Placebo - Loud Like Love Tour 2014
Abertura: Mixhell
Segunda Feira, 14 de abril de 2014
no Citibank Hall em São Paulo/SP

    Quatro anos se passaram desde a última passagem do Placebo por terras brasileiras e neste retorno, a banda inglesa está divulgando seu novo trabalho Loud Like Love, o sétimo da carreira que foi lançado em 2013.

   E o show em São Paulo/SP foi o último desta primeira parte da turnê mundial e atendeu o anseio de todos que esperavam Brian Molko ( vocais e guitarra ), Stefan Olsdal ( baixo e teclados ) e Steve Forrest ( bateria ) por todo esse tempo, e o trio sabe muito bem da sua importância no cenário musical, tanto que foram responsáveis por lotar uma casa como o Citibank Hall em plena segunda feira chuvosa e fria.

   A abertura ficou da noite por conta de uma grata surpresa, a banda eletrônica Mixhell, do baterista Igor Cavalera, que será assunto desta resenha logo abaixo.

Mixhell

    O Mixhell é conhecida como a banda do baterista, Iggor Cavalera, mas, conta com Laima Leyton nos teclados e vocais, além de Max Blum no baixo e o trio entrou em um palco com a luz totalmente vermelha, que permaneceu assim  por quase todo o show da banda, que exibiu seu trabalho totalmente dançante.

    Muitos ali aproveitaram o estilo diferente para curtir e dançar ao som da banda, que pelo que foi apresentado pela vocalista Laima Leyton na meia hora que tiveram de set, eles fizeram um 'best of', pois optaram por mostrar músicas de todas as fases da banda.

    Não há como negar que ao ver Iggor Cavalera na bateria - e ora ele tocando mais suave, ora como sempre tocava na sua ex-banda - não venha aquele sentimento de saudosismo, mas isso é apenas a vontade um fã, afinal, ainda temos o Cavalera Conspiracy que supre nossa ansiedade de vê-lo tocando Metal, porém, quando ele molhava os pratos da bateria dava um visual muito bom, mesmo sendo em um estilo diferente do que estamos acostumados e também soa bem interessante conhecer outros estilos sem julgar, já que estamos numa pátria livre e todas opiniões devem ser respeitadas.

    Particularmente, tanto eu como nosso fotografo gostamos da apresentação e esperamos poder sempre acompanhar o Mixhell. Que eles continuem na escalada do sucesso, pois, sabemos que no mercado da música eletrônica também é preciso correr muito atrás, assim como no Heavy Metal. Infelizmente, não tivemos acesso ao setlist para divulgarmos quais canções tocaram.

Placebo

    O Placebo subiu no palco ainda com a introdução sendo tocada e os flashes da iluminação do palco incendiando a plateia, que aguardava que algum vulto dos músicos aparecesse. O trio principal foi acrescido por alguns músicos convidados: Fiona Brice ( violino, teclado, theremin e vocais de apoio ), Nick Gavrilovic ( teclado, guitarra e vocais de apoio ) e Bill Lloyd ( baixo e teclado ), que embora tenham tido atuações discretas, contribuíram para que o show fosse ainda melhor.

    Quando B3 começou a ser tocada, o público esbanjou alegria na recepção e literalmente abraçou os músicos ao som de For What It's Worth do cd Battle For The Sun de 2009 e também na Loud Like Love, música que intitula o mais novo álbum do trio. E a galera levantou vários papeis com o nome do álbum escrito Loud Like Love em um momento belíssimo.

     A introdução de bateria feita por Steve Forrest junto o belo piano e com uma belíssima luz de palco azul foi o cenário perfeito para Twenty Years, composição presente na coletânea Once More With Feeling: Singles 1996-2004. Prosseguiram com o grande sucesso da banda, onde basicamente todos conheceram a banda com o mega hit Every You Every Me e vale destacar, que assim como eu quando ouviu a música pela primeira vez, muitos pensaram ser uma nova música do Rush devido a similaridade das vozes de ambos vocalistas e ao vivo ficou ainda mais evidente.

  O novo single Too Many Friends, onde a letra é uma bela crítica as mídias sociais e o 'bullying' devido ao comportamento de todos os usuários na rede social soa quase que perfeito, mostrando a força do Rock em letras críticas, que quem acompanha sempre se atentará as letras e elas realmente são um destaque quando falamos do Placebo.

    Scene Of The Crime e A Million Little Pieces, ambas do novo Loud Like Love deram sequencia ao show, e  no início de A Million Little Pieces, o guitarrista Brian Molko pede palmas, e claro, foi prontamente atendido sendo muito interessante perceber que os fãs da "pista comum" cantando a parte "..my heart..." bem mais forte que os que estavam na pista conhecida 'premium'.

 

  A banda Placebo tem no Brasil muitos fãs fervorosos, que cantam realmente todas as músicas, variando apenas um pouco o entusiasmo, digamos assim. E isso aconteceu na seguinte, que foi a Speak In Tongues, segunda do Battle For The Sun. Com o silêncio que se criou depois da música Brian Molko foi ao microfone e simplesmente apresenta a próxima canção, que foi a Rob The Bank.

    Purify, outra do novo álbum foi tocada sem pausas, com o baixista Stefan Olsdal segurando firme seu instrumento e pedindo palmas para o Citibank Hall, e mais uma vez, foi prontamente atendido pelo extasiado público.

    Space Monkey, do clássico álbum Meds de 2006 foi a seguinte e o show seguiu com a mais lenta e densa talvez do set, que veio forte, pois Blind, também do Meds foi bem cantada por todos. E como é gostoso ver essa balada ao vivo, não há como ficar parado sem cantar.

    Exit Wounds também do novo álbum Loud Like Love com sua introdução de sample teve boa receptividade dos fãs e o show continuou com a Meds, título do álbum de 2006, com aquela batida de bateria, bem mais pesada ao vivo que no estúdio, com todos cantando juntos principalmente na parte "Baby..did you forget to take your meds?" fazendo essa a melhor música de todo o show, fato que explica porque foi muito aplaudida.

    Song To Say Goodbye, do cd Meds, veio depois, não com tanto fôlego como a anterior, mas que voltou com Special K, do Black Market Music de 2000, mas também merece um destaque pelo coro da plateia no refrão e The Bitter End, exibida em uma versão bem mais forte ao vivo encerrou a primeira parte do show.

  

   A volta para o palco não demorou para acontecer e teve quatro pedradas com "Teenage Angst", o cover de Kate Bush "Running Up That Hill", "Post Blue" e "Infra-Red" e podemos dizer que bis sensacional, finalizando mais de uma hora e meia de espetáculo.

    Ao sair do Citibank Hall todos estavam mais felizes por terem vindo uma banda que normalmente espaça mais e mais sua vindas ao Brasil e faz com que cada show seja sempre especial, mesmo em uma segunda feira brava como foi.

    Um grande show, com produção impecável e se o Placebo não fez grandes movimentações pelo palco, até isso não é característica da banda, ou de se comunicarem mais com a plateia, enfim, o trio preferiu tocar mais diretamente e encaixou em seu set vinte e duas músicas, o que sabemos é muito maior que a média dos shows que vem vindo ao Brasil.

 

Texto: Sílvia Pedroni
Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Tatiana Ito e a equipe da T4F pela atenção e credenciamento
Junho/2014

Set List do Placebo

1 - B3
2 - For What It's Worth
3 - Loud Like Love
4 - Twenty Years
5 - Every You Every Me
6 - Too Many Friends
7 - Scene Of the Crime
8 - A Million Little Pieces
9 - Speak In Tongues
10 - Rob The Bank
11 - Purify
12 - Space Monkey
13 - Blind
14 - Exit Wounds
15 - Meds
16 - Song To Say Goodbye
17 - Special K
18 - The Bitter End
Encore:
19 - Teenage Angst
20 - Running Up That Hill (Kate Bush cover)
21 - Post Blue
22 - Infra-Red

Clique aqui e confira uma galeria de 34 fotos do show do Placebo no Citibank Hall em São Paulo/SP

Voltar para Shows