André Matos - The Turn Of The Lights + Angels Cry Tour
 
Sexta Feira, 12 de dezembro de 2014
no Pirilampos Bar em Sorocaba/SP

    As comemorações dos 20 anos do clássico álbum Angels Cry por parte de Andre Matos, que ocorreu em paralelo com a turnê de divulgação do brilhante álbum The Turn Of The Lights teve o encerramento no Pirilampus Bar, e registro aqui uma curiosidade e algo que foi especial, pois foi no mesmo local, que fica na cidade de Sorocaba/SP que a banda iniciou a turnê, tocou um pouco depois da participação no Rock In Rio.

     Muito já foi comentado e certamente muitos do que estão lendo já foram na Turnê do Angels Cry + The Turn Of The Lights e o próprio André Matos quando nos concedeu a entrevista antes do show do Carioca Club no fim de 2013 ( assista aqui ), onde o vocalista nos contou detalhes da ideia da turnê e como classifica esse novo disco.

     Divulgando o terceiro álbum solo de sua carreira, que foi lançado em 2012, o The Turn Of The Lights, que serviu de base para a primeira parte do show e logo após sua introdução trouxe ao palco do Pirilampos Bar André Matos nos vocais, Andre “Zaza” Hernandes e Hugo Mariutti nas guitarras, Rodrigo Silveira na bateria, Bruno Ladislau no baixo, que juntos tocaram a Liberty do último lançamento seguida por uma do Mentalize com que foi a ótima I Will Return, para então retornar ao ao disco novo com Couse Of Life.

 

    Depois desde começo incendiário, André Matos deseja a todos o tradicional "Boa Noite" e relembra das três vezes que tocou em Sorocaba e o quanto a cidade foi especial na turnê. Assim, logo depois tivemos a música Rio, a única do álbum Time To Be Free ( leia resenha ) no set para depois retomar com o novo último trabalho com sua canção título, a empolgante The Turn Of The Lights.

   E uma coisa que André Matos fez e faz muito bem em seus shows é relembrar das músicas mais emblemáticas de sua carreira, e desta maneira o clássico do Shaman Fairy Tale causou uma grande emoção nos presentes e o clima continuou com a Stop! do novo álbum.

    Em seguida, hora da energia positiva presente em Lisbon, um sucesso do Angra que logo nas primeiras notas já contagia a todos e os fazem cantarem os "ôôô... ôôô... ôôô", pois com a linha ouvida na introdução remete a isso e no refrão com todos cantando "Skies Are Falling Down" que não tem como ficar, digamos insensível a esse momento, pois, certamente temos um dos grandes hits da carreira do cantor. E como o grande frontman que é, André Matos chama a galera e a domina como poucos e depois tivemos o solo de bateria de Rodrigo Silveira.

    Como a primeira parte do show é voltada para a divulgação do novo cd The Turn Of The Lights, tivemos mais uma desse álbum e foi a On Your Own e aí depois os mais de dez minutos do clássico do Viper com a Living For The Night, que independente do dia, da geração e tudo mais, essa é sem dúvida um dos maiores hinos do Heavy Metal Nacional.

    André Matos então e apresenta a banda que o acompanha, primeiro o amigo e ex-guitarrista do Shaman Hugo Mariutti e em seguida os músicos Bruno Ladislau no baixo e André Hernandes na guitarra. Após o termino do clássico nacional se encerrava a primeira parte do show sendo a segunda sendo dedicada ao Angels Cry, que seria tocado na íntegra, isso que é comemorar um clássico do Metal Melódico.

    Com um breve intervalo, afinal, ninguém é de ferro e o show seria longo, como todos os outros desta turnê, os músicos retornam ao palco com a introdução de Unfinished Allegro que se liga ao clássico Carry On, seguido por Time e a canção título Angels Cry, que pensei nessa hora: "vixi que sequencia matadora" e que poderio da banda ao vivo, pois todos tocam muito sem parecer técnicos demais, sabem manter a garra e a adrenalina do show o tempo todo.

    Stand Way e Never Understand, foram juntas um dos grandes momentos do show, que contou com uma grande performance da banda e André Matos sempre chamando a galera e sempre correspondido plenamente com uma grande euforia dos presentes no Pirilampos Bar.

    Wuthering Heights, a música de difícil nome e cover da cantora Kate Bush deixou claro o potencial do vocalista, pois, ele realizou uma versão magistral e como ele enfatizou que conseguiu cantar cada vez melhor... e bem... neste último show comprovamos isso. Era a hora de André Matos sair um pouco do palco e uma espécie de jam se iniciaria, com a banda tocando grandes clássicos do Heavy Metal e assim como foi no Carioca Club, a primeira foi do Metallica, mas neste show com outra música, que foi a Enter Sandman.

    Relembrando mais uma vez do Angra, tocaram a Nothing To Say, que nesta tour segue apenas até o solo, para uma introdução de bateria feita com precisão por Rodrigo Silveira, que é extremamente conhecida e que ficou clássica nos primeiros shows do Angra, quem esteve certamente lembrará, e inserir Painkiller do Judas Priest no set foi sensacional e realmente foi relembrar de verdadeira turnê do Angels Cry.

    Dois clássicos vieram logo depois para o delírio das gerações de headbangers presentes, o primeiro Breaking The Law, do Judas Priest em uma versão excelente e uma canção que fechou um Bootleg do Angra no show Acústico em Buenos Aires, que é um cover do Iron Maiden para Wasted Years e na versão da banda de Andre Matos nossa!!! sem palavras... e a recepção do plateia foi a melhor possível.

    O final infelizmente estava chegando e então tivemos Streets Of Tomorrow, e penso no poderio que essa música ganha na versão ao vivo e também Evil Warning, outra que fica bem mais pesada ao vivo. A última da noite foi a progressiva Lasting Child ( Part I: The Parting Words / Part II: Renaissance ), que encerrou o set, o show e a turnê de um dos grandes álbuns de Heavy Metal produzidos no Brasil ( e porque não dizer do mundo... ) por um artista que no palco esbanja carisma e qualidade.

      Parabéns André Matos e banda pela brilhante turnê e também por seu show de encerramento, que foi impecável e ficará na memória de quem participou... tanto que posso dizer claramente, pois assisti a três shows e cada um deles foram marcantes me fazendo sair da casa com sorriso de orelha a orelha.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos a Alessandra M. Martins do site www.andrematos.org, à Vera Kikuti e a banda André Matos pela atenção e credenciamento.
Janeiro/2015

Set List André Matos

1 - Intro
2 - Liberty
3 - I Will Return
4 - Course Of Life
5 - Rio
6 - The Turn Of The Lights
7 - Fairy Tale
8 - Stop!
9 - Lisbon
10 - On Your Own
11 - Living For The Night

Angels Cry 20th Anniversary
12 - Unfinished Allegro
13 - Carry On
14 - Time
15 - Angels Cry
16 - Stand Away
17 - Never Understand
18 - Enter Sandman
19 - Painkiller
20 - Nothing To Say
21 - Breaking The Law
22 - Wasted Years
23 - Streets Of Tomorrow
24 - Evil Warning
25 - Lasting Child

Clique aqui e confira uma galeria com 51 fotos do show de André Matos no Pirilampos Bar em Sorocaba/SP

Voltar para Shows