Almah - Unfold World Tour
Sábado, 9 de agosto de 2014
 na Danceteria Andradas em Andradas/MG

    Pela primeira vez no solo andradense, a banda Almah realizou um excelente show de Heavy Metal na Danceteria Andradas, um novo e ao mesmo tempo antigo espaço na cidade mineira, que em anos anteriores presenciou outros grandes nomes em seu palco como o Viper ( no início de carreira ), Engenheiros do Hawaii e Fernando Deluqui, só para citar alguns. E por se tratar de uma banda como o Almah neste sábado, headbangers andradenses e de várias cidades vizinhas ( e outras mais longes ) foram conferir como seria o show da banda de Metal Melódico.

    Após o rápido credenciamento entrei na Danceteria Andradas para aguardar até o momento em que o Almah iria começar o seu show da turnê de divulgação do disco Unfold, lançado em 2013 e cujo primeiro show oficial foi no Rock In Rio deste ano. Nesse meio tempo revi e conversei com muitos amigos e amigas, enquanto na casa o DJ local executava vários clássicos do Rock e Heavy Metal. A expectativa pelo show era grande, pois, ainda não havia assistido o Almah ao vivo e sabia da capacidade de Edu Falaschi nos vocais desde os seus tempos do Symbols e do Angra.

    Eram aproximadamente 01:30 quando ouvimos Papai... Eu Quero Me Casar dos Trapalhões deu uma sensação que o show ia começar ( e até acredito que fosse uma possível piada do DJ com o vocalista da banda e o porque você entenderá mais abaixo ) e logo em seguida a Marcha Imperial do filme Guerra nas Estrelas foi tocada e aí sim... Edu Falaschi nos vocais, Marcelo Barbosa e Diogo Mafra nas guitarras, Raphael Dafras no baixo e Marcelo Moreira na bateria adentram ao palco, que tinha em seu fundo um enorme backdrop com a capa do novo cd - Unfold - para já executarem a música Hypnotized, composição de 2011, que abre o álbum Motion para delírio dos fãs que estavam logo à frente do palco.

    A banda estava afiada, com vontade de brindar a cidade com um grande show, porém, mesmo com os empolgados "hey...hey...hey" por parte dos fãs, na hora dos solos de guitarras de Marcelo Barbosa e Diogo Mafra, nesta primeira música da noite, o som não estava regulado corretamente e percebi que o microfone de Edu Falaschi estava sendo coberto pelo volume da bateria de Marcelo Moreira.

    Entretanto, isso não foi motivo para que o considerável público que estava na Danceteria Andradas ficasse menos contente, muito pelo contrário, ao término da música muitos aplausos foram retribuídos pelos presentes, com direito a um singelo "Obrigado" dito por Edu Falaschi. Em troca, o Almah tocou a Living And Drifting, que exibiu para os fãs a potência ( e na sequencia do tracklist ) do ótimo álbum Motion.

    Edu Falaschi se movimenta bem pelo palco, faz poses e passa muito carisma, porém, e ainda sem conversar mais com os presentes, eles tocaram a The Hostage, a primeira do novo álbum Unfold exibida na Danceteria Andradas, que passa uma linha mais cadenciada com direito a digitações feitas pelo guitarrista Diogo Mafra e muitos solos de qualidade de Marcelo Barbosa enquanto Edu Falaschi canta sua letra com uma voz um pouco mais forte, bem na proposta da música, cujo refrão foi acompanhado por muitos, sinal que a galera não só gostou como também está ligada no novo trabalho da banda. No final, os fãs gritam: "Edu...Edu...Edu" e com um grande sorriso ele nos agradece, comenta que está casado com a Vivian Cabrini ( que é andradense ) e enfatiza a sua ligação com a cidade, inclusive se considerando como um praticamente cidadão andradense - por motivos óbvios - além de saudar os fãs das outras cidades que estavam no show.

    E instantes depois recebemos a pesada Beyond Tomorrow do Fragile Equality de 2008 e nesta hora o pessoal que cuida do som realizou uma regulagem melhor e pudemos ouvir com mais clareza os instrumentos e os vocais de uma forma sincronizada.

    Novamente com um Heavy mais cadenciado, somos conduzidos à uma música do primeiro cd, o Almah de 2006, com a Children Of Lies executada com direito a solos pesados da dupla Diogo Mafra e Marcelo Barbosa, além da pegada forte de Marcelo Moreira na bateria, mas nos momentos melódicos fizeram muitos cantarem com o vocalista, especialmente aquele tradicional corinho de "ôôôôôôôô" quando a música pede.

    E passeando pelos sons de toda sua carreira no Almah, eles tocaram uma das melhores composições com a Breathe, também do primeiro cd, que é uma balada sensacional, onde Edu Falaschi passou muita emoção em meio às conhecidas e excelentes linhas melódicas da canção, que passam uma aura muito positiva, aliás, que belo solo de Marcelo Barbosa, daqueles que vale caçar o vídeo no Youtube. Diogo Mafra foi nesta ( e em outras ) um show à parte, pois o cara movimentava sua guitarra para lá e para cá, fazia poses e caretas e por conta de um Homem-Aranha pendurado em sua guitarra, a galera não perdoou e chamou ele muitas vezes pelo nome do famoso super-herói da Marvel Comics.

    Edu Falaschi nos conta que a música seguinte é uma das mais pedidas pelos fãs na Internet e que é do novo disco - o Unfold - e então, o quinteto nos manda uma versão bastante pesada de Believer com uma excelente atuação de todos os músicos, mas, em especial do vocalista, que está alcançando notas muito potentes em sua voz, que há muito não o via fazer em shows, ainda mais no período final de sua trajetória no Angra. E aí cabe um comentário, como é bom estar à vontade e superar os problemas que passou, pois afinal, quem não se lembra do show do Angra no Rock In Rio em que o microfone do vocalista falhou por diversas vezes?

    Com apenas um "Obrigado" dito por Edu Falaschi, o show seguiu rapidamente com a melodiosa e também do novo trabalho Beware The Stroke, que começa mais lenta e ganha um peso muito grande de guitarras, com direito até à algumas distorções na hora dos solos, além de vocais mais graves, levando esse à um grande momento do show, pois, muitos cantaram refrão, que assim como a Breathe também passa uma aura de superação para os fãs, somente quebrada pelos toques vigorosos do baixista Raphael Dafras e os ótimos solos de guitarras do inquieto Diogo Mafra e do técnico Marcelo Barbosa.

    Edu Falaschi conversa novamente com a galera e é aclamada por eles, que pedem músicas e aos dedilhados de guitarras ouvimos a melodiosa Late Night In 85 do cd Motion, que é daquelas que se deseja cantar junto com a banda e foi o que muitos na Danceteria Andradas fizeram para depois viajarem nos excelentes solos de guitarra feitos por Marcelo Barbosa.

    Sem delongas, iniciam a pesada Raise Of The Sun, outra do ótimo cd Unfold, que passou também suas belas dosagens de melodias para que a galera sentisse o 'poder de fogo' do quinteto, que ganhou muitos "hey...hey...hey" durante os solos de guitarras. A próxima escolha do Almah para o show foi a pesada Days Of The New do Motion, que ganhou muitas palmas da plateia no ritmo da composição durante os seus solos de guitarras, que foram executados com primor por Marcelo Barbosa e Diogo Mafra.

    Edu Falaschi comenta sobre o novo álbum, que teve uma grande aceitação no Japão, que após o show eles estarão recepcionando os fãs, que estão com alguns exemplares para quem quiser levar para casa e dedica a música seguinte com muito amor para a esposa expressando para nós também muito carisma no palco. A reação da galera foi ovacionar a banda aos gritos de "Almah....Almah" e então a balada Warm Wind foi tocada com todo o seu feeling para uma calorosa e feliz plateia em Andradas, tanto que deu para entender porque a música é um sucesso em tantos lugares, afinal, é do nível de muitas músicas de bandas internacionais do estilo, e nós tivemos um brinde extra ( ou comum para quem acompanha a turnê ): os belos e melódicos solos de guitarra de Marcelo Barbosa.

    Muito aplaudida e com mais gritos de "Almah...Almah" Edu Falaschi anuncia rapidamente mais uma do Unfold, agora a Wings Of Revolution, que manteve o clima do show alto, fez mais uma vez a galera participar muito nos trechos dos "ôôôôôôôôô" e sorrir muito pelo crescente formidável que a música passou, seja nos solos de guitarras ou pela presença de palco do frontman, que soube como comandar cada um de nós.

    O vocalista relembra dos seus tempos de Angra, um fã exibe um cd e ele diz "esse é o Temple Of Shadows", cumprimenta os fãs que estavam na frente ( a famosa turma do gargarejo ) e então apresenta uma versão brilhante de Heroes Of Sand, uma das excelentes composições suas para o Angra e que matou a saudade de quem gostava dele naquela banda, afinal, ele foi o vocalista que mais tempo permaneceu no posto e o que mais discos gravou. E Heroes Of Sand, foi um grande e emocionante momento do show cantado em uníssono, até pela importância que Edu Falaschi teve para muitos dos presentes, que conheceram o Angra com ele nos vocais. Vale dizer que os guitarristas esbanjaram técnica nesta versão.

Surpresa para os amigos da cidade

    A galera pede a Saint Seya, tema do desenho Cavaleiros do Zodiáco, que Edu Falaschi gravou e este sorri com uma cara de espanto, pois, provavelmente não esperava que fosse uma das pedidas. Bem, desta vez o desejo da plateia não foi atendido, mas, Edu Falaschi preparou uma surpresa e convidou os guitarristas Marcelo e Gilmar do Haddon ( banda andradense ) para que tocassem juntos uma improvisada versão de Aces High do Iron Maiden.

    Mesmo utilizando de uma 'cola' da letra em seu celular ( pois, eles tocaram sem ensaiar ), o vocalista proporcionou um momento inesquecível e uma homenagem muito grande seja para a cidade ou para os dois músicos mineiros, pois, um clássico como Aces High inflama qualquer um seja onde for.

   Enquanto os guitarristas Marcelo Barbosa e Diogo Mafra retornam para o palco Edu Falaschi conversa com os fãs e aproveita para apresentar cada um dos músicos que hoje formam o Almah sendo que cada um deles teve seu nome gritado pelos fãs e continuaram o show com a pesadaça Torn do Fragile Equality em seu começo, mas que muda para um Heavy Metal Melódico dos bons, que fez muitos chacoalharem suas cabeças e não perceber que já se encaminhava para a parte final do espetáculo.

 

    A destruidora Birds Of Prey também do álbum de 2008 veio como um rolo compressor pelo peso e velocidade, que enfeitiçou e obviamente, deixou todos contentes pelo ímpeto que a tocaram e nem parecia que era a última do show. Eles agradecem, são intensamente aplaudidos e Edu Falaschi chama uma fotografa local para tirar aquela foto tradicional com toda a galera ao fundo.

    Foi pouco mais de uma hora e meia de show, mas que deixou bem claro a categoria exibida pelo Almah e os headbangers de Andradas e região puderam sentir o nível que a banda se encontra e como eles já são um dos grandes nomes do Metal Brasileiro. E é importante ressaltar também que este show marque uma nova era para a cidade de mineira e que o novo espaço - a Danceteria Andradas - possa receber mais shows como brilhantes de bandas de Heavy Metal como este que presenciamos.

 

Textos e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Luiz Alberto Di Corradi pela atenção e credenciamento e ao amigo Cássio Sotero
Agosto/2014

Set List do Almah

1 - Hypnotized
2 - Living And Drifting
3 - The Hostage
4 - Beyond Tomorrow
5 - Children Of Lies
6 - Breathe
7 - Believer
8 - Beware The Stroke
9 - Late Night In 85
10 - Raise The Sun
11 - Days Of The New
12 - Warm Wind
13 - Wings Of Revolution
14 - Heroes Of Sand
15 - Aces High
16 - Torn
17 - Birds Of Prey

 Clique aqui e confira uma galeria de 180 fotos do show do Almah na Danceteria Andradas em Andradas/MG

    Voltar para Shows