Leo Jaime - Turnê "Leo Jaime - 30 Anos"
Quinta, 21 de Agosto de 2014
no HSBC Brasil em São Paulo/SP

    Leo Jaime é um dos cantores brasileiros que cravou sua marca no Pop Rock dos anos 80 feito no Brasil, vindo principalmente do eixo Rio-Brasília. E mesmo estando atualmente um pouco longe da música, o ator e músico Leo Jaime sairá esse ano em turnê para comemorar 30 anos de carreira, afinal, ele possui um valor histórico importantíssimo para o cenário nacional, como descreveremos na apresentação que marcou o inicio desta turnê, que lotou o HSBC Brasil em São Paulo/SP.

    Leo Jaime sempre teve algumas posturas bem Rock'n'Roll, como por exemplo, quando tocou na segunda edição do Rock'n'Rio e questionou publicamente a participação de George Michael no festival, afirmando que tinha mais hits que o músico gringo que tocaria no Brasil e vale dizer que o músico brazuka realizou uma das melhores apresentações daquele dia de festival, que lotou o Estádio do Maracanã, sem contar suas letras que na década de 80 tratavam de alguns tabus, como Aids ou sexo, e literalmente eram cortadas pela censura, enfim, não era qualquer um que conseguia fazer com a maestria que Leo Jaime fez.

    O show começou em grande estilo com Conquistador Barato, que foi tema da novela Bambolê e notei que todos os presentes estavam celebrando juntos com o músico, e este clima de celebração confirmou que o show seria diferenciado. As Sete Vampiras, tema do filme de mesmo nome de 1985 fez a plateia do HSBC Brasil cantar altíssimo e a banda de Leo Jaime é composta de músicos extremamente coesos. Instantes depois, ele apresenta Solange do álbum Sessão da Tarde, que na verdade é uma versão em português do clássico So Lonely do The Police e como era bom lembrar essa característica dos anos 80 com versões de clássicos internacionais, e muitas vezes, como neste caso, com letras totalmente diferentes, apenas se encaixando na harmonia da música.

    Leo Jaime, saúda a todos, fala como é bom estar de volta à São Paulo e que a próxima, a Pop Star, seria da maior banda brasileira de todos os tempos: João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, banda que o músico fez parte e o primeiro LP é um marco no Rockabilly Nacional.

   Depois ele anuncia: "esta foi composta com meu amigo Hebert Vianna" e comenta sobre não ter dinheiro, de vender o almoço para ter janta, e finalmente perguntou se alguém já tinha sido pobre... comentando sobre as características, como lamber a tampa de um iogurte, e coisas assim. Esta foi a introdução de O Pobre, onde o destaque foi o saxofonista que tocou com muita qualidade.

    Leo Jaime, lembrou ( e nos contou ) que tudo na sua carreira aconteceu quando ele começou a aprender a tocar as próximas músicas no violão, e nesta hora ele exibiu um medley com as músicas compostas pela dupla Roberto e Erasmo Carlos, e assim tivemos uma sequencia com "Quando", "Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo" e "Eu Te Darei o Céu". E detalhe, todas em versões bem pautadas para o Hard Rock, onde fica claro a importância de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, principalmente para o Pop Rock dos anos 80. Prosseguindo com o show tivemos outro Rockabilly, que foi muito bem executado por Leo Jaime, e então, Sou Uma Criança, Não Entendo Nada, de autoria do Erasmo Carlos teve uma encantadora a versão do músico.

    Chegava a hora de trazer ao palco a convidada Luíza Possi, onde a bela cantora fez uma dueto com Leo Jaime nas músicas Preciso Dizer Que Te Amo e Mensagem de Amor. Leo Jaime lembrou que ele completa 30 anos de carreira e Luiza Possi trinta anos de idade, um pouco deselegante - digamos entregar a idade dela - mas enfim, foi uma belíssima comparação e a ideia dele foi realizar até homenagem para a convidada.

    Embora tenha muito Hard Rock em suas letras e nas suas músicas, Leo Jaime possui seus dois pés fincados no Rockabilly e então o público do HSBC Brasil recebeu a balada típica do estilo, bem aos anos 60 na execução de Gatinha Manhosa, que foi emoldurada suavemente pelo teclado de notas suspensas, apoiando um dos grandes momentos do show, bem como ele pedia para que a plateia feminina 'miasse' dividindo todos da maneira que sempre vemos, e inclusive brincou ao dizer "que tinha ouvido algumas cachorras no coro, mas que todos merecem ser felizes".

    Nada Mudou veio inspiradíssima e com grande estilo, assim como a pesada intro de bateria, que caracterizou o começo de Rock Estrela, outra trilha de filme composta pelo músico e este nos idos de 1985, no momento mais Rock do show. Mantendo a linha e apresentando como uma banda de amigos, ele executou o hit Maior Abandonado do Barão Vermelho e afirmou que é muito ligado à banda, pois existe uma lenda dizendo que Leo Jaime foi o responsável pela introdução de Cazuza na banda. Será?

    Hora de homenagear mais uma importante cantora brasileira e assim Bem Me Quer e Chega Mais, da conhecida Rainha do Rock Nacional Rita Lee no final dos anos 70 foram as duas seguintes do show e fizeram a festa de todos os presentes. E a banda que acompanhava o cantor era deveras competente, com grandes músicos, que confirmaram a sua grande presença de palco abrilhantando ainda mais Leo Jaime, que é um excelente frontman.



 

    Hora de homenagear o grande 'síndico' brasileiro, o célebre Tim Maia e deste, Leo Jaime tocou as canções Chocolate e Gostava Tanto de Você, clássicos que dispensa estilos, rótulos, ou qualquer coisa assim e foram muito bem recebidos pelo público do HSBC Brasil.

    Luíza Possi volta ao palco para dividir os vocais na última canção desta primeira parte do show e assim tivemos a Fórmula do Amor numa versão genial, onde o destaque foi a convidada, que cantou de uma maneira bem Rock'n'Roll, bem agressiva até, podemos dizer, lembrando o tom de voz de Dani Nolden do Shadowside, e assim competentemente, encerrou a primeira parte do show.

    O bis veio rapidamente com a música A Vida Não Presta também do álbum Sessão da Tarde, maior sucesso comercial de Leo Jaime talvez, e que nesta versão foi cantada por todos do HSBC Brasil. E certamente foi disparado o melhor momento do show, pois, todos foram para a frente do palco e as posições das mesas não eram mais respeitadas, em suma, foi  momento fantástico.

     "Quem quer Putaria?", perguntou Leo Jaime e foi com essa frase emblemática que Sônia foi tocada na versão completamente censurada, cheia do clima festivo dos anos 80, e posso dizer que o espetáculo que vi não era apenas a realização de um show, ou uma comemoração por tempo de carreira, mas uma verdadeira celebração entre amigos, exaltando um artista, que por excelentes serviços prestados a música brasileira, não deixou ninguém parado em quase duas horas de show.

 

Texto: Sílvia Pedroni
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Cristiane Bastista
 do HSBC Brasil pela atenção e credenciamento
Setembro/2014

 

Set  List de Leo Jaime

1 - Conquistador Barato
2 - As Sete Vampiras
3 - Solange
4 - Pop Star
5 - O Pobre
6 - Quando / Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo / Eu Te Darei o Céu
7 - Sou Uma Criança
8 - Preciso Dizer Que Te Amo
9 - Mensagem de Amor
10 - Gatinha Manhosa
11 - Nada Mudou
12 - Rock Estrela
13 - Maior Abandonado
14 - Bem Me Quer
15 - Chega Mais
16 - Chocolate
17 - Gostava Tanto de Você
18 - Fórmula do Amor
19 - A Vida Não Presta
20 - Sônia

Clique aqui e confira uma galeria de 100 fotos do show do Leo Jaime no HSBC Brasil em São Paulo/SP

Voltar para Shows