Jake Bugg - South America Tour
Abertura: The Moondogs

 
Quinta, 27 de novembro de 2014
no Citibank Hall em São Paulo/SP

    Após o estrondoso sucesso de sua apresentação no Lollapalooza 2014 no Autódromo de Interlagos em São Paulo/SP, o guitarrista inglês Jake Bugg voltava ao Brasil, mas dessa vez em shows solo, e após a explosão de seu primeiro álbum em 2012, onde ganhou a alcunha de o novo Bob Dylan até pela semelhança da maneira de cantar, o músico vem buscando e conseguindo grande sucesso comercial.

    Claro que o sucesso comercial se deve muito ao seu talento e aos excelentes discos gravados, além disso, o músico também faz sucesso com as meninas, o que leva elas a escutarem uma sonoridade diferente das 'Boy Band', que normalmente ganham todas as adolescentes de qualquer geração e assim, ajuda a enriquecer a cultura musical.

    Um excelente publico foi prestigiar o grande compositor e guitarrista, além de sua banda que conta com o baterista Jack Atherton e o baixista Tom 'Robbo' Robertson. Para abrilhantar a festa que tivemos, a banda The Moondogs na abertura.

The Moondogs

    Formado por Johnny Franco nos vocais, Gabriel Gariani, Victor Prado e Gabriel Borsatto  fazem um poderoso Rockabilly e em épocas de show de Paul McCartney no Brasil não há como não comparar e perceber a forte influencia dos Beatles e todos vestidos característicos ternos e gravatas como o Fab Four se apresentavam no início de sua carreira, a época do iê-iê-iê, que no meu ponto de vista foi a fase mais criativa dos ingleses.

    Uma grande versão de um clássico do eterno Rei do Rock Elvis Presley para Jailhouse Rock foi executada perfeitamente e uma coisa me destacou, o guitarrista todo visual final dos anos 60 tocando com uma guitarra Ibanez JEM 7V Steve Vai, que só reconheci, pois é a minha preferida e o estilo é diferente do som da banda, mas, o que importa é a música.

    Vale destacar que embora a banda tenha uma base fundamental, já que um dos músicos é filho de Moacir Franco e este começou muita coisa na nossa indústria musical, a banda não usa em nada isso, e mostrou um Rockabilly coeso, potente e com uma grande presença de palco e angariou novos fãs, sendo eu um deles, nesta curta e excelente apresentação da banda no Citibank Hall de cerca de meia hora destacando as músicas de seu disco de estreia, o Black & White Woman.

Jake Bugg

    Um palco simples, sem excentricidades ou exageros que já vi em muitos shows, com apenas o logotipo do guitarrista, e com uma montagem que valoriza a posição dos músicos. E o show começou por volta das 21:30 com muitas boas músicas de  Indie Folk da - até então - curta carreira deste considerado menino prodígio da música britânica, que começou a compor com apenas 13 anos e obteve um reconhecimento da mídia logo aos 17 anos. Com linhas tranquilas tivemos a primeira, que foi a Messed Up Kids do álbum Shangri La, o seu último trabalho de 2013.

    Logo em seguida tivemos o sucesso do primeiro álbum homônimo ( de 2012 ) do cantor com a Seen It All,  cujos timbres e estilo vistos nessa canção, não há como o jovem não lembrar a lenda americana Bob Dylan e o set prosseguiu com a emocionante Storm Passes Away de ares mais Country bastante contagiantes, que também é do primeiro álbum.

    Eu esperava que após a terceira música teríamos o famoso: "boa noite São Paulo", e por incrível que pareça não teve, pois Jake Bugg simplesmente pegou o violão e com a introdução de bateria tivemos a envolvente Trouble Town, uma canção Folk no estilo sessentista, do álbum de estreia Jake Bugg seguida pela nova e introspectiva Me And You, uma gostosa balada, que eu na plateia pensava em sentar uma mesa e admirar o show, junto a um bom copo de Whiskey sem gelo. E até que esta música foi muito bem recebida pelos fãs no Citibank Hall sendo o novo hit que está  tocando constantemente nas rádios Rock do país.

    Do primeiro disco veio a festiva Two Fingers, que balançou a galera e teve logo após, hora da agitada There's A Beast And We All Feed It, que um Folk com Rock´n´Roll do álbum Shangri La, que exibiram quanto o músico e sua banda prezam pela qualidade técnica, pois, não se movimentavam pelo palco e muito comunicam-se com a plateia,  já que o músico é bastante tímido e avesso as entrevistas.

    Assim, sem pausas e falas o show continuou com a encorpada Ballad Of Mr Jones ( do primeiro cd ), que é um tanto que viajante e depois com a canção Bluesistica A Song About Love ( do Shangri La ) numa versão bem cheia de feeling na guitarra com Jake Bugg fazendo um belo solo.

     A música Hold On You trouxe Jake Bugg ao violão com uma pegada mais calma, mas que sempre passa belas vibrações e um pouco de um Country meio ríspido, e então ele executou a romântica e reflexiva Slide do álbum de estreia. Eu pensava agora ele vai falar com a plateia, e acham que acertei? Não... Errei novamente!!! Desta forma direta, ele foi tocando uma canção atrás da outra, e a próxima do show do inglês foi a tranquila Simple Pleasures e o Rockão mais elétrico e acelerado de Kingpin, que consquista na hora, sendo ambas do disco Shangri La.

    De uma levada mais psicodélica e um tanto que agitada Green Man, a única do EP Taste It de 2012, foi tocada antes do hit Taste It ( gravada também em seu álbum de estreia ), que é mais Rock´n´Roll e possui pitadas de Bealtes em seu andamento, e isso, obviamente, garantiram muitos aplausos para então outra nova continuar o show, a mistura de Country com Rock Slumville Sunrise e depois o cover de Rip It Up, um clássico do Rock´n´Roll criado por Little Richard e diga-se de passagem, Jake Bugg cravou uma excelente versão.

    Para a parte final tivemos a levada Punk presente em What Doesn't Kill You do Shangri La, seguida por duas de seu álbum de estreia: primeiro o mergulho na comovente balada Broken, que teve uma bela aclamação dos fãs pelo seu crescente positivo e para encerrar o set Folk Rock´n´Roll dançante de Lightning Bolt, single que foi uma das músicas oficiais das Olimpíadas de 2012. E não teve um retorno para o bis, mas finalmente Jake Bugg agradeceu o público com um "Thank You" e andou de um lado para outro de forma bem contida para os demais agradecimentos.

    Um show tecnicamente perfeito, praticamente impecável neste quesito, mas, o que esperamos que o músico desenvolva é sua comunicação com o público, pois se ele criar essa habilidade e conseguir exibir uma comunicação mínima com a plateia, certamente um show como o desta noite seria incluso entre os grandes shows do ano. Entretanto, a jovem promessa da música inglesa provou sua técnica sendo muito mais que um 'queridinho das adolescentes' e deverá nos dar grandes álbuns ainda em sua carreira. Sucesso Jake Bugg!!!

 

Texto: Marcos César de Almeida
Fotos: Tatiana Maiara Foster
Agradecimentos à Tatiana Ito e a equipe da T4F
pela atenção e credenciamento.
Janeiro/2015

Set List Jake Bugg

1 - Messed Up Kids
2 - Seen It All
3 - Storm Passes Away
4 - Trouble Town
5 - Me And You
6 - Two Fingers
7 - There's A Beast And We All Feed It
8 - Ballad Of Mr Jones
9 - A Song About Love
10 - Hold On You
11 - Slide
12 - Simple Pleasures
13 - Kingpin
14 - Green Man
15 - Taste It
16 - Slumville Sunrise
17 - Rip It Up
18 - What Doesn't Kill You
19 - Broken
20 - Lightning Bolt

 Clique aqui e confira uma galeria de 18 fotos dos shows do Jake Bugg e do The Moondogs no Citibank Hall em São Paulo/SP

 

 

Voltar para Shows