Xandria -  Neverworld's End Latin American Tour 
Domingo, dia 5 de maio de 2013
no Blackmore Bar em São Paulo/SP

    Domingo especial em São Paulo e o Blackmore Rock Bar serviu como anfitrião da segunda passagem da banda Xandria pelo Brasil, na turnê do álbum Neverworld's End de 2012 e pela primeira vez no Brasil com a nova vocalista, Manuela Kraller, que já chamava muita atenção pelos clips pela qualidade vocal e beleza da nova frontwoman.

    A entrada dos fãs aconteceu tranquilamente e o camarote do Blackmore estava fechado, pois a banda iria gravar o show, e às vezes, algum integrante aparecia para saudar os fãs. Com a pontualidade que impressionou em todos os shows da semana e com um Blackmore com excelente público - lotado - mas, com espaço mais que suficiente a todos os presentes, um a um dos membros do Xandria ( a saber: Manuela Kraller nos vocais, Marco Heubaum e Philip Restemeier nas guitarras, Steven Wussow no baixo e Gerit Lamm na bateria ) foram entrando no palco para termos inicio o tão esperado show.

    A Prophecy Of Worlds To Fall  é a primeira, do novo álbum e já de entrada mostrava que o show seria especial, pois, a galera participativa  extremamente e após o discurso de sempre, aquele que diz "que finalmente estavam no Brasil", a bela vocalista pergunta se a galera esta pronto para o Rock e anuncia Valentine, outra faixa do último disco, que aliás seria tocado nove de suas músicas neste show e sendo esta, a música de divulgação do trabalho que tem vídeoclip gravado. 

    The End Of Every Story do álbum India de 2005 veio antes de Firestorm ( essa do Salomé - The Seventh Veil de 2007 ) que teve grande participação do público, e tenho que ressaltar, até considerei um show à parte dos fãs, pois a empolgação de todos impressionava. Blood On My Hands e Forevermore, ambas do último álbum continuaram o show e Manuela Kraller era uma simpatia enorme.

    Antes de mais uma recente, agora a Euphoria, a vocalista explica que em todos os países em que a banda passa naquela parte do show ela falaria no idioma local, mas aqui no Brasil seria responsabilidade do guitarrista Philip Restemeier, que já morou no Brasil e se comunicou muito bem com o público, pois ele disse que estava curtindo o show e lembrou que 'tava lotado' e era um domingão bravo... enfatizou que todos trabalhariam no dia seguinte, inclusive eles, já que tocariam no Rio de Janeiro/RJ na segunda.

    Manuela Kraller então pede a todos que cantem bem alto "Wir lieben Xandria", que muito depois descobrimos o que significa: "Nós Amamos Xandria", e claro que a maioria do publica cantava, porém claramente desconhecia o significado, eu era um deles, e anunciam Salomé, do álbum Salomé - The Seventh Veil, que foi seguida por Cursed e The Dream Is Still Alive, ambas do novo Neverworld´s End.

    Mas e a já citada Manuela Kraller? Simpatia pura, grande frontwoman nos padrões de Tarja Turunen, Floor Jansen ou Annekke Van Giesbergent. E a vocalista anuncia outra nova, a Soulcrusher, que teve uma execução matadora, seguida pela empolgante Now & Forever do álbum India de 2005 e The Lost Elysion, do último disco terminando a primeira parte do set list do show do Xandria.

    No bis primeiro retornou Manuela Kraller volta, e pede para que o público convoque os outros músicos para mais músicas, então Marco Heubaum, Philip Restemeier, Steven Wussow e Gerit Lamm voltam e tocam a faixa título do álbum de 2005 , ou seja India, e a bem esperada da noite, pelo menos aqueles que estavam do meu lado, Ravenheart, título do álbum de 2004, que encerrou a apresentação com o público cantando muito e participando até a última nota da apresentação. 

    Após o show, o Xandria desceu e atendeu a todos os fãs que esperaram a banda com muita simpatia. E um destaque que percebi foi um pôster de colecionadores que foi assinado pela banda que era de um show da Argentina, show que aliás tinha acontecido um dia antes, muito interessante, e digo mais ainda, excelente de ver uma banda desta qualidade com um carisma desse. Realmente, os alemães merecem e acredito que na próxima vez que retornarem ao Brasil, o espetáculo deverá ser numa casa maior, pois qualidade para isso o Xandria possui.

    O show do Xandria foi sensacional e fiquei quase que sem palavras, mas uma coisa que me intrigou um pouco foi o tom da voz da vocalista Manuela Kraller, que diminuía quando ela apresentava mais do que quando cantava. Isso me despertou uma certa curiosidade, pois, de onde estava assistindo deu essa impressão e nas conversas com o pessoal do lado, chegamos a imaginar se era um sample ou não, e mesmo prestando atenção no show, ficamos na dúvida. Mas essa dúvida, eu quero tirar no próximo show e rever essa excelente banda ao vivo de novo no Brasil.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Marcos Langsuyar da
Dark Dimensions pela atenção e credenciamento
Junho/2013

Clique aqui e confira um álbum com 71 fotos do show do
Xandria no Blackmore Rock Bar em São Paulo/SP

 

Set List 

1 - A Prophecy Of Worlds To Fall
2 - Valentine
3 - The End Of Every Story
4 - Firestorm
5 - Blood On My Hands
6 - Forevermore
7 - Euphoria
8 - Salomé
9 - Save My Life
10 - Cursed
11 - The Dream Is Still Alive
12 - Soulcrusher
13 - Now & Forever
14 - The Lost Elysion

Bis:
15 - India
16 - Ravenheart

 

Voltar para Shows