Noturnall - Gravação do DVD Ao Vivo
Sábado, 29 de março de 2014
no Carioca Club em São Paulo/SP
   

    Noturnall. Não tenho o menor medo em escrever que esse grupo já nasceu grande, pois é formado por Thiago Bianchi nos vocais, Aquiles Priester na bateria, Leo Mancini na guitarra, Fernando Quesada no baixo e Junior Carelli nos teclados, e para confirmar a apresentação lotaram um Carioca Club em seu primeiro grande show, já que tinham tocado apenas um 'Warming Concert' em um bar rocker em São Paulo para pouca gente.

    Dessa vez, com um estrondoso cd lançado, grande procura por todos e o evento sendo gratuito, com apenas uma única regra para adquirir o convite: levar um quilo de alimento não perecível, isso em apoio a Casa Hope, instituição que cuida de crianças com câncer. O Noturnall fez bonito com a atitude sugerindo que nosso Metal sim pode ser diferenciado na grande mídia.

 

    Vale ainda lembrar que o concerto seria gravado para um futuro DVD, a ser lançado em breve, e fazendo isso em um primeiro show é certeza de pelo menos um perfeito entrosamento da banda em tão pouco tempo, deve estar acontecendo, mas vamos deixar essa intro um pouco de lado e debatermos sobre a apresentação em si.

    Antes do show, minutinhos antes mesmo, a banda veio ao palco e saudar a plateia sendo, Aquiles Priester como o principal locutor, explicando sobre o DVD, da importância de se comprar merchandising etc.., e claro, que a galera ali já vibrou e muito.

    De cara mandaram duas do novo álbum com a pesada e agressiva  No Turn At All e manteve com a St. Trigger, e que iluminação, que palco, muito bons, som perfeito, em conversa onde estávamos, mencionamos que raramente vimos aquela produção no Carioca Club e mesmo lá, que sempre tem grandes shows....

     Thiago Bianchi vem a frente e antes da próxima, lembra que é um show de Heavy Metal, e teria tudo que estamos acostumados, com todos os chavões do estilo, afinal, "é bom pra caralho", disse ele e em seguida tocaram a pesada e melódica Inferno Veil do Shaman.

     A entrada da violenta música Zombies foi algo de extraordinário, pois o perfeito telão, colocava as frases do refrão e embora definitivamente não precisasse deste artifício, digamos assim, pois a plateia cantava muito alto todas as letras, e aí mora uma curiosidade interessante, é super difícil, pois o cd foi lançado há poucos dias, e isso realmente impressionava, afinal, o show era o chamado 'sold out', ou neste caso 'full house', já que não cobrou-se ingressos. E eu não esperava realmente a belíssima receptividade feita pelo público paulista.

      A técnica e bem Prog-Metal Master Of Deception teve uma brilhante execução e esta também pertence ao debut do Noturnall, assim como a seguinte, que seus agressivos os versos berrados por Thiago Bianchi "... Hate Fuck your Hate... Everything you send out there...will' come back to you..." foram também cantados por todos, e claro, estamos falando da raivosa e ao mesmo tempo melodiosa Hate, um dos destaques do álbum de estreia da super banda.

    E como não poderia faltar em um show com um baterista da categoria de Aquiles Priester, aquele tradicional solo que ele fez nos mostrou de vez que o palco era tomado quase pela metade pela bateria do músico.

    Depois, Thiago Bianchi lembra da importância dos fãs para uma banda e avisa que um fã irá tocar com eles, um talentoso menino de apenas 13 anos, chamado Luiz Fernando Venturelli tocou violoncelo na belíssima balada Last Wish e no  cover seguinte para a fantástica Symphony Of Destruction do Megadeth. Quem fez bonito também ao lado do violoncelista foi a plateia que cantou a parte que qualquer um que ouve a música ao vivo também faz..

    Todo brasileiro de verdade e de coração ama seu país e quando toca o hino de sua terra, se emociona, e assim foi quando tivemos este na guitarra executado por Leo Mancini, com imagens das manifestações e duas pessoas fardadas com máscaras do V de Vingança e claro, tiveram alguns coros conta o governo, até natural, e aqui vale a piada: "imagina na copa". Continuaram o show com pesadaça e muito técnica Fake Healers e também com as melodias da ótima Sugar Pill, ambas do 'debut' da banda.

    Porém, o momento mais esperado por todos, certamente seria o seguinte com a presença do produtor do disco do Noturnall, o vocalista Russell Allen, das bandas Symphony X e Adrenaline Mob, e aos primeiros acordes da excelente e hit do disco Nocturnal Human Side, digamos que o famoso chavão "a casa foi abaixo", foi pouco, parecia que o show se iniciava naquele instante, de tanto entusiasmo. Uma execução claro que mais que perfeita, afinal, que caiu perfeitamente no gosto dos fãs de Prog-Metal e com a presença de Russel Allen, que possui uma das melhores vozes da atualidade.

    Depois por que não homenagear um dos Deuses do Metal? E quem seria o escolhido? Dio óbvio, e os vocais foram divididos por Russel Allen e Thiago Bianchi para a maravilhosa Stand Up And Shout em homenagem ao mestre de todos. 

 

    Thiago Bianchi então comenta “vamos terminar o show da maneira que o Metal começou” e a explosiva War Pigs - clássico sem igual de vocês sabem de quem - foi executada e cantada geniosamente pelos dois vocalistas terminado o show de  maneira espetacular. No final a famosa foto 'stage-crownd', que será a capa do DVD.

    Grande apresentação, agora nos resta esperar e aguardar o lançamento do DVD e se essa super banda com tudo que envolve ela, irá suportar toda a pressão e vão rumar e conquistar o mercado internacional ou implodir por não atingir os objetivos, certamente sou muito mais a primeira opção e quero ver rapidamente eles estourando na gringa.

Texto Sílvia Pedroni
Fotos Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Eliton Tomasi
pela atenção e credenciamento
Maio/2014

Setlist Noturnall

1 - No Turn It All
2 - St. Trigger
3 - Inferno Veil
4 - Zombies
5 - Master Of Deception
6 - Hate
7 - Octopus Solo
8 - Last Wish
9 - Symphony Of Destruction
10 - Hino Brasileiro
11 - Fake Healers
12 - Sugar Pill
13 - Nocturnal Human Side
14 - Stand Up And Shout
15 - War Pigs

 Clique aqui e confira um álbum de fotos com 74 do Noturnall no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows