Dave Evans 
Abertura: Headquarter
Sábado, 27 de Setembro de 2014
no Gillan's Inn English Rock Bar em São Paulo/SP

    AC/DC. Você consegue imagina o Rock'n'Roll sem essa banda? Inclusive para o nosso país, já que a banda foi uma das grandes atrações da primeira edição do Rock in Rio no longínquo ano de 1985 e em sua história em si começou muito antes disso, pois no festival brasileiro, a banda australiana já estava no patamar que a conhecemos hoje em dia.

    O AC/DC iniciou suas atividades no início dos anos 70 e o primeiro vocalista foi Dave Evans, que gravou o primeiro registro da banda ( um single com as músicas Cant I Sit Next To You Girl e Rocking In The Parlour ). Vale como curiosidade mencionar que mesmo lotando as casas de shows noite após noite nesta época junto a Malcolm Young, Colin Burgess, Larry Van Kriedt e Angus Young, o resultado foi um aumento do ego dos músicos e uma briga do vocalista com o empresário da banda, e por consequência, a saída de Dave Evans.

 

    Depois disso, ele foi para o Rabbit ( gravando os álbuns Rabbit  de 1975 e Too Much Rock n’ Roll de 1976 ), o primeiro do Thunder Down Under, autointitulado e um registrou uma música em tributo à Bon Scott em 2001 ( a Hell Of A Night ), além de se lançar como cantor solo gravando os álbuns Sinner de 2006, Judgement Day de 2008 ( recém lançados no Brasil ) e o novo EP Nothing To Prove de 2014.

    Dave Evans finalmente estava no Brasil para uma bem sucedida tour, que além da capital paulista passou por Curitiba/PR, Jaraguá do Sul/SC, Várzea Paulista/SP e finalizou com este incrível show que aconteceu na casa Gillan's Inn English Rock Bar. Nesta primeira visita no país, o cantor aproveitou para mostrar ao público brasileiro, além dos clássicos do AC/DC em seus primórdios, músicas do Rabbit e suas composições solo.

    A banda de abertura ficou por conta do Headquarter, que tocou vários covers de bandas clássicas como The Who, Led Zeppelin, entre outros, que serviram como aquecimento e o pessoal ia bebendo ou comendo. E aqui abre-se um comentário: o Gillan's Inn English Rock Bar é um lugar fantástico rico etilicamente ou gastronomicamente falando, os hambúrgueres são animais, palavra de gordinho.

 

Dave Evans

    Mas vamos ao show de Dave Evans. Conforme vimos em nossa entrevista ( assista neste link ), eu tinha certeza que o show seria especial e quando toda a banda se posta no palco é feita a introdução que penso ser característica dele... com Dave Evans and ( no caso ) South American Bad Asses ( composta por Yuri Siqueira Konopkinas e Wellington Luis Zeller Andrade nas guitarras, Carlos Fabiano Menon no baixo e Guilherme Silveira Gomes na bateria ).

    E de cara já tivemos as duas músicas gravadas pelo vocalista para o primeiro registro do AC/DC, que foram a Can I Sit Next To You Girl, seguida por um breve agradecimento do cantor e então, o lado B, do mesmo compacto a Rocking In The Parlour.

    Back On The Firing Line Turn It Up, ambas do álbum Sinner vieram depois com um punch mais Heavy Metal anos 80, diferente do Rock'n'Roll com muitas pitadas de Blues das primeiras músicas do AC/DC. Dave Evans costuma introduzir as músicas com algumas histórias de sua carreira e ao perguntarem porque ele ainda toca com toda a força, que nesta altura já sabíamos de sua característica no palco, ele responde com o título da próxima canção, que foi a Only The Good Die Young do Sinner, que por sinal foi a música que mais chamou minha atenção ao vivo.

 

    O vocalista canta muito ao vivo e como sempre gosto de ver a presença de palco de cada banda em que estamos cobrindo o show reparei bastante na atitude dele, tanto que ficou claro que Dave Evans foi feito para um palco. Prosseguindo o show ele lembra que a próxima foi uma brilhante composição do amigo Bon Scott, então tivemos a emblemática e até hoje com letra real It's A Long Way To The Top ( If You Wanna Rock'n'Roll ) de certa forma especial, pois foi logo após nossa entrevista que a mesma foi incluída no set e acompanhar este trecho provocou uma sensação praticamente indescritível de alegria em mim.

     Sinner, canção de seu álbum de mesmo nome veio depois e para a próxima, ele apresenta dizendo que é uma música com muitas versões e aquela seria a versão dele para o clássico do The Animals com The House Of The Rising Sun, e pela execução, onde muitos não esperavam se surpreenderam com a versão mais Hard Rock. E garanto a vocês foi perfeita.

    A nova composição, Put Up Or Shut Up também possui uma levada mais dos anos 80 e serviu de aperitivo para o hit Sold My Soul To Rock'n'Roll, do álbum Sinner, que é daqueles que não há como ficar parado e não cantar o refrão junto, realmente uma das grandes músicas da década passada que foi executada pela primeira vez nestes shows no Brasil.

    Too Much Rock'n'Roll, música do Rabbit, banda que entrou logo após deixar o AC/DC, claro tinha que estar simbolizada, pois o set foi especial com toda a carreira do excelente vocalista. Depois tomei um drink cujo nome era Dave Evans, que foi criado em homenagem ao vocalista ( e detalhe, estive  junto com ele no momento em que aprovou esse drink ) e um deles foi entregue no palco para Dave Evans, e obviamente que o músico tomou e convidou a todos para experimentar... e como eu provei, lhes garanto caros leitores(as) do Rock On Stage que o mesmo é ótimo.

    Bem... o show continuou com o clássico do Blues Baby Please Don't Go de Joe Willian´s Washboard Blues Singer com destaque para o duelo dos guitarristas Yuri Siqueira Konopkinas e Wellington Luis Zeller Andrade executado de forma como já não vemos muito, pois, muitos shows são completamente engessados e diferentes do excelente improviso da banda que acompanhou Dave Evans, a citada South American Bad Asses.

    O final foi apoteótico, pois contou com T.N.T. e Highway To Hell, que todos gostariam de ver como os clássicos gravados por Bon Scott ficariam na voz de Dave Evans, e afirmo...  ficaram soberbos, e assim, se encerrou a primeira parte da apresentação do cantor australiano.

     Claro que teve o bis, e nele outra paulada, pois Dave Evans e sua South American Bad Asses dispararam o eletrizante hino Let There Be Rock do AC/DC ( também da era Bon Scott ) e com um outro bis tivemos um dos maiores clássicos compostos pelos australianos com Whole Lotta Rosie, que finalizando o empolgante show.

    Acredito que tivemos no Gillan´s Inn English Rock Bar um show impressionante e logo após seu encerramento, Dave Evans fez questão de conhecer todo o público, que permaneceu na casa e  deu uma atenção fora do comum. Ele agradecia toda a parte da produção e prometeu voltar em breve para fazer mais cidades e outros países.

    Quem não foi perdeu um show apoteótico, um músico que em todas entrevistas não fugiu de nenhuma pergunta, apesar da idade, mantém sua voz intacta em todas suas apresentações, e claramente, transmite o sentimento do prazer de estar no palco tocando o melhor do Rock'n'Roll e isso, Dave Evans fez com maestria estupenda. Literalmente quem não foi perdeu um dos melhores shows de Rock´n´Roll e Heavy Rock do ano.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr. e a Smash Eventos
pela atenção e credenciamento
Outubro/2014

Set List de Dave Evans

1 - Can I Sit Next To You Girl
2 - Rocking In The Parlour
3 - Back On The Firing Line
4 - Turn It Up
5 - Only The Good Die Young
6 - Rock'n'Roll Singer
7 - It's A Long Way To The Top If You Wanna Rock'n'Roll
8 - The House Of The Rising Sun
9 - Put Up Or Shut Up
10 - Sold My Soul To Rock'n'Roll
11 - Too Much Rock'n'Roll
12 - Baby Please Don't Go
13 - T.N.T.
14 - Highway To Hell

Bis:
15 - Let There Be Rock
16 - Whole Lotta Rosie

 

Clique aqui e confira uma galeria com 79 de fotos do show de Dave Evans no Gillan´s Inn English Rock Bar em São Paulo/SP

Voltar para Shows