Fall Out Boy - Save Rock'n'Roll Tour
Quarta Feira, 21 de maio de 2014
no Citibank Hall em São Paulo/SP

    O Fall Out Boy é uma banda de Pop Punk formada em 2001 na cidade de Chicago/EUA e que basicamente seria o Pop Punk de bandas que conhecemos como são os casos de Green Day e Offspring, porém, a banda sempre teve um sucesso monstruoso e mesmo quando decidiu ter um visual mais parecido do que chamamos de 'emo', o som do quarteto jamais se encaixava a qualquer visual deles e isso continua até hoje.

     O Fall Out Boy sempre me chamou a atenção em uma época que pensava em quem substituirá bandas consagradas como Bon Jovi e Skid Row, e o melhor é que com o passar dos anos eles vão ganhando mais experiência, e como qualquer lei natural, novas bandas podem e devem ir conquistando seu espaço e aqui eu encaixo o Fall Out Boy para esse espaço.

    Outro detalhe do Fall Out Boy é que eles usualmente tem nomes gigantescos nas músicas, quase que uma frase completa e não nomes curtos como todo o restante do mercado musical. Formada por Patrick Stump ( vocal principal e guitarra ), Pete Wentz ( baixo, vocal secundário e compositor principal ), Andy Hurley ( bateria ) e Joe Trohman ( guitarra ), sendo substituído por Ryamond, este último um amigo da banda, que participa da turnê e provavelmente será incorporado a banda. 

    Divulgando o novo álbum, o Save Rock'n'Roll de 2013, e o quarteto começa com uma incrível sequencia de luzes ao primeiro som do novo álbum, a The Phoenix e toda a banda com bala clava ( usado muito por quem usa moto ou rouba bancos ) com o símbolo do Fall Out Boy, que ficou por duas músicas usando a mesma.

    A partir da segunda música foi uma sequencia com aquelas músicas que parecem uma frase e ambas são do From Under The Cork Tree de 2005 com as canções I Slept With Someone In Fall Out Boy and All I Got Was This Stupid Song Written About Me e A Little Less Sixteen Candles, A Little More "Touch Me", sendo na terceira, o baixista Pete Wentz vem ao palco com uma bandeira branca que estava escrito o símbolo da banda, que contem as três primeiras letras, e assim, "FOB" e a tremula chamando toda a galera para si.

      Pete Wentz vem a frente e fala ao microfone "Make Some Noise?" e anuncia This Ain't A Scene, It's An Arms Race, que foi cantada a plena força por todos e também claro, se trata de um dos maiores hits da banda. Pedindo a todos fazerem barulho, ele rapidamente foi atendido pela plateia do Citibank Hall, que recebeu em seguida a balada Alone Together do Save Rock'n'Roll com aqueles inúmeros ritmos que a composição tem, a próxima que seria Thriller do álbum Infinity Or High de 2007, com seu começo meio baladinha, também foi bem aclamada por todos.

     O vocalista e guitarrista Patrick Stump apresenta o guitarrista solo Ryamond, que substituiu Joe Trohman que ficou nos Estados Unidos e este brinca cantando um Funk qualquer. Quando Patrick Stump percebe a gafe, rapidamente já apresenta mais uma do novo álbum Save Rock'n'Roll dedicando essa a todos que vão atrás para conseguir seus sonhos e temos então no Citibank Hall, a composição Death Valley, que é mais Pop, porém nem por isso deixa de ter a característica própria, que acho que a banda possui.

    Sugar, We're Goin Down, veio direta com toda a plateia cantando junto a música gravada no From Under The Cork Tree. Depois em uma clássica intro feita pelo baterista Andy Hurley tivemos a versão de Beat It, clássico do rei do Pop Michael Jackson com a guitarra de Eddie Van Halen, quando fez o dueto nesta composição, simplesmente pesada e perfeita.

    O Fall Out Boy prosseguiu com a nova Young Volcanoes, que foi uma grata surpresa, pois a introdução foi cantada por todos logo ao seu primeiro riff no violão e conforme a execução foi acontecendo, a música ganhou uma atmosfera bem diferente, onde foi possível ver vários sorrisos em todos os presentes, o que realmente surpreendeu e muito.

    Em seguida, tivemos o set acústico que o Fall Out Boy vem fazendo na tour e no Brasil não foi diferente e assim tivemos I'm Like A Lawyer With The Way I'm Always Trying To Get You Off ( Me & You ) do Infinity On High e Grand Theft Autumn/Where Is Your Boy do primeiro disco de estúdio da banda, o Take This To Your Grave de 2003, e é sempre bem interessante ver esse tipo de formado ao vivo, pois quebra o clima, trazendo sempre a banda de uma maneira não como sempre vemos.

    Era hora de voltar ao estilo Fall Out Boy, que após um pequeno solo de bateria feito com muita técnica por Andy Hurley, que serviu para reerguer a adrenalina na galera após o set acústico e então executaram o hit Dance, Dance do From Under The Cork Tree com uma ótima introdução de baixo de Pete Wentz e do baterista Andy Hurley que serviu para incendiar com todos para valer, sendo um dos momentos que realmente mais gostei.

    Just One Yesterday, outra do disco novo foi cantada por todos, sinal que a galera conhecia e bem o trabalho dos caras tanto que complemento ao dizer que realmente era bom ver uma plateia acompanhando uma carreira da banda e certamente procurou conhecer outros sons, assim como foram os tempos do Skid Row e Guns'n'Roses no passado, e nessa hora me vi, poxa, embora eu goste da banda, o peso e pancada que o Fall Out Boy possui ao vivo é muito superior que muitas bandas de Heavy Metal por exemplo e que não fazem um show vibrante como aquele, embora também era claro o contraste do som ( super pesado ) com o sorriso e carisma do quarteto, que não parecia ser de uma banda de Rock, embora a movimentação de palco feita por eles, seja excelente.

   I Don't Care do Folie á Deux de 2008 foi a seguinte e a primeira parte encerrou com outra do novo cd, o Save Rock'n Roll com My Songs Know What You Did In The Dark ( Light Em Up ), que ao seu término os membros do Fall Out Boy deixaram o palco do Citibank Hall extremamente aplaudidos pelos fãs.

    O bis veio com a música título do novo álbum, a  Save Rock'n'Roll e notei que um piano foi colocado em uma parte mais acima do palco para que Patrick Stump realizasse uma bela versão da música, inclusive tocando ( e cantando ) as partes que Elton John fez na música, e o resultado final foi muito bom.

    A seguinte foi a grande surpresa da noite, pois o baixista Pete Wentz comentou que a próxima música foi inclusa na noite anterior quando eles conversavam sobre o set list e decidiram então que tinham que tocar essa música, pois era uma das grandes influências deles e queriam homenagear o Brasil. E assim, a porrada Roots Bloody Roots da já clássica banda brasileira Sepultura foi tocada e fez muitos dos que conheciam agitarem bastante. A clássica e impossível de não estar em qualquer set list do Fall Out Boy, a Thanks For The Memories  do Infinity Or High provou-se muito aguardada pela plateia e finalizaram o show com a Saturday do Take This To Your Grave.

    Uma apresentação impecável, de uma excelente banda que realmente é muito mais julgada pela sua aparência de 'boy band' digamos assim, do que propriamente pelo bom Rock ( sem rótulos ), que o Fall Out Boy se propõe a fazer, tanto é que tínhamos ao lado um comediante da Rede Bandeirantes de televisão atendendo a todos que o reconheciam e um vocalista de uma banda 'Emo' brasileira que insistia em se esconder atrás de uma toca de sua jaqueta para que ninguém o incomodasse, mas o público que ali estava realmente não se importou com quem estava do lado e este quarteto de Chicago fez sem dúvidas uma das melhores apresentações que o palco do Citibank Hall viu esse ano.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Tatiana Ito e à equipe da T4F
 pela atenção e credenciamento

Agosto/2014

 Clique aqui e confira uma galeria com 85 fotos do show do Fall Out Boy no Citibank Hall em São Paulo/SP

Set List do Fall Out Boy

1 - The Phoenix
2 - I Slept With Someone in Fall Out Boy and All I Got Was This Stupid Song Written About Me
3 - A Little Less Sixteen Candles, A Little More "Touch Me"
4 - This Ain't a Scene, It's An Arms Race
5 - Alone Together
6 - Thriller
7 - Death Valley
8 - Sugar, We're Goin Down
9 - Beat It
10 - Young Volcanoes
11 - I'm Like a Lawyer With The Way I'm Always Trying To Get You Off ( Me & You )
12 - Grand Theft Autumn/Where Is Your Boy
13 - Dance, Dance
14 - Just One Yesterday
15 - I Don't Care
16 - My Songs Know What You Did in the Dark (Light Em Up)
Encore:
17 - Save Rock and Roll
18 - Roots Bloody Roots
19 - Thnks fr th Mmrs
20 - Saturday

Voltar para Shows