo/SP Tankard no Hangar 110 em São Paulo/SP Tankard no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP War-Head no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Blasthrash no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP Executer no Hangar 110 em São Paulo/SP

Voltar para Shows