Xandria - Neverworld's End Latin American Tour
Segunda, 06 de maio de 2013
no Teatro Odisseia no Rio de Janeiro/RJ

    O Teatro Odisseia recebeu em plena segunda feira ( algo que está se tornando comum no Rio de Janeiro ), a banda alemã de Symphonic Metal Xandria, que trouxe com eles um pouquinho do clima gelado alemão. O tempo no Rio de Janeiro estava mais para um filminho debaixo dos cobertores do que uma noite na Lapa... Mas, o Xandria realmente não dava para perder.

    Para a minha surpresa, ao chegar à Lapa, dou de cara com os integrantes da banda, o baterista Gerit Lamm e o baixista Steven Wusson, parados na porta da casa de shows, bebendo uma cervejinha e atendendo aos fãs felizes da vida. Lógico que os fãs que chegaram um pouquinho mais cedo fizeram a festa. Ao chegar, a vocalista Manuela Kraller, também parou e atendeu a todos, antes de entrar para se preparar para o show. Bela atitude, que deveria ser seguida por muitas bandas por aí. Completam o line up da banda os guitarristas Marco Heubaum e Philip Restemeier.

    Por volta das 20:30, a banda finalmente subia ao palco, começando o set com músicas do seu novo álbum Neverworld´s End, que está sendo divulgado nessa tour pela América do Sul. As novas músicas A Prophecy Of World To Fall e Valentine foram o abre alas da noite. Na sequência The End Of Every Story, do álbum India de 2005 mostrava que Manuela Kraller já está muito bem habituada a banda, e muito a vontade para a executar ao vivo músicas da formação anterior.

    Aliás, Manuela Kraller surpreendeu a todos com o seu incrível carisma, além da belíssima voz, é claro. Encantou a todos com certeza, não deixando a peteca cair em nenhum momento. Infelizmente, a casa estava um pouco vazia, porém, o que seria motivo para desamino para muitos, virou maior interação entre banda e fãs.

    O Xandria possui uma ótima presença de palco, mas, o destaque ficou para o baixista Steven Wusson, que estava possuído. Batia cabeça sem parar e com um enorme sorriso no rosto. O interessante também era que o guitarrista Philip Restemeier fala português. E arriscou uma brincadeirinha com os fãs com o famoso “Vira, Vira, Vira”. O guitarrista Marco Heubaum é mais comedido, mas mesmo assim não deixa de agitar, assim como Gerit Lamm, que estava super concentrado na sua batera.

    Com esse clima intenso, nada mais justo que uma sequencia de músicas para deixar o público mais hipnotizado ainda, sendo isso feito com a execução de Firestorm do Salomé - The Seventh Veil de 2007, e mais três do novo Neverworld´s End com “Blood On My Hands”, “Forevermore” e “Euphoria”. Depois um retorno ao álbum Salomé - The Seventh Veil com Salomé e Save My Life, e esta última junto a recente Cursed são dois grandes hits da banda.

    E todas as músicas desta sequencia foram devidamente cantadas pelos presentes. Nesse meio tempo, a corda da guitarra do Marco Heubaum arrebentou, e para não ter que parar o show, a banda levou a recente The Dream Is Still Alive somente com Philip Restemeier tocando, fato que surpreendeu, mostrou aquela linha de que o "show não pode parar", ou seja ponto para o Xandria.

    Tudo resolvido, era hora de mais uma trinca matadora com Soulcrusher ( do Neverworld´s End ), Now and Forever ( do Best Of Xandria de 2008 ) e The Lost Elysion ( outra do novo Neverworld´s End, que teve nove de suas canções executadas ) para fechar a noite. Só que não. O público pediu por mais e o Xandria fez questão de voltar para a alegria de todos, que ganharam de presente India ( título do álbum de 2007 ) e Ravenheart ( canção que intitula o álbum de 2004 ). Final do show com o quinteto cumprimentando a todos e felicidade geral.

   Posso dizer que o Xandria foi uma ótima surpresa, já que eu não conhecia muita coisa do trabalho da banda. Músicas ótimas ( aliás, amei os títulos ) e músicos que tocam com a alma, coisa difícil de ver por aí. E para completar a noite, mesmo debaixo de chuva, todos os integrantes pararam para cumprimentar os fãs do lado de fora do Teatro Odisseia.

    Mais um ponto para eles, quem com certeza conquistaram mais uns fãs depois dessa noite. Uma banda muito boa e que ganhou muitos fãs, não só pelo talento, mas pela humildade daqueles que entenderam que profissionalismo não significa 'distância' do público, mas interação com este.

Texto e Fotos: Camilla Marinho
Agradecimentos a Gustavo Garcia da Overload Records
pela atenção e credenciamento.
Junho/2013

Set List:
1 - Intro
2 - A Prophecy Of Worlds To Fall
3 - Valentine
4 - The End Of Every Story
5 - Firestorm
6 - Blood On My Hands
7 - Forevermore
8 - Euphoria
9 - Salomé
10 - Save My Life
11 - Cursed
12 - The Dream Is Still Alive
13 - Soulcrusher
14 - Now And Forever
15 - The Lost Elysion

Bis:
16 - India
17 - Ravenheart

Voltar para Shows