Alan Parsons Live Project - Greatest Hits Tour
Sexta, 28 de março de 2014
no HSBC Brasil em São Paulo/SP
   

    Alan Parsons, uma das mentes mais criativas do Rock Progressivo e com onze indicações ao Grammy, além de músico, ainda é produtor de discos e algumas "obras primas" possuem esse aguçado dedo dele são alguns dos clássicos mais conhecidos da história, como são o caso dos álbuns The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd e Let It Be dos Beatles entre outros, quando atuou como engenheiro de som nos Abbey Road Studios.

    O grupo formado por ele recebeu o título de Alan Parsons Project. O trabalho se materializou em disco com o Tales Of Mistery And Imagination, que foi muito bem recebido e confirmado na sequência com I Robot de 1977 e Piramid de 1978, o músico já tem onze discos como Alan Parsons Project e quatro álbuns apenas como seu nome solo, sem contar as inúmeras coletâneas.

    Um HSBC Brasil completamente lotado foi o local escolhido para a nova apresentação da banda pelo Brasil, e junto a ele vieram os americanos Paul Josef ( P.J. ) Olsson nos vocais,  Alastair Greene na guitarra, Danny Thompson na bateria, Guy Erez no baixo, Many Focarazzo nos teclados, Tom Brooks teclados e Todd Cooper no saxofone.

    A apresentação se inicia com a fenomenal I Robot do citado álbum homônimo de 1977 e segue com a Damned If I Do, do álbum Eve de 1979, já ganha a presença do vocalista P.J. Olsson e sua simpatia contagia a todos.

   Para a bela balada Don't Answer Me, com sua pequena intro de bateria feita com primor por Danny Thompson e com o líder Alan Parsons ao violão se destacando mais, e vale aqui avisar que diferente de Rick Wakeman, que fica mais a direita do palco, Alan Parsons, fica onde normalmente estaria na bateria, ou seja, um pouco mais alto que todos como se fosse o grande maestro que é. Foi nesta música de 1984 do álbum Ammonia Avenue, que os fãs presentes, pela primeira vez, cantaram mais juntos com a banda.

    O saxofonista Todd Cooper então posta-se aos vocais para a dobradinha Breakdown / The Raven e a partir mais ou menos da metade, P.J. Olsson reassume os vocais principais e é muito bom de se assistir o show de uma banda tão técnica e tão consistente no palco como a banda de Alan Parsons.

    A seguinte já na intro se identificava como um dos grandes sucessos de Alan Parsons, pois era a vez da música Time, onde já no começo ele se abaixa no palco para deixar todos cantarem "...Who knows when we shall meet again if ever, But time, keeps flowing like a river... To the sea" sendo esse, certamente, um dos grandes momentos do show.

   I Wouldn't Want To Be Like You teve uma introdução bem ao estilo do Rock Progressivo feito nos anos 70 e foi cantada pelo guitarrista Alaistar Greene e finalmente Alan Parsons assume o microfone, agradece a presença de todos e pede desculpas por não falar português e a única palavra que conhece seria "obrigado" e diz que as próximas músicas serão especiais pois, tocarão quase que o álbum na integra, já que tinham tocado Time e tocariam agora na sequencia algumas músicas do The Turn Of A Friendly Card lançado originalmente em 1980, que seriam as cinco "subdivisões" digamos assim da música título que contempla quase todo o lado B deste LP.

     Então tivemos, "The Turn Of A Friendly Card ( Part One )", "Snake Eyes", "The Ace Of Swords", com Alan Parsons na guitarra e vindo até a frente do palco para tocar um pouco próximo ao público, e um som bem calmo, nos levando a pensar em como degustar um bom uísque.

    Depois ele prossegue a suíte com Nothing Left To Lose, que foi esplêndida e The Turn Of A Friendly Card ( Part Two ) encerrando a maravilhosa homenagem a sem dúvida um dos grandes marcos desse exímio multi instrumentista e indiscutível para fãs, o grande momento da noite.

    P. J. Olsson apresenta a próxima, que seria inédita e em dias estaria disponível para download via Itunes e então recebemos essa fantástica canção com uma belíssima intro de teclados feita por Many Focarazzo com perfeita sintonia de violão, bateria, e assim, Fragile então é executada no Brasil.

     Um belo duelo de vocalistas veio em What Goes Up do álbum Pyramid de 1978, seguida por Prime Time do cd Ammonia Avenue terminou a trinca com a Sirius do álbum Eyes In The Sky de 1982. Nesse momento deve ter acontecido algo muito grave, pois como na música os vocais eram feitos pelo guitarrista Alastair Greene, o vocalista P.J. Olsson veio até próximo de onde eu estava e chamou o segurança e apontava para alguém.

    Na próxima, que seria o hit Eyes In The Sky, P. J. Olsson ainda apontava para algum fã com total desaprovação e ao assumir os vocais do clássico maior de Alan Parsons, ele volta a ter o carisma de sempre e executa com maestria. Vale lembrar que esta música teve uma versão em português feita pela banda Gaz, se chamava Um Mundo Só Para Nós e foi trilha sonora da novela Vale Tudo em 1989, mas, venhamos e convenhamos a versão original supera em muito a versão brasileira e com esse hit encerrou a primeira parte da apresentação.

 

    O bis veio com a Old And Wise de 1982 do LP Eye In The Sky e prosseguiu com outra super marcante da carreira da banda com Games People Play do aclamado disco The Turn Of A Friendly Card, que faltou pouco para que fosse executado na integra, aliás, a introdução desta música foi cantada por todos no HSBC Brasil sendo o final épico e perfeito deste grande show.

    Um show perfeito como todo show de Rock Progressivo, que esbanja técnica e no caso de Alan Parsons muita técnica mesmo em um set sensacional, que embora tenha ficado de fora a Stereotomy, que foi a primeira faixa que eu conheci da banda, ouvir grandes clássicos estes merece sempre aquele lugar especial dentro de nossa alma como show especial. E sim, Alan Parsons continua genial e nunca duvido de um músico com este talento!!!

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Cristiane Batista e a
Top Link Music pela atenção e credenciamento
Maio/2014

 

Set  List Alan Parsons Project
1 - I Robot
2 - Damned If I Do
3 - Don't Answer Me
4 - Breakdown / The Raven
5 - Time
6 - I Wouldn't Want To Be Like You
The Turn Of A Friendly Card
7 - The Turn Of A Friendly Card ( Part One ) 
8 - Snake Eyes
9 - The Ace Of Swords
10 - Nothing Left To Lose
11 - The Turn Of A Friendly Card (Part Two)
12 - Fragile
13 - What Goes Up...
14 - Prime Time
15 - Sirius
16 - Eye In The Sky
Encore:
17 - Old And Wise
18 - Games People Play

 

 Clique aqui e confira uma galeria com 66 fotos do show de Alan Parsons Live Project no HSBC Brasil em São Paulo/SP

Voltar para Shows